Manifesto do aprendizado pela vida toda
Por Luís Guedes
No ambiente nada estável do nosso mundo, o aprendizado contínuo é uma demanda que está no centro da agenda de empresas e profissionais de sucesso. As mudanças exponenciais podem desconstruir em um átimo a relevância consolidada por anos de esforço e não pode ser nessa hora que devemos nos conscientizar sobre a importância da aquisição de novas competências. Estrategiar significa escolher em tempos de paz! O tempo, a energia, os recursos que investimos hoje são escolhas de compromisso com o futuro que desejamos e com o presente em que vivemos. Nos negócios a criação do futuro é tão importante quanto a execução no curto prazo – essa ambidestria é complexa de se implementar e, por isso mesmo, muito valiosa. Esse nosso manifesto em favor do aprendizado pela vida toda começa com um compromisso: não seremos pegos de surpresa por alguma tecnologia, modelo de negócio ou produto que afete frontalmente nossa operação. Estaremos atentos e anteciparemos a mudança!
O aprendizado pela vida toda é uma jornada que não se limita à educação tradicional. Estratégias tais como participação em fóruns de aprendizagem, leitura (técnica e dos clássicos), observação atenta da atuação dos profissionais mais experientes, socialização com interlocutores fora da rede convencional de relacionamento e conexão com um mentor podem ser valiosas, inclusive para descoberta de novas avenidas a percorrer.
Nosso manifesto em favor do aprendizado começa com um compromisso: não seremos pegos de surpresa por alguma tecnologia, modelo de negócio ou produto que afete frontalmente nossa operação. Estaremos atentos e anteciparemos a mudança!
A busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional deve ser um testemunho da curiosidade intelectual e um compromisso com o crescimento. Nós, empenhados no aprendizado pela vida toda, não estamos nessa jornada para aumentar nossa empregabilidade (embora seja esperado que isso aconteça) ou para nos adaptarmos aos avanços tecnológicos, mas sim respondendo a um chamado profundo de realização. Nosso segundo compromisso: cultivaremos a mentalidade de crescimento, onde aspectos negativos dos negócios e dos relacionamentos, críticas e dificuldades são vistos como pontos de partida para o desenvolvimento.
Importa também dizer que o caminho do aprendizado contínuo não é livre de obstáculos. Exige investimento de retorno variável em tempo, energia, dinheiro… demanda constância de propósito e resiliência para lidar com as frustrações que são próprias do processo de aprendizagem. A manutenção da saúde física e mental é um aspecto central do processo e responsabilidade do aprendiz. Nosso terceiro compromisso diz respeito à preparação meticulosa da jornada e sobre não abandonar nosso intento frente às adversidades esperadas. Teremos também a disciplina do autocuidado e a coragem para sermos medíocres naquilo que ainda estamos aprendendo.
Apesar dos desafios, as recompensas que se podem esperar do aprendizado pela vida toda são imensuráveis. Saber, descobrir e sobretudo compartilhar enriquece nossas vidas com um senso de conquista e satisfação únicos, reforça nossa confiança e nos capacita a contribuir de maneira mais significativa para nossas comunidades e ambientes de trabalho. Nós, os aprendizes contínuos, entendemos o crescimento como um processo sem fim, que milimetricamente nos torna melhor habilitados para contribuir com o que precisa ser feito.
Luís Guedes é professor da FIA Business School