Empresa cria QR Code turbinado; código original completa 30 anos
Dos meios de pagamentos às etiquetas de roupa, tecnologia se popularizou no País em 2020 e caminha para sua modernização com o uso de recursos artísticos
Por Letícia Franco
Eles estão por toda parte. Os quadradinhos de QR Code já estampam etiquetas de roupa, notas de pagamento, embalagens alimentícias, menus de restaurantes, bilhetes de metrô e até agilizam o check-in no aeroporto. Seja qual for o seu uso, a tecnologia é uma ponte entre o mundo físico e o on-line. Ganhou força no Brasil em 2020, com a aceleração digital impulsionada pela pandemia e pela introdução do Pix como meio de pagamento. Segundo a pesquisa QR Code 2022, realizada pela Globo, nove em cada dez brasileiros conectados sabem identificar um código, sendo que 92% desse público já apontou o celular para escaneá-los.
É nesse universo cada vez mais quadriculado, bicolor e bidimensional, muitas vezes sem graça, que o designer francês Patrick Osinski, CEO da Realitees, criou um novo tipo de QR Code colorido, com curvas e mensagem. Os códigos se transformam em obras de arte digitais para aumentar o engajamento e a exposição das empresas, com uma experiência imersiva e interativa.
Fundada em janeiro de 2023, a Realitees quer intensificar essa interação entre o mundo físico e o digital com um toque artístico, deixando para trás o padrão convencional dos quadradinhos em preto e branco. Segundo a empresa, que atua no Brasil, Estados Unidos, Espanha e França, o produto é capaz de aumentar o engajamento em 25% e a exposição da marca ao cliente em 200%. “Os desenhos são personalizados para cada empresa para incentivar a interação, convertendo em mais acessos”, afirmou Patrick Osinski à DINHEIRO.
Esse tipo de QR Code é resultado da combinação entre tecnologia, design, realidade aumentada e Inteligência Artificial. A partir da criação dos códigos, a imagem desenvolvida pode ser incorporada por três diferentes meios: software de editor de imagens, IA ou realidade aumentada.
Ao entrar em circulação, a jornada passa a ser monitorada pela empresa, gerando métricas, projeções e quantificações. Segundo Osinski, o recurso pode ser adaptado para diferentes casos de uso, entre eles ingressos para eventos, cardápios e materiais promocionais.
9 em cada dez brasileiros conectados sabem identificar um QR Code
92% desse público conectado já apontou o celular para escanear códigos
NEGÓCIOS
Seja estampado em etiquetas ou em menus de restaurantes, o QR Code modernizado oferece diversos benefícios para as marcas, alinhado a uma comunicação estratégica. Segundo Carlos Rafael Gimenes das Neves, professor de ciências de dados e negócios da ESPM, a criatividade e a Inteligência Artificial são cada vez mais exploradas para melhorar o engajamento dos códigos, mas ainda são recursos experimentais. As novidades mais observadas no meio são códigos com as logomarcas centralizadas.
Fato é que a adoção da tecnologia de maneira criativa é uma crescente no mundo corporativo. Como no caso da Coca-Cola, que promoveu um código dinâmico na embalagem de seus produtos, levando a uma experiência diferente a cada digitalização, como a remissão para clipes de Pablo Vittar e Jerry Smith.
O protagonismo do QR Code nos negócios se deve a sua capacidade de adaptação e assertividade. “Pode ser usado em diferentes ações, desde campanhas publicitárias a informações, como dicas de consumo. Além disso, esse tipo de código leva o cliente diretamente ao objetivo do marketing, sem a necessidade de uma ferramenta de busca”, afirmou Neves.
Outro fator importante para a adesão é a facilidade de mensuração de resultados – diretriz que marca os passos das inovações. Ferramentas que auxiliam esse processo e incentivam a interação B2C são rapidamente adotadas, como tem sido o caso do QR Code.
Figurinha carimbada entre empresas e consumidores, o que pode parecer “mágica” surgiu ainda em 1994, quando foi criado pela companhia japonesa Denso-Wave para catalogar e aumentar a velocidade de sua linha de produção.
“O poder de compra e o acesso à internet era — e de certa forma ainda é – um problema. O código de respostas rápidas pode ser uma exclusão digital”, disse o professor.
Embora os desafios existam, o QR Code veio para ficar e a constante evolução das tecnologias pode ajudar a superar barreiras e a desenvolver artifícios ainda mais inovadores e coloridos, como no caso da Realitees. Mas seguindo a mesma dinâmica: aproximar sempre mais o universo físico e do digital.