Tecnologia

Mais de 11 mil satélites viajam pelo espaço, segundo a ONU

Crédito: Divulgação

EUA têm mais satélites que a soma de todos os países com esses aparelhos espaciais (Crédito: Divulgação )

Por Beto Silva

Existem em órbita atualmente 11.395 satélites registrados pelo Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos do Espaço Exterior (Unoosa). O primeiro deles foi lançado em 1957 pela União Soviética, o Sputnik 1. No ano seguinte, os Estados Unidos inauguraram seu projeto espacial com o Explorer 1. Suas principais funções são fornecimento de imagens de alta resolução para instituições públicas e privadas, sistemas de processamento de imagens e para pesquisa e desenvolvimento e aplicações práticas para clima e comunicações. Veja a quantidade lançada nos últimos dez anos e quais os países com mais equipamentos ativos hoje:

Inteligências artificiais que conversam entre si? Temos!

Equipe da Universidade de Genebra (Unige) conseguiu modelar uma rede neural artificial capaz de ter capacidade cognitiva. A IA foi capaz de fornecer uma descrição linguística para uma “irmã”, que as executou. O fato foi comemorado pela equipe envolvida no estudo. Foram construídos dois ‘cérebros’ com neurônios artificiais, treinado para compreender a linguagem. Foi conectado a outra rede mais simples. Com o processo realizado em laptops convencionais, instruções escritas em inglês foram então transmitidas à IA — apontar para o local (esquerdo ou direito) onde um estímulo é percebido e responder na direção oposta de um estímulo. “Uma vez aprendidas essas tarefas, a rede foi capaz de descrevê-las para uma segunda rede — uma cópia da primeira — para que pudesse reproduzi-las”, disse Alexandre Pouget, professor do Departamento de Neurociências Básicas da Faculdade de Medicina da Unige, que liderou a pesquisa.

(Divulgação)

Microsoft testa anúncios no Windows 11

Um dos principais produtos da Microsoft, o Windows 11 está sendo testado para receber anúncios no menu Iniciar. A mudança já está sendo implementada para usuários em seu Canal Beta nos Estados Unidos. As publicidades promoverão aplicativos disponíveis na gigante de tecnologia e aparecerão na seção “Recomendado” do menu Iniciar. A função está habilitada como padrão, mas os usuários têm a opção de desativá-los por meio do menu de configurações. Esse feedback será utilizado pela companhia para balizar a decisão de seguir ou não com a novidade para futuras versões oficiais do Windows 11. A empresa já experimentou anúncios em seu sistema operacional em outras ocasiões, mas refugou da ideia justamente pelos comentários desfavoráveis. A inclusão desse recurso está mais madura agora? É esperar para ver!

(Divulgação)

“Nada impede a criação de IA que destruirá o mundo”

Stuart Russell, professor de ciência da computação da Universidade da Califórnia, em Berkeley, à Folha de S.Paulo. Ele afirma que estão sendo construídos sistemas cada vez mais poderosos, sem controle e que não são compreendidos

(Divulgação)

Airchat: a mais nova moda do Vale do Silício

Lembra do ClubHouse? Aquela rede social de áudios que bombou e depois flopou, lembra? Então… Ela está de volta! Ou quase isso. A plataforma Airchat é a nova vedete do Vale do Silício. É bem parecida com o ClubHouse. Airchat combina o aspecto de feed do X com o formato de áudio do Clubhouse. Na time line, ao invés de texto, o usuário manda áudios. Tem a opção de vídeo, mas tem sido pouco usada. Uma versão nova do aplicativo foi lançada há poucos dias, somente para convidados ( qualquer semelhança com o ClubHouse é mera coincidência — ou não). O cofundador do Airchat, Naval Ravikant, fechou novas inscrições em sua plataforma, que ficou sobrecarregada pela grande procura. “Tivemos um fluxo de novos usuários, então estamos desativando o recurso de convite por um tempo”, disse Ravikant, no domingo (14). Vai dar certo? O ClubHouse não deu.

Assistente virtual do Turismo

(Divulgação)

A Secretaria de Estado do Turismo e Viagens de São Paulo lançou na segunda-feira (15), na WTM Latin American 2024, a maior feira internacional do setor, a primeira assistente virtual. Com recursos de áudio, texto e vídeo, a assistente estabelece conexões entre o conteúdo e o perfil do visitante. Oferece informações sobre as 47 regiões turísticas paulistas e centenas de atrativos, em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. “Inaugura uma nova etapa no turismo de São Paulo, ampliando a experiência do turista. Com ela, é possível interagir e descobrir novos destinos”, afirmou o secretário da Pasta, Roberto de Lucena. A inteligência artificial é uma parceria da Setur-SP com o São Paulo Convention & Visitors Bureau e a empresa de tecnologia RCB.