Coluna

Prateleiras de mercado virtuais: como o e-commerce está inovando no setor

Nessa corrida do mercado, vão chegar na frente as empresas que estão mais preparadas para oferecer a melhor experiência de compra associada ao mais alto nível de qualidade

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Ricardo Onofre: "Além dos marketplaces, não podemos ignorar o papel fundamental desempenhado pelos aplicativos de last mile, como Rappi e iFood, que se destacam ao realizar entregas em poucos minutos" (Crédito: Divulgação)

Por Ricardo Onofre

O que era uma tendência se consolidou como realidade: as prateleiras de supermercado virtuais. A atual venda de produtos de supermercado no e-commerce foi impulsionada, em grande parte, por empresas líderes de mercado, como Mercado Livre, Shopee e Amazon. Essas gigantes do comércio eletrônico chegam a oferecer entregas surpreendentemente rápidas, muitas vezes em um prazo de um a dois dias, no máximo. Nesse sentido, os marketplaces não apenas proporcionam uma variedade extensa de produtos, mas também estabelecem um padrão de referência em que os eficientes sistemas de entrega são peças-chave para o sucesso do negócio.

Além dos marketplaces, não podemos ignorar o papel fundamental desempenhado pelos aplicativos de last mile, como Rappi e iFood, que se destacam ao realizar entregas em poucos minutos. Esses aplicativos não apenas consolidam as categorias de supermercado dentro do e-commerce, mas também elevam a experiência do consumidor a um novo patamar, proporcionando conveniência e eficiência inigualáveis.

Seguindo nesta direção, como CEO à frente de uma multinacional de e-commerce, ao fazer uma observação atenta desse cenário do mercado, posso inferir que as marcas estão cada vez mais investindo em suas próprias lojas e e-commerces. Um exemplo do seguimento é a empresa de alimentos Ajinomoto, uma das marcas do nosso portfólio. Ao adotar uma abordagem inovadora, ela vinculou suas ações de marketing programa Big Brother Brasil, utilizando QR Codes direcionados para o seu site. Munidos de seus smartphones, os telespectadores eram facilmente conduzidos à loja on-line da marca, onde podiam realizar compras diretamente dos produtos exibidos durante o programa.

Essa estratégia não é um caso isolado. Muitas indústrias têm adotado ações similares, vinculando-se a influenciadores e patrocinando eventos para impulsionar suas presenças online. A ascensão das lojas próprias tem sido notável, proporcionando um crescimento substancial e resultados significativos para as marcas que decidem embarcar nessa jornada e isso inclui a diversidade de produtos que anteriormente só era possível adquirir indo, de fato, aos supermercados.

A experiência de compra on-line está mais acessível, rápida e diversificada que nunca. Como líderes do setor de e-commerce, continuaremos a inovar e a aprimorar nossas operações para atender às crescentes demandas dos consumidores em um ambiente cada vez mais digitalizado. Até porque, antes de mais nada, é preciso estratégia e investimento em estrutura e logística para oferecer os serviços com qualidade.

Quando falamos em produtos alimentícios, a responsabilidade torna-se ainda maior: refrigeração e temperatura de armazenamento, higienização, manejo e transporte, todos esses passos requerem os mais altos padrões de controle e cuidado.  Por isso, nessa corrida do mercado, vão chegar na frente as empresas que estão mais preparadas para oferecer a melhor experiência de compra associada ao mais alto nível de qualidade.

Ricardo Onofre é CEO e cofundador da Social Digital Commerce. Atua há sete anos na área de gestão de e-commerce e há vinte e dois anos no setor de exportação, marketing, desenvolvimento de produtos, liderança e gestão de equipes