Negócios

Seguros Unimed diversifica atuação e busca visibilidade

Braço financeiro e seguradora do grupo, companhia faturou R$ 6,32 bilhões em 2023 e visa crescer 20% neste ano, com produtos que vão além da saúde

Crédito: Nilton Fukuda

Helton Freitas comanda a maior seguradora cooperativa do Brasil e segunda mais importante da América Latina (Crédito: Nilton Fukuda)

Por Beto Silva

Existe o sistema Unimed que todo mundo conhece. Com 56 anos de atuação, é uma das líderes do setor de saúde suplementar do Brasil, com 2,1 milhões de usuários apenas em sua cooperativa central. No total, são 340 cooperativas médicas, presentes em 90% das cidades brasileiras e atendem a 20 milhões de pessoas em planos de saúde e odontológicos. Os números vão além: 118 mil médicos cooperados, 143 mil empregos diretos, 157 hospitais próprios, cerca de 2,5 mil unidades credenciadas, além de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios. Uma operação que injeta no sistema de saúde brasileiro R$ 74,8 bilhões por ano. E existe o Seguros Unimed, o braço financeiro e seguradora do grupo, pouco conhecido, mas relevante no mercado nacional.

Os números, mais uma vez eles, justificam essa condição. Está  entre as maiores seguradoras cooperativas do mundo, de acordo com o estudo Global 500 for 2023, da International Cooperative and Mutual Insurance Federation (ICMIF).

É a única brasileira no ranking, sendo a segunda maior da América Latina e a quinta entre as companhias de países emergentes.
O faturamento consolidado de 2023 foi de R$ 6,32 bilhões, 22,6% superior ao do ano anterior.
O resultado operacional registrou R$ 223,7 milhões e o lucro líquido ficou na casa dos R$ 349,4 milhões.
A projeção para este ano é crescer 20% em receita, de acordo com o CEO, Helton Freitas.

“Tem um espaço dentro do próprio sistema Unimed que nós queremos ocupar progressivamente. Estamos trabalhando forte para isso”, disse o executivo, que desde 2015 está à frente da operação da Seguros Unimed.

Para entender qual é o campo de atuação da empresa, é preciso primeiro compreender a diferença entre seguro de saúde e plano de saúde.

• O seguro é um serviço em que o contratante solicita mensalmente à empresa uma apólice com um valor personalizado de acordo com suas necessidades. Com esse contrato, o usuário pode escolher os médicos, hospitais e laboratórios de sua preferência e, após os atendimentos, os valores gastos são reembolsados parcial ou integralmente, de acordo com o que foi definido no contrato.

• Já no plano de saúde, o cliente contrata uma empresa responsável por gerenciar uma rede de médicos, laboratórios e hospitais, próprios ou credenciados. Nesse serviço, o contratante tem acesso consultas, exames, tratamentos e cirurgias sem a necessidade de solicitar reembolsos posteriores. Nesse segmento a Unimed joga com suas cooperativas, seja a nacional, a de Belo Horizonte, de Curitiba, de Vitória e tantas outras.

Entre os cerca de 100 integrantes que compõem a carteira da InvestCoop, gerenciadora dos recursos dos entes do grupo, está o Hospital Unimed Salto/Itu (SP) (Crédito:Divulgação )

A Seguros Unimed está sob dois guarda-chuvas.
Como vende seguros de saúde e odontológicos, entra nas regulamentações da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).
E como comercializa outros seguros, também segue as normas da Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

“Somos fortes em seguro saúde, mas temos potencial de ampliação de negócios para outros segmentos.”
Helton Freitas, CEO da Seguros Unimed

Explicar tudo isso não é tarefa fácil. Imagine, então, atuar nesse setor. Por isso — e até por força de legislação — a Seguros Unimed é dividida em cinco empresas distintas:
seguros de vida e previdência;
seguro saúde;
seguros elementares (patrimoniais);
seguro odontológico;
e InvestCoop, que faz a gestão dos recursos financeiros do ecossistema Unimed — voltaremos nesse importante tema mais à frente.

A vertente de saúde é responsável por 80% da receita da Seguros Unimed.

Afinal, é o segmento que está no core do grupo. Os outros 20% advêm das outras linhas de negócios, especialmente vida. A companhia visa justamente ampliar a diversificação, crescer nas demais linhas e equilibrar esse percentual.

A solução está dentro de casa: as 20 milhões de pessoas que usam os planos de saúde e odontológicos, os 118 mil médicos cooperados e os 143 funcionários do ecossistema Unimed. “Somos fortes em seguro saúde, mas temos potencial de ampliação de negócios para outros segmentos. De vida, previdência aberta, previdência fechada [vinculada a uma categoria]…”, disse Helton Freitas, ao citar como exemplo de via de crescimento a previdência para médicos.

Hoje são R$ 5,3 milhões em reservas desse segmento. O trabalho a ser feito é de convencimento da categoria para adesão ao produto. Mostrar a variedade de opções ofertadas pela Seguros Unimed é o desafio. Por isso, a empresa tem investido mais em marketing. No mês passado lançou uma campanha publicitária que apresenta a diversificação de seu portfólio e reforça a relevância dos seguros de vida e residencial, além do plano odontológico.

A peça está sendo veiculada nos cinemas, antes da exibição dos filmes, e em canais digitais. Em fevereiro, outra iniciativa para popularizar a Seguros Unimed. A companhia anunciou patrocínio, por dois anos, ao time de vôlei feminino do Esporte Clube Pinheiros. A marca estampa a parte superior frontal da camisa da equipe.

DADOS DE SETOR

Se avançar no setor de seguros diversos é um pilar de desenvolvimento da companhia, podemos dizer que o mercado gera uma expectativa otimista. Os números – olha eles aí de novo – do relatório Síntese Mensal, da Susep, apontam que a arrecadação do setor supervisionado no primeiro bimestre do ano foi de R$ 68,29 bilhões, representando uma alta de 17,3% em relação ao mesmo período de 2023. O resultado foi puxado pelos seguros de pessoas, que tiveram alta de 23,1%.

Já os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar não são tão animadores, mas mostram a solidificação dos negócios da Seguros Unimed.

Segundo informações compiladas pela ANS referentes ao terceiro trimestre de 2023, as operadoras registraram prejuízo operacional de R$ 5,1 bilhões no período. Enquanto a companhia apresentou resultado operacional na ordem de R$ 223,7 milhões, o que superou o orçado em 19,3%.

Para manter a saúde financeira em dia, é preciso ter eficiência na operação para manter a níveis toleráveis a sinistralidade — relação entre o custo por acionar um plano ou um seguro de saúde (sinistro) e o valor que a operadora ou a seguradora recebe.

Para popularizar a marca, a Seguros Unimed anunciou patrocínio, por dois anos, ao time de vôlei feminino do Esporte Clube Pinheiros (Crédito:Nilton Fukuda)

A média chegou a 82,5% em 2023 e está entre 85% e 87% agora. Para manter o percentual que garanta o equilíbrio econômico,
são melhorados os processos internos, gestão permanente de redução de custos e, claro, investimento em tecnologia. Desde 2021 foram investidos cerca de R$ 350 milhões em recursos essenciais para a implementação de ferramentas tecnológicas, inclusive adoção de Inteligência Artificial.

Wilson Leal, diretor de Mercado e Tecnologia da Seguros Unimed, destaca o comprometimento da empresa na integração entre tecnologia e negócios. “A equipe se engaja para trazer as melhores soluções tecnológicas para aprimorarmos processos internos e externos da seguradora”, disse o diretor, ao receber um prêmio no início do ano.

A tecnologia, além de gerar eficácia na operação, ajuda no combate a fraudes, um dos maiores desafios do segmento. Ações implementadas pela Seguros Unimed evitaram um prejuízo estimado em R$ 35 milhões, entre janeiro e dezembro de 2023. Foram identificados 244 contratos com fraudes comprovadas.

Outra iniciativa da companhia é o uso de IA para prevenir pagamentos de reembolsos abusivos e também ajudar na precificação e previsão de custos. O resultado é de uma economia estimada de R$ 7 milhões por ano.

(Divulgação)

A equipe se engaja para trazer as melhores soluções tecnológicas para aprimorarmos processos internos e externos da seguradora.”
Wilson Leal, diretor de TI

INVESTCOOP

Uma das cinco linhas de negócios da Seguros Unimed é a InvestCoop — lembra que voltaríamos a falar dela?. A gestora atingiu R$ 5,2 bilhões sob administração em 2023. São recursos financeiros de 100 investidores, que são as próprias cooperativas Unimed que confiam seus recursos financeiros à asset do grupo.

O Hospital Unimed Salto/Itu (SP) é um dos empreendimentos do qual a InvestCoop é gestora do fundo imobiliário. Há planos de abrir a asset para aportes de pessoas físicas. E mais uma vez o ecossistema Unimed seria a porta de entrada, com seus médicos e colaboradores. Mas isso é plano de médio prazo.

Enquanto isso, a Seguros Unimed quer mostrar para o mercado que é muito mais do que um seguro-saúde.