Setor de eventos recupera a força
Por Hugo Cilo, Beto Silva e Letícia Franco
Depois de superar o isolamento social e as medidas restritivas da pandemia, o segmento de eventos dá a volta por cima e segue em crescimento. É o caso do Grupo PHD Eventos, empresa especializada em experiências 360o para eventos sociais e corporativos, que registrou faturamento de R$ 60 milhões em 2023, crescimento de 30% em relação ao ano anterior. Para 2024, segundo o CEO Marco Bordon, a estimativa é dobrar o faturamento para R$ 120 milhões, com a realização de 700 eventos e inauguração de novos espaços. “Estima-se que 70% dos eventos sejam corporativos, mas a demanda por eventos sociais, como casamentos, deve crescer”, disse. Com forte atuação em São Paulo, a empresa utiliza 23 espaços exclusivos no Brasil, entre eles o Tetto Rooftop Lounge e a Casa Melhoramentos, e atende marcas como Itaú, Amazon, Latam e Spotify. Fundado em 2017 pelos amigos e sócios Marco Bordon e Bruno Amorim, o grupo investiu no formato após uma imersão em rooftops de Nova York, nos Estados Unidos, que são conhecidos por oferecer serviços de ponta-a-ponta. Seguindo essa tendência, a empresa brasileira realiza eventos corporativos, casamentos, formaturas e outras confraternizações há sete anos. “A unificação de serviços e a diversidade de casas, cada uma com uma proposta, traz mais facilidade, fidelizando o cliente”, afirmou Bordon. Agora, o objetivo do grupo é fortalecer sua atuação em cidades fora de São Paulo, com a abertura de 15 casas de eventos no interior do estado, além de cidades como Curitiba (PR), Vitória (ES), Balneário Camboriú (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Segundo Bordon, o objetivo é ter 40 espaços exclusivos até o fim deste ano.
Energia em expansão
A energytech Bow-e, iniciativa do grupo Bolt Energy que atua na comercialização de energia para o consumidor final, vai expandir suas operações para os estados de Goiás, Maranhão e Mato Grosso. O objetivo é fornecer energia limpa e 100% renovável por meio de parques solares aos pequenos e médios negócios e residências da região. De acordo com a empresa, até o fim deste ano a expectativa é ter mais de 15 mil clientes nessas regiões. O investimento a ser realizado na expansão será de R$ 125 milhões. E o avanço terá parceria com as distribuidoras locais: Equatorial GO, Equatorial MA e Energisa MT. Para o CEO da empresa, Gustavo Ayala (à esquerda na foto), a expansão nacional acontece em um momento de prioridade. “Nosso objetivo é oferecer ao maior número de negócios de pequeno e médio porte e residências energia limpa com custo mais baixo e de forma simples, sem obras ou investimentos.”
Cannabis medicinal mais eficiente
A Entourage, farmacêutica especializada em canabidiol, acaba de desembarcar no Brasil com uma mistura inédita de óleos da planta da maconha. A formulação proprietária Fusionner permite uma absorção 53% maior e mais rápida (com início dos efeitos em 15 minutos), segundo CEO da empresa, Caio Abreu. Ele afirma que os produtos podem ser utilizados no tratamento para doenças inflamatórias crônicas, mas também em casos mais leves como estresse, distúrbios do sono, cólicas, dores musculares, articulares, abdominais e enxaquecas. No ano passado, o mercado nacional de cannabis medicinal movimentou mais de R$ 450 milhões. “Nosso compromisso com a pesquisa e a excelência farmacêutica nos coloca na vanguarda do setor”, afirmou.
Hora de investir nos EUA
A corrida pela dolarização dos investimentos no País seduziu mais uma empresa: a Canam, maior grupo de assessoria de investimento para obtenção de green card via EB-5 dos EUA. A companhia possui mais de três décadas de experiências e já reembolsou mais de US$ 2,26 bilhões em capital EB-5 de mais de 4,5 mil famílias. Com a chegada da companhia, veio a contratação de uma executiva de peso: a brasileira Mila de Olano, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina. Com passagens em companhias globais como a multinacional de petróleo e gás ExxonMobil e a líder inglesa de tecnologia educacional Promethean, vai liderar a expansão da empresa na América Latina. O EB-5 é um programa que concede green cards para quem investir mais de US$ 800 mil em projetos de desenvolvimento que geram empregos nos EUA.
Um branding de três décadas
Fundada pela empresária carioca Ana Couto, a agência de branding que leva seu nome chegou aos 30 anos com o lançamento do livro A (R)evolução do Branding e o reposicionamento da própria marca, que passou a ser “anacouto”. Para a nova fase, a empresa vai disponibilizar uma ferramenta própria de gestão, o Valometry, e um programa de cursos e mentorias. Com isso, prevê receita 30% maior que em 2023, quando atingiu R$ 30 milhões. Conhecida por ser o nome por trás das estratégias de marcas como Raízen, Havaianas e Eletromidia, Ana Couto afirmou que “o branding não é apenas o design, mas uma gestão de valor e liderança”.