Vinícola Aurora mais perto do primeiro bilhão
Por Hugo Cilo
O ano passado entrou para a história como um dos mais difíceis para a quase centenária Cooperativa Vinícola Aurora. Acusada de explorar mão de obra em condições semelhantes à escravidão por meio de uma terceirizada, a empresa enfrentou a ira da Justiça do trabalho, boicote de consumidores e uma crise reputacional sem precedentes. Depois de admitir sua corresponsabilidade, firmar um acordo com o Ministério Público do Trabalho e se comprometer em fiscalizar toda a cadeia de fornecedores, a Aurora voltou a olhar para frente. Pelos cálculos do presidente Renê Tonello, a cooperativa fechará 2024 com faturamento de R$ 825 milhões, aumento de 10% sobre o ano passado e o melhor resultado de todos os tempos. A Aurora, que tem 1,1 mil associados em 11 municípios da Serra Gaúcha, deve chegar ao primeiro bilhão em vendas em 2026. “Definimos uma estratégia de aumento da produção de espumantes e novas linhas de vinhos tintos nos próximos anos, o que vai nos elevar um novo patamar tanto em volume quanto em qualidade”, afirmou Tonello. A aposta nos espumantes e vinhos tintos se justifica. Como atualmente 60% da receita da cooperativa é com a venda de sucos, não há espaço para aumento de margens sem aumento de volume. “Os espumantes produzidos no Rio Grande do Sul, especialmente da região de Altos de Pinto Bandeira, primeira com Denominação de Origem Controlada, têm sido mundialmente reconhecidos pela excelência. É por esse caminho que vamos acelerar.”
WomenTechs ganham força
As mulheres ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho quando se fala em inovação. Uma pesquisa da Boston Consulting Company aponta que startups com lideranças femininas dão mais retorno no dólar investido do que aquelas que não possuem mulheres em sua fundação. Nesse contexto, a Mubius, primeira WomenTech do País, está em forte expansão. Criada em 2022, a companhia estima a entrada de mais oito startups neste ano, além de uma corporate, e a abertura da uma rodada de investimentos para levantar mais de R$ 1,8 milhão. Atualmente, a empresa comandada por Carolina Gilberti mantém dez empresas nascentes no portfólio. “Buscamos aumentar o número de lideranças femininas em empresas e impulsionar negócios relacionados ao universo feminino”, disse.
Crescimento vitaminado
A Nutrata, uma das maiores empresas de suplementos alimentares no Brasil, dona da marca de proteína YoPRO, fechou parceria com a rede de lojas de conveniência BR Mania, com 1,3 mil pontos da venda. Com a nova operação, a Nutrata projeta aumentar em R$ 40 milhões ao seu faturamento anual, que no ano passado é estimado em R$ 1,5 bilhão. “Essa colaboração não apenas representa uma grande oportunidade de expansão para a Nutrata, mas também reafirma o compromisso com a promoção de um estilo de vida mais saudável e nutritivo para todos os brasileiros”, disse Charles Formigari, diretor da Nutrata.
Minha casa, minha Inteligência
A IA está ajudando a turbinar o segmento imobiliário. Prova disso é a Hypnobox, especializada em uso de inteligência artificial para construtoras e incorporadoras. Em 2023, a empresa registrou um volume de vendas que ultrapassou a marca dos R$ 40 bilhões, e a projeção é alcançar os R$ 50 bilhões até o final de 2024, segundo o CEO, Rafael Yoshioka. Entre seus clientes estão empresas como Tegra, Diálogo, Even, Exto, Paulo Otávio, City, Lavvi, Coelho da Fonseca e Fernandez Mera. “Buscamos maneiras de oferecer suporte através de nossa experiência e inteligência de dados”, afirma Rafael Yoshioka, CEO da Hypnobox.
Festa, cerveja e emprego na milionária Oktoberfest
A sétima edição da São Paulo Oktoberfest será especial. O evento, realizado de 10 a 20 de outubro, no Parque Villa Lobos, vai comemorar os 200 anos na imigração alemã no Brasil, com destaque para a retomada do conceito original de Munique. Nos 30 mil m² da área, destaque para as tradicionais tendas Biertent (tenda da cerveja) e Biergartens (jardins de cerveja), com decoração e mobiliário que remetem às tradições da cidade alemã. Segundo Walter Cavalheiro Filho, fundador e presidente da São Paulo Oktoberfest, desde a primeira edição, em 2017, foram movimentados R$ 100 milhões em turismo, 10 mil empregos diretos e indiretos foram gerados, com 450 mil visitantes.