Picape: sua Ranger por assinatura
Chegada da nova geração da picape elevou as vendas em 42,4% e fez dobrar o número de clientes do serviço Ford Go. Objetivo da marca é expandir a plataforma este ano
Por Celso Masson
A Ford Ranger foi a picape média que mais cresceu em vendas no Brasil em 2023, com um avanço de 42,4% em comercialização. E aumentou também a sua participação na plataforma de carros por assinatura da marca, Ford Go, dobrando o número de contratos no período. Além disso, o serviço tem contribuído para atrair um novo perfil de clientes para a linha, mais urbano. Segundo o supervisor de Mobilidade e Novos Negócios da Ford, Victor Coelho, tradicionalmente o público que compra a Ranger é formado por pessoas ligadas ao agronegócio. Mas na plataforma Ford Go ocorre o oposto, com mais de 70% de assinantes sendo moradores das capitais. “São administradores de empresa, executivos, clientes na faixa de 30 a 50 anos que moram na cidade ou na praia e escolheram a Ranger como veículo pessoal, usando as vantagens da assinatura”, afirmou.
Para o cliente, a principal vantagem da assinatura é poder estar sempre de carro novo sem imobilizar o valor da compra, seja à vista ou financiado. Isso porque basta pagar uma mensalidade fixa.
O serviço de assinaturas Ford Go oferece cinco versões da Ranger:
• XLS 2.0,
• XLS 3.0 V6,
• XLT 3.0 V6,
• Limited,
• Limited +.
As mensalidades partem de R$ 5.641, caso do plano com direito a rodar 1 mil km e duração de 36 meses. De acordo com a necessidade do cliente, é possível optar por planos de 12, 18, 24 ou 30 meses, com limite de rodagem de até 3 mil km por mês.
Outra vantagem é não ter de se preocupar com nenhuma burocracia, caso do IPVA, documentação, seguro ou a negociação do usado. O custo de manutenção também está incluído no pacote.
Isso tudo explica a crescente adesão de mais clientes ao modelo, lançado pela Ford em meados de 2021. Desde então, a montadora vem ampliando a oferta de planos e modelos, que incluem também o Territory (SUV que acaba de ser totalmente renovado), as picapes Maverick FX4 e Hybrid, o Bronco Sport e a van Transit.
Com uma carteira contratada de 200 veículos, o objetivo da montadora para este ano é dobrar volume. A Ranger responde hoje por um terço dos contratos. “A assinatura é um mercado que vem crescendo e 2024 será o ano de consolidação do Ford Go. É a modalidade de aluguel que mais cresce no Brasil e temos potencial para atender muito mais clientes com o nosso portfólio”, disse Coelho.
Topo de linha
Dependendo da versão, a Ranger pode vir com motor turbodiesel 2.0 ou 3.0 V6. No que diz respeito à tecnologia embarcada, ela traz o que há de mais avançado. Vem de série com:
• sete airbags,
• multimídia SYNC 4 com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay,
• sistema de conectividade FordPass Connect e painel de instrumentos digital configurável de 8” ou 12,4”.
A versão topo de linha traz :
• piloto automático adaptativo com stop & go,
• monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque,
• assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré,
• assistente de manobras evasivas,
• assistente de permanência e centralização em faixa,
• assistente de cruzamentos e câmeras 360°.