Hotelaria: The Lana, o luxo da Dorchester Collection, em Dubai
Inaugurado em fevereiro, hotel de luxo construído à beira mar, na Marasi Bay Marina, apresenta atributos exclusivos, da vista dos quartos aos restaurantes e spas
Por Letícia Franco
Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é conhecida pelo luxo e pela ambição que motiva a construção das maiores ilhas artificiais e o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, com 160 andares. Agora, o arranha-céu mais icônico da cidade tornou-se parte da vista do The Lana, primeiro hotel da Dorchester Collection, famosa pelos hotéis luxuosos e exclusivos na Europa e nos Estados Unidos, no Oriente Médio. À beira-mar, na Marasi Bay Marina, o novo empreendimento foi inaugurado em fevereiro deste ano e promete entregar luxo em cada detalhe.
Em visita ao Brasil, François Delahaye, COO da Dorchester Collection, falou com a DINHEIRO, em São Paulo. “Não é o maior hotel, nem o mais gold, como é comum em Dubai. O The Lana se propõe a ser chique desde os detalhes arquitetônicos e obras de arte até a exclusividade do Dior Spa”, disse.
Se a diferença se encontra nos detalhes, a arquitetura interconectada refletida na Marasi Bay Marina durante o dia, e a luz estonada do hotel à noite, são particularidades que engrandecem a experiência do hotel.
Moldada pela cidade, a construção foi projetada pelo premiado escritório londrino Foster + Partners, que apostou contemporaneidade de Dubai ao apresentar um pódio central — The Lana Promenade — para lojas e restaurantes, bem como uma piscina infinita na cobertura com vista para a paisagem urbana e a paisagem desértica.
Os interiores foram assinados pela dupla parisiense Gilles & Boissier, que se inspiraram nas águas cristalinas da Marasi Bay Marina para criar uma sensação de luz e fluidez, com ambientes distintos e discretos.
• Cada um dos 225 quartos conta com um terraço e janelas de vidro do chão ao teto que proporcionam luz natural e valorizam as vistas.
• As cinco suítes exclusivas do The Lana (Marina Duplex e Marina Terrace) possuem layouts duplex, salas de estar de canto com altura dupla e terraços em ambos os níveis.
• A Suíte Marina Royal (suíte presidencial), tem uma varanda ao longo de todo o edifício, com vistas ao Burj Khalifa, enquanto a Suíte Lana Royal, de dois quartos, envolve o canto Norte do edifício.
• Além disso, os interiores do prédio incorporam mais de 50 obras de arte, encomendadas por artistas locais e globais.
Mas nem só de quartos luxuosos se faz a festa no The Lana. O maior exemplo disso é a atração do 29º e penúltimo andar do hotel: um spa da Dior, o primeiro da marca francesa nos Emirados Árabes Unidos. São cinco salas de tratamento e uma suíte para casal, em que cada cômodo tem seu próprio espaço privado de relaxamento. Uma variedade de procedimentos e programas de bem-estar fazem parte do cardápio do local, que possui também sessões de sauna personalizáveis e tratamentos faciais, e para mãos e pés. E um espaço exclusivo pede tratamentos exclusivos. São eles: Escale at The Lana, Dior Stone Therapy e o D-Sculpt.
Para gastronomia, uma variedade de restaurantes, que mesclam conceitos originais e a gastronomia local, com o gostinho do glamour parisiense, a culinária japonesa e o tradicional café da tarde — símbolo dos hotéis do grupo.
Entre os oito espaços, quatro foram desenvolvidos por chefs com estrelas Michelin.
• Jean Imbert, que também lidera a equipe culinária do Hotel Plaza Athénée em Paris, desenvolveu o Rivera, restaurante mediterrâneo moderno, e High Society, localizado na cobertura.
• Com 12 estrelas Michelin, Martín Berasategui assinou o Jara, o primeiro restaurante de culinária basca em Dubai.
• Enquanto o Bonbon Café de Angelo Musa, também do Plaza Athénée, serve clássicos franceses, como viennoiseries e pães.
DESTINOS
A propriedade começou a ser construída há sete anos, sendo a primeira inauguração do grupo em mais de uma década. Com outros nove hotéis espalhados em cidades “cartões postais” de seus países, como Londres, Roma, Paris e Los Angeles, Dubai foi adicionada ao seleto portfólio por ser um destino para conexões de voos, como para as Maldivas.
“Foi um destino muito pedido por nossos clientes”, afirmou Delahaye. Isso também explica a sua bela localização, a 20 minutos de carro do aeroporto internacional, e como o luxo é uma regra, são oferecidos transportes excepcionais: Rolls-Royces personalizados, além de um barco futurista para cruzeiros. O próximo destino do grupo já foi definido: Tóquio, no Japão, em 2028.
Questionado se o Brasil também está na rota, Delahaye afirmou que Rio de Janeiro e São Paulo são destinos almejados por ele, mas ainda não encontrou uma parceria ideal. Por enquanto, tornar o The Lana em mais uma lenda da Dorchester Collection é a prioridade. Com um luxo detalhista e exclusivo.