Tecnologia

Empresa cria QR Code turbinado; código original completa 30 anos

Dos meios de pagamentos às etiquetas de roupa, tecnologia se popularizou no País em 2020 e caminha para sua modernização com o uso de recursos artísticos

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QR Code da Realitees: resultado da combinação entre tecnologia, design, realidade aumentada e Inteligência Artificial (Crédito: Divulgação )

Por Letícia Franco

Eles estão por toda parte. Os quadradinhos de QR Code já estampam etiquetas de roupa, notas de pagamento, embalagens alimentícias, menus de restaurantes, bilhetes de metrô e até agilizam o check-in no aeroporto. Seja qual for o seu uso, a tecnologia é uma ponte entre o mundo físico e o on-line. Ganhou força no Brasil em 2020, com a aceleração digital impulsionada pela pandemia e pela introdução do Pix como meio de pagamento. Segundo a pesquisa QR Code 2022, realizada pela Globo, nove em cada dez brasileiros conectados sabem identificar um código, sendo que 92% desse público já apontou o celular para escaneá-los.

É nesse universo cada vez mais quadriculado, bicolor e bidimensional, muitas vezes sem graça, que o designer francês Patrick Osinski, CEO da Realitees, criou um novo tipo de QR Code colorido, com curvas e mensagem. Os códigos se transformam em obras de arte digitais para aumentar o engajamento e a exposição das empresas, com uma experiência imersiva e interativa.

Fundada em janeiro de 2023, a Realitees quer intensificar essa interação entre o mundo físico e o digital com um toque artístico, deixando para trás o padrão convencional dos quadradinhos em preto e branco. Segundo a empresa, que atua no Brasil, Estados Unidos, Espanha e França, o produto é capaz de aumentar o engajamento em 25% e a exposição da marca ao cliente em 200%. “Os desenhos são personalizados para cada empresa para incentivar a interação, convertendo em mais acessos”, afirmou Patrick Osinski à DINHEIRO.

Esse tipo de QR Code é resultado da combinação entre tecnologia, design, realidade aumentada e Inteligência Artificial. A partir da criação dos códigos, a imagem desenvolvida pode ser incorporada por três diferentes meios: software de editor de imagens, IA ou realidade aumentada.

Ao entrar em circulação, a jornada passa a ser monitorada pela empresa, gerando métricas, projeções e quantificações. Segundo Osinski, o recurso pode ser adaptado para diferentes casos de uso, entre eles ingressos para eventos, cardápios e materiais promocionais.

9 em cada dez brasileiros conectados sabem identificar um QR Code

92% desse público conectado já apontou o celular para escanear códigos

 

NEGÓCIOS

Seja estampado em etiquetas ou em menus de restaurantes, o QR Code modernizado oferece diversos benefícios para as marcas, alinhado a uma comunicação estratégica. Segundo Carlos Rafael Gimenes das Neves, professor de ciências de dados e negócios da ESPM, a criatividade e a Inteligência Artificial são cada vez mais exploradas para melhorar o engajamento dos códigos, mas ainda são recursos experimentais. As novidades mais observadas no meio são códigos com as logomarcas centralizadas.

Fato é que a adoção da tecnologia de maneira criativa é uma crescente no mundo corporativo. Como no caso da Coca-Cola, que promoveu um código dinâmico na embalagem de seus produtos, levando a uma experiência diferente a cada digitalização, como a remissão para clipes de Pablo Vittar e Jerry Smith.

O protagonismo do QR Code nos negócios se deve a sua capacidade de adaptação e assertividade. “Pode ser usado em diferentes ações, desde campanhas publicitárias a informações, como dicas de consumo. Além disso, esse tipo de código leva o cliente diretamente ao objetivo do marketing, sem a necessidade de uma ferramenta de busca”, afirmou Neves.

Outro fator importante para a adesão é a facilidade de mensuração de resultados – diretriz que marca os passos das inovações. Ferramentas que auxiliam esse processo e incentivam a interação B2C são rapidamente adotadas, como tem sido o caso do QR Code.

Figurinha carimbada entre empresas e consumidores, o que pode parecer “mágica” surgiu ainda em 1994, quando foi criado pela companhia japonesa Denso-Wave para catalogar e aumentar a velocidade de sua linha de produção.

“O poder de compra e o acesso à internet era — e de certa forma ainda é – um problema. O código de respostas rápidas pode ser uma exclusão digital”, disse o professor.

Embora os desafios existam, o QR Code veio para ficar e a constante evolução das tecnologias pode ajudar a superar barreiras e a desenvolver artifícios ainda mais inovadores e coloridos, como no caso da Realitees. Mas seguindo a mesma dinâmica: aproximar sempre mais o universo físico e do digital.