Ademicon turbina sua expansão bilionária no interior
Por Hugo Cilo
Maior administradora independente de consórcio do Brasil, a Ademicon planeja acelerar sua expansão com inaugurações, principalmente no interior do País. Serão 13 unidades nos próximos meses, segundo a CEO Tatiana Schuchovsky Reichmann. No Sul, as cidades escolhidas foram Canoinhas (SC), Londrina e Maringá (PR). No Sudeste, a empresa terá novas lojas em Barueri, Jundiaí, São José dos Campos e no bairro paulistano do Morumbi (SP), além da cidade mineira de Conselheiro Lafaiete. Já no Nordeste, um endereço será aberto em Luis Eduardo Magalhães (BA), enquanto no Norte será em Ariquemes (RO). No Centro-Oeste, de olho no potencial do agronegócio, os municípios selecionados foram Barra do Garças e Campo Verde (MT) e Itumbiara (GO). Outras três lojas, fechadas nos últimos anos, serão reinauguradas em Tubarão (SC), Paranaguá e Piraquara (PR). As novas unidades fazem parte da estratégia de crescer 25% neste ano, com vendas de R$ 23 bilhões. “Nosso objetivo é chegar em 460 lojas nos próximos cinco anos”, disse Tatiana. O plano de expansão tem sido impulsionado pelo ritmo de vendas. A Ademicon comercializou mais de R$ 3 bilhões em créditos em 2024, o que representa um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse percentual é muito acima do avanço do mercado. Segundo dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac), em janeiro deste ano, o volume de créditos comercializados aumentou mais de 26,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em todo o Brasil, o número de participantes ativos foi de 10,36 milhões, 10% a mais que em janeiro de 2023. “Nossa estratégia vai além da abertura de lojas. Queremos criar oportunidades, gerar empregos e construir parcerias sólidas em cada região do Brasil. A expansão nacional expressa nosso compromisso em ser um catalisador para o crescimento econômico e para a democratização do acesso ao crédito”, afirmou.
Parece fintech, mas é agência de viagens
As agências de viagens corporativas estão diversificando seu modelo de negócios e buscando novas oportunidades e alternativas de receita depois da crise da pandemia. O exemplo mais recente é o Expensy, produto de gestão financeira que acaba de ser lançado pela LTN Brasil, uma das maiores agências butique de turismo corporativo do Brasil, com faturamento de R$ 260 milhões no ano passado e presente em 19 países na América Latina. Trata-se da primeira Travel Management Company (TCM) a oferecer, além do produto de gestão financeira de empresas, essencial no controle de gastos com representação, viagens, alimentação e hospedagem, um cartão da bandeira Elo e solução de crédito pré e pós pago, quando necessário. “Não podemos nos limitar ao setor de turismo. Precisamos atender a uma grande gama de empresas de vários setores, em todos as suas atividades, em seu ecossistema particular”, disse Leonor Bernhoeft, diretora-geral da LTN Brasil e sócia fundadora da empresa.
Uma estratégia de R$ 500 milhões
Depois de crescer 56% em 2023 e superar R$ 140 milhões em vendas, a empresa de tecnologia Engemon IT está ampliando suas operações com uma nova sede em Alphaville (SP). Para atingir a meta de meio bilhão de reais em faturamento até 2026, a empresa mudou para uma área com capacidade de mais de 200 profissionais. De acordo com CEO Fábio Câmara, a expansão tem como foco o desenvolvimento de soluções de Service Desk, Field Services e Professional Services. “Com excelente infraestrutura, asseguramos maior qualidade nos serviços prestados e alta celeridade no atendimento presencial”, disse Câmara. Hoje a Engemon IT tem mais de 400 clientes ativos.
Foco nas médias empresas
De olho no potencial do middle market, as agências Verbo Creative Intelligence e Seven7th se uniram para o lançamento da Midst, a primeira agência focada em médias empresas. A iniciativa é capitaneada pelos executivos Rodrigo Figueiredo, Eliane Kobayashi e José Coscelli. Eles já passaram por empresas como Klabin, JCB, BMW e Black&Decker.
Lazer que puxa o emprego
Hotéis, bares e restaurantes do Estado de São Paulo registraram crescimento bem acima de outros setores da economia na geração de empregos em 2023. Estes três principais ramos do Turismo tiveram alta de 5,4% no volume de vagas em relação a 2022, com a criação de 70 mil postos de trabalho. O índice está acima dos 2,5% de outros segmentos, e supera, inclusive, a Indústria. É o que revela levantamento inédito do Núcleo de Pesquisa e Estatística da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp). Para o diretor-executivo da entidade, Edson Pinto, os resultados do levantamento comprovam o papel social que esse o turismo desempenha.