ESG

Ypê além da limpeza: saiba como a gigante de detergentes investe em sustentabilidade

Fabricante brasileira de produtos de higiene e limpeza alcança a marca de 25 milhões de litros reduzidos no consumo de água em 2023, e fortalece ações de reciclagem e tratamento de efluentes e de rios

Crédito: Divulgação

Linha de produção da Ypê: em 2022, a empresa deixou de consumir 1,2 milhão de m³ de águas provenientes de rios e poços (Crédito: Divulgação )

Por Sérgio Vieira

Uma das principais fabricantes de produtos de higiene e limpeza do País, presente em mais de 95% dos lares, a empresa brasileira Ypê tem dado passos importantes para garantir a preservação de seu principal insumo, que é a água. Nesse sentido, a companhia apresenta resultados consistentes das ações ambientais em suas unidades. No ano passado, a Ypê chegou alcançou redução de 25 milhões de litros no consumo de água, o equivalente a 10 piscinas olímpicas. O resultado foi possível a partir de investimentos em captação de água de chuva e na tecnologia de jardins filtrantes. “A gente vem trabalhando bastante em formulações de produtos mais concentrados, em que conseguimos otimizar a quantidade de água”, disse à DINHEIRO Gustavo de Souza, diretor de pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade da Ypê.

Fato é que o sistema de captar água da chuva não é uma novidade na história da empresa. Fundada em Amparo (SP) em 1970, o trabalho de reaproveitar essa água ocorre desde 1977. Hoje a empresa tem nove tanques na unidade com capacidade de armazenar mais de oito milhões de litros. “Só nesse parque industrial, que abriga 60% de nossa mão-de-obra [a empresa tem mais de 7.400 colaboradores], a gente consegue armazenar essa quantidade, utilizada para manutenção e jardinagem.”

A redução também atinge a linha de produção da Ypê, já que mais de 90% do produto carro-chefe da companhia, que é o detergente lava louça, é feito de água. Por mês, são produzidos 2 milhões de frascos. Somente em 2022, a empresa deixou de consumir 1,2 milhão de m³ de águas provenientes de rios e poços.

(Divulgação)

“A gente reaproveita em todo lugar que é possível. Água é um produto muito importante, presente em nossas marcas.”
Gustavo de Souza, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade

Diminuição de consumo é um dos três pilares da empresa quando o assunto envolve água. Entre as outras frentes desenvolvidas estão o reaproveitamento do produto e a resiliência hídrica, com ações para fomentar bacias hidrográficas em áreas mais devastadas. “A gente reaproveita em todo lugar que é possível. Para nós, água é um produto extremamente importante, porque está muito presente em nossas marcas”, disse Souza.

Na unidade fabril de Anapólis (GO), a Ypê desenvolveu um sistema de jardins filtrantes, uma biotecnologia utilizada no tratamento de efluentes industriais e domésticos por meio de plantas nativas que retiram poluentes presentes na água. O tratamento ocorre de forma natural. “Depois disso essa água volta para todos os nossos processos, para higienização de ambientes”, afirmou o diretor da Ypê.

Como só está presente no pátio industrial de Goiás, o modelo ambiental corresponde, em termos de redução no consumo da empresa, ao índice de 10% a 15% do total de 25 milhões de litros economizados pela empresa em 2023.

Empresa desenvolve sistema de jardins filtrantes na unidade de Anápolis, para tirar poluentes da água (Crédito:Thomas Braune)

Ainda no cuidado com a preservação ambiental, a empresa plantou, desde 2007, e por meio do programa Florestas Ypê, mais de 1,2 milhão de mudas em 20 municípios de São Paulo (a maior parte na região de Campinas), em parceria com o SOS Mata Atlântica. “A ideia é garantir mata nativa na região do curso d’água dessas nascentes para minimizar a perda ao longo desses rios, aumentando a oferta”, afirmou.

Junto com o instituto, a Ypê mantém o projeto Observando os Rios, que envolve em 232 rios em 17 estados em que há cobertura da Mata Atlântica, com coleta e análise de água em 298 pontos. “O plantio de árvores é feito não só com o viés de captura de CO², mas também com a visão de resiliência hídrica.”

RECICLAGEM

Além de água, a Ypê tem investido em programas de logística reversa e de reciclagem de embalagens. Desde 2022, o programa Recupera da empresa, em parceria com a Pragma, que faz a recuperação de 100% da massa equivalente das embalagens da linha green, com design voltado a fórmulas de embalagens de material reciclado ou de origem renovável. Desde então, já foram destinadas 500 toneladas de resíduos para a reciclagem, entre papel e plástico, o que garantiu faturamento de R$ 700 mil para organizações de catadores.

O conceito também está nas caixas de papelão em que os produtos são transportados, com 30% de material reciclado. “As ações de circularidade fazem a diferença lá na ponta. A gente consegue fomentar a cadeia de reciclagem no Brasil”, afirmou Souza. “O consumidor quer produtos mais sustentáveis. Nosso desafio enquanto indústria é dar opção de qualidade e acessível.”

Para a Ypê, é possível lavar a louça e, ao mesmo tempo, contribuir para o meio ambiente.