O produto é sustentável? Então o brasileiro topa pagar mais

Crédito: Germano Lüders

Regina Booter, diretora geral da OLX: levantamento com 600 pessoas de todo o País (Crédito: Germano Lüders )

Por Sérgio Vieira

A pesquisa é clara: seis em cada dez brasileiros topariam pagar a mais por um produto sustentável. É o que aponta levantamento da OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis do Brasil. Desses, 34% pagariam até 10% a mais do valor do produto, 27% pagariam até 20%, e 8% aceitariam desembolsar 50% ou mais. A maioria enfatizou a importância do consumo consciente por meio de práticas como a reutilização de produtos (28%), diminuição do lixo (15%), descarte regular (6%) e reaproveitamento (3%). Os que disseram que não se preocupam com o tema totalizaram 21%. O estudo aponta, ainda, que 57% já procuraram por produtos sustentáveis em suas compras. O levantamento ouviu cerca de 600 pessoas de todas as regiões do País, classes sociais e faixas etárias em janeiro deste ano e foi realizado por meio da plataforma de human analytics da MindMiners. “O estudo avaliou a importância e percepções de temas da Sustentabilidade para o consumidor brasileiro nos dias atuais, como a economia circular, conceito que propõe um ciclo contínuo de reutilização, reparo, recuperação e reciclagem de produtos e materiais. Um dos exemplos práticos mais conhecidos é a compra e venda de produtos usados, atividade na qual se baseia o negócio da OLX, focado em anúncios digitais”, disse Regina Booter, diretora geral da OLX.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Mais pontos para coleta de cápsulas de café

(Divulgação)

Com mais de 300 pontos de coleta no Brasil e taxa anual de reciclagem de 24%, a Nespresso inaugurou recentemente mais um local para descarte das cápsulas usadas. Instalado na recepção do hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro, o novo serviço prevê a reciclagem de mais de 16 mil cápsulas. Todo o material recebido no local será encaminhado para São Paulo, no centro de reciclagem da empresa, onde é feita a separação mecânica da borra do café e do alumínio. Enquanto a borra é destinada ao projeto Nespresso Hortas, que usa o resíduo como adubo para o cultivo de alimentos orgânicos, o alumínio vai à indústria siderúrgica, voltando para o seu ciclo de vida. “O Grand Hyatt Rio de Janeiro é um grande parceiro e compartilha conosco a mesma preocupação que envolve questões de preservação do meio ambiente e iniciativas em prol da sociedade”, afirmou Fernanda Gobbo, diretora de sustentabilidade da Nespresso Brasil.

APOIO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Mais que batom. Dignidade

(Divulgação)

Uma situação difícil de aceitar: três a cada dez mulheres no País já foram vítimas de violência doméstica, o que representa mais de 25 milhões de brasileiras, segundo pesquisa do Instituto DataSenado. Para contribuir na mudança desse terrível cenário, a marca Vult lançou, em parceria com a ONG Turma do Bem e o Instituto Maria da Penha, o projeto “Isso é Mais do que Batom”. O objetivo da iniciativa é apoiar o resgate da autoestima e orgulho dessas mulheres que tiveram a boca como ponto de agressões. “Sabemos que em casos de violência muitas vezes o alvo principal é a boca e, por isso, quereremos multiplicar sorrisos e ampliar a voz dessas brasileiras, para que contem suas histórias e inspirem a sociedade como um todo”, disse Renata Gomide, vice-presidente de consumer do grupo Boticário, dona da marca Vult. “O projeto busca construir, a partir de exemplos reais, um movimento de sensibilização e conscientização que fomente o resgate do orgulho feminino.” O projeto oferece tratamento odontológico integral e gratuito às mulheres que tiveram a dentição afetada pela violência. O próximo passo é o lançamento de um batom especial que terá a venda 100% revertida à Turma do Bem.

RECICLAGEM DE COPOS
A economia circular da corrida de rua

(Divulgação)

Quem é corredor sabe: um dos grandes desafios para quem está encarando uma prova é desviar dos copos de água descartados e que foram distribuídos nos pontos de hidratação durante os percursos. A dúvida é sempre sobre o destino desse material. Nesse sentido, a Cristalcopo resolveu dar um passo extra nas ações de economia circular na 28ª Maratona Internacional de São Paulo, que será realizada no próximo dia 7 de abril. A empresa, em parceria com a fonte de água Bonatural, vai fornecer 480 mil copos descartáveis aos atletas inscritos. E, mais importante ainda, vai garantir a destinação correta dos materiais. Por meio do projeto Recicla Junto, a Cristalcopo vai fazer a gestão dos resíduos, junto com a equipe do evento, coletando as embalagens descartadas e transportando até uma unidade de reciclagem, para virar outros itens. “Como parte do nosso compromisso com o meio ambiente, estamos trabalhando para transformar todo o material reciclado em novos produtos. Acreditamos que esse ciclo completo de produção e reciclagem é essencial para promover uma cultura sustentável em nossa sociedade”, afirmou o CEO Augusto Freitas.

APOIO DA DISTRIBUIDORA EDP
Um museu que leva consciência ambiental

(Divulgação)

Mantido pela Fundação Energia e Saneamento, o Museu de Energia de Salesópolis registrou crescimento de 76% no número do público atendido em 2023, em comparação ao ano anterior. Em parceria com o Instituto EDP, responsável pelas ações sociais da distribuidora de energia EDP, que atende o Alto Tietê, no Estado de São Paulo, as atividades promovidas pelo museu beneficiaram no período mais de 2,8 mil pessoas, entre visitantes e atendidos pelos projetos do espaço cultural, com a participação de 13 escolas públicas de municípios da região. Ao todo, foram mais de 20 ações de educação ambiental. “Apoiar o Museu de Energia, que é um patrimônio do território regional, traz enorme orgulho para a EDP, que busca desenvolver e potencializar iniciativas para a inclusão social, educação, transição energética justa e qualidade de vida e bem-estar das comunidades nas regiões de atuação”, disse Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP e do Instituto EDP.