Tecnologia

Como se comunicar com espaçonaves a 24 bilhões de quilômetros?

Crédito: Divulgação

Voyager poderá potencialmente devolver dados científicos sem precedentes até meados da década de 2030 (Crédito: Divulgação )

Por Beto Silva

Pela primeira vez na história, a Deep Space Network (DSN) da Nasa apontou suas seis antenas parabólicas gigantes de seu complexo em Madrid (ESP) para se comunicar com mais eficiência com a lendária nave espacial Voyager 1, que está a mais de 24 bilhões de quilômetros de distância da Terra. A DSN é um sistema de antenas de rádio usado para apoiar missões espaciais interplanetárias e algumas na órbita do nosso planeta. A combinação de antenas permite à Nasa criar uma antena global maior e captar sinais da nave, que foi lançada em 1977. A Voyager 1 e também a 2 deixaram a influência do Sol e são as únicas construídas pelo homem a entrar no espaço interestelar. A Voyager poderá potencialmente devolver dados científicos sem precedentes até meados da década de 2030, quando esgotar o seu abastecimento de combustível nuclear.

(Divulgação)

“A aprovação do Marco Legal dos Games deve trazer maior segurança do ambiente de negócios de videogames no País, atrair mais investimentos nacionais e internacionais para o setor, e aumentar o número de empregos e de ofertas de trabalho e de qualificação de profissionais para o segmento.”
Rodrigo Terra, presidente da Abragames, sobre a sanção pelo presidente Lula do Marco Legal dos Jogos Eletrônicos. Ele defende que a indústria de games é um vetor de desenvolvimento econômico, inovação e difusão cultural.

YouTube lança recurso ‘Jump Ahead’

Após um período de testes, o YouTube lançou oficialmente seu recurso “Jump Ahead” com tecnologia de IA para usuários premium e apenas para Android – por enquanto. Eles podem avançarem para as partes mais interessantes dos vídeos que assistem, determinadas pelos dados de visualização do usuário e pelas previsões da Inteligência Artificial. Ao apertar o botão “pular em frente”, o vídeo é passado ao “o próximo melhor ponto para o qual um espectador normalmente avança”, segundo a plataforma. O recurso é treinado por dados granulares de exibição e pelos hábitos de quem visualiza o vídeo naquele momento e leva ao ponto que o usuário provavelmente deseja ver.

Ataque hacker atinge Defesa do Reino Unido

(Divulgação)

O Ministério da Defesa do Reino Unido foi atingido por uma violação de dados. Hackers obtiveram os nomes e informações bancárias de militares da ativa e de veteranos, segundo relatos da BBC e da Sky News. A desconfiança paira sobre a China, embora o governo britânico não tenha revelado quem está por trás do ataque cibernético, que ocorreu em um sistema de folha de pagamento. A Europa aguarda por uma resposta ao ataque.

Corrida de carros autônomos é sucesso

(AETOSWire)

A equipe da TUM (Universidade Técnica de Munique), da Alemanha, foi a vencedora da primeira corrida da Liga Autônoma de Corrida de Abu Dhabi (A2RL), realizada no dia 27 de abril. Oito equipes disputaram a competição, que colocou em prática sistemas de antenas, sensores, recursos de IA e de aceleração eletrônica (drive-by-wire) no lugar de pilotos humanos. O prêmio pela vitória foi de de US$ 2,25 milhões. A corrida, com ultrapassagem na última volta, foi sucesso de público e crítica, apesar de os carros pararem totalmente na pista em alguns momentos para não bater nos adversários que rodaram ou saíram do traçado. Mais de 10 mil espectadores no autódromo e 600 mil internautas acompanharam a prova, realizada no Circuito de Yas Marina, o mesmo usado pela Fórmula 1. A expectativa é de que o evento inaugural da A2RL acelere o desenvolvimento de tecnologia autônoma. Reconhecer os avanços tecnológicos é importante, mas nada como ver Ayrton Senna, cuja morte completou 30 anos em 1º de abril, no cockpit de sua McLaren.