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Muito além do bolo: Sodiê Doces quer faturar R$ 700 milhões em 2024

Uma das maiores franquias de bolos do Brasil, marca aposta em mais lojas, internacionalização, gestão e portfólio diversificado — inclusive para pets

Crédito: Divulgação

Sodiê Doces: faturamento de R$ 640 milhões em 2023 (Crédito: Divulgação )

Por Leticia Franco

Fundada em 1997, a massa levinha e fresca, de pão de ló, sempre foi a receita de sucesso da Sodiê Doces. Embora ainda seja o grande trunfo, novos ingredientes foram adicionados para fazer a marca crescer: uma pitada de diversificação do cardápio, uma colher (bem cheia) de transparência na gestão para os franqueados e uma dose elevada de novas lojas – dos formatos até a arquitetura. Com isso, a rede paulista registrou faturamento de R$ 640 milhões em 2023, 15% mais do que em 2022. E com essa nova receita, a marca estima faturar mais de R$ 700 milhões neste ano. A cereja do bolo é o acréscimo de itens presenteáveis e produtos para pets. “É uma empresa com uma gestão inovadora e que atende todos os tipos de investidores e clientes”, afirmou Cleusa Maria da Silva, fundadora da Sodiê Doces.

Um dos responsáveis pelo mix dos novos ingredientes foi Fabio Araujo, diretor-geral da marca. Desde a sua entrada em agosto de 2022, a companhia passou por várias mudanças para se destacar diante de uma concorrência diversa, que vai desde redes do setor e padarias até boleiras informais, e em crescimento, devido ao impulso do delivery.

Para a empresa, que comercializa 550 mil bolos por mês, a principal estratégia foi reduzir a dependência do carro-chefe da casa, recheando o cardápio com opções de doces sem açúcar e veganos, bebidas quentes e geladas, e com novidades na linha de salgados, como o pão de queijo. Esse cardápio não foi desenvolvido apenas para oferecer todos os produtos de uma festa. A proposta é também atrair cada vez mais o cliente para o consumo no local.

Massa levinha e fresca é a marca registrada da rede de franquias de bolos, que inclui novas delícias no cardápio para aumentar faturamento (Crédito:Divulgação )

E para a receita continuar crescendo, mais dois ingredientes: bolos e muffins para gatos e cachorros e chocolates para presentes (barras, trufas e caixas de bombom). Ambos os produtos estão previstos para lançamento em julho deste ano. O primeiro, com linha voltada para pets, pode parecer uma porção de ousadia da rede.

Mas, segundo pesquisa da YouGov, nos Estados Unidos, quase metade dos “pais de pet” celebram os aniversários de seus animais de estimação e compram presentes. No Brasil, o anuário Comac (Comissão Animais de Companhia) de 2022 apontou que 77% dos entrevistados possuem algum tipo de pet em casa. Fabio Araujo disse que os produtos para os bichinhos de quatro patas são pedidos frequentes por parte dos clientes. “A constante procura e o crescimento de gatos e cachorros nos lares foram fatores decisivos para o desenvolvimento da linha”, afirmou o diretor.

A expansão não ocorre apenas no portfólio da marca. O último ano foi marcado pela maior expansão anual da Sodiê no número de lojas, passando de 341 unidades em 2022 para 374 em 2023. Entre elas, duas lojas em Orlando, nos Estados Unidos.

O segredo para obter esse crescimento deve ser atribuído a fatores como o novo olhar de gestão para os franqueados, fundamentais para a empresa que entrou no setor de franchising em 2006 e atualmente não possui lojas próprias. Segundo Araujo, a disponibilidade e transparência de números, dados e análises do negócio abriu portas para uma nova gestão. “Buscamos melhorar a margem do franqueado através de reformulações de sistemas e mais acesso às informações atuais e previsões futuras”, disse o executivo.

“É uma empresa com uma gestão inovadora e que atende todos os tipos de clientes e investidores”, diz Cleusa Maria da Silva, fundadora da Sodiê Doces (Crédito:Divulgação )

EXPANSÃO

Se a expansão internacional dá um toque especial para o momento da Sodiê, a ampliação de lojas para estados do Nordeste, além de São Paulo, onde a companhia nasceu, também foi e segue como uma prioridade.

Para crescer, a empresa investiu em novos modelos de lojas. Além dos formatos tradicionais e pontos de vendas, que requerem investimentos mais altos, de R$ 650 mil e R$ 450 mil, respectivamente, a marca apostou em outros três tipos de lojas: quiosque (investimento inicial de R$ 150 mil), contêiner (entre R$ 160 e R$ 250 mil) e express (de R$ 170 a R$ 230 mil). “São formatos menores, já que não têm cozinha para as produções e, por isso, têm custo de instalação até 60% menor comparado às outras lojas. Foram pensados para supermercados, parques, shoppings, escritórios e postos de gasolina”, afirmou Araujo.

R$ 640 milhões
Foi o faturamento da sodiê em 2023, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
Para 2024, estima-se que a cifra ultrapasse R$ 700 milhões

Dessa forma, a estimativa é abrir 40 lojas neste ano, sendo 50% já nos novos modelos, chegando a mais de 410 unidades no Brasil e nos Estados Unidos, mercado no qual a Sodiê ingressou com licenciamento e aguarda autorização para operar como franquia. Além disso, parcerias com a Nutella e Mattel, e até com celebridades como Ana Maria Braga e Larissa Manoela, são elementos especiais para o fortalecimento da marca com o público. Com tantos ingredientes, a nova receita é simples: crescer vendendo bem mais do que bolos.