Tecnologia

OpenAI lança o ChatGPT-4o

Crédito: Divulgação

ChatGPT-4o: tecnologia pode sentir emoções e tons, fazendo com que situações pareçam dramáticas ou robóticas (Crédito: Divulgação )

Por Beto Silva

Não. Não é ChatGPT-Quarenta. É ChatGPT-Quatro ‘O’. Letra ‘O’ em referência a ‘omni’. De multifuncional. Essa é a principal atualização (tão esperada) na ferramenta da empresa OpenAI. “É nosso melhor modelo de todos os tempos. É inteligente, é rápido, é nativamente multimodal”, disse o CEO da companhia, Sam Altman, no X. O GPT-4o pode processar texto, áudio e imagem em um único equipamento. Anteriormente, existiam modelos separados para voz e imagem. Segundo especialistas, a tecnologia pode sentir emoções e tons, fazendo com que situações pareçam dramáticas ou robóticas. Pode até cantar. Alguns analistas apontam que a suave voz feminina usada na demo se parece muito com a da personagem assistente de voz de Scarlett Johansson no filme Her (2014). As consequências das inovações serão mensuradas, de fato, no decorrer dos próximos meses.

Google inaugura Project Starline em 2025

(Divulgação)

O Google iniciou em 2021 o Projeto Starline, uma plataforma de teleconferência com foco corporativo, que usa imagens 3D, câmeras e uma tela personalizada para permitir que as pessoas conversem com alguém como se estivessem na mesma sala. Ou quase isso. Após testes e prévias técnicas – e alguns problemas no decorrer do processo –, a gigante de tecnologia vai lançar o Starline ano que vem, em parceria com a HP. “Isso marca um passo significativo em direção a um mundo onde a conexão e a colaboração são possíveis, não importa onde você esteja”, disse Andrew Nartker, gerente geral do Projeto Starline.

EUA sofrem sem linhas de energia suficientes

O plano tecnológico dos Estados Unidos tem avançado forte nas correntes de IA, veículos elétricos e produção de chips em larga escala. Tudo isso coloca pressão sobre as redes elétricas envelhecidas do país, que precisam do dobro da capacidade de transmissão para cumprir a meta de Joe Biden de eletricidade 100% livre de poluição por carbono. Para construir mais linhas de transmissão, a Comissão Federal de Regulação de Energia aprovou as maiores mudanças em mais de uma década no modo como as redes elétricas dos EUA são planejadas e financiadas. Há necessidade de antecipar as demandas energéticas – com previsão e financiamento –, cujos projetos são esperados para os próximos 20 anos. A expectativa é impulsionar as energias eólica e solar.

Tempestades solares afetam GPS de tratores

(Divulgação)

As mais fortes tempestades solares registradas nos Estados Unidos desde 2003 atingiram os satélites GPS usados pelos tratores autônomos, que começaram a errar os caminhos nas lavouras. Com isso, em partes do Centro-Oeste americano, os agricultores tiveram de interromper o plantio de milho, o que pode reduzir a o rendimento da colheita que prometia ser histórica. A LandMark Implement, proprietária da John Deere, alertou os produtores para desligar um recurso que usa receptor fixo para corrigir os caminhos dos tratores.

Sony nomeia novos líderes do PlayStation

(Divulgação)

Sai um, entram dois. A Sony decidiu nomear dois co-CEOs para liderar seus negócios PlayStation no lugar de Jim Ryan, que se aposenta. Hermen Hulst e Hideaki Nishino vão liderar os negócios da plataforma de game. É a primeira vez que a Sony nomeia dois comandantes. Isso ocorre em meio a demissões de 900 funcionários do PlayStation nos últimos 18 meses e o encerramento dos estúdios em Londres, no Reino Unido. A Sony reduziu suas previsões de vendas do console PS5 no último trimestre. Agora o mercado está de olho no que dois vão fazer no lugar de um para alavancar os negócios.