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Búzios ressignifica o futuro do turismo

Terceiro destino mais desejado do País, cidade do litoral fluminense recebe onda de investimentos e lança iniciativa para preservar seu charme mundialmente famoso

Crédito: Divulgação

Pôr do sol sobre o mar na Praia dos Ossos, com a escultura Três Pescadores em primeiro plano. Viver Búzios pretende divulgar o destino sem descaracterizá-lo (Crédito: Divulgação )

Por Celso Masson

Da bucólica e pacata vila de pescadores até a década de 1950, Búzios se tronou conhecida como a “Saint Tropez brasileira” depois de revelada ao mundo por Brigitte Bardot, atriz que ainda é o símbolo do glamour local. Virou paraíso de argentinos e paulistas a partir da década de 70. E segue se reinventando para atrair mais visitantes e residentes sem perder a magia que faz da cidade um dos três destinos mais desejados do País, perdendo apenas para Rio de Janeiro e São Paulo, segundo pesquisa recente da Omnibees.

Seus encantos vão muito além:
das 23 praias (uma bem diferente da outra),
do sol que brilha o ano inteiro (é a cidade litorânea em que menos chove no Brasil),
e da incomparável oferta de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas e passeios.

Pode parecer exagero, mas há algo ali que não cabe em palavras e nem mesmo em imagens. “Quando a gente fala de Búzios, talvez o que melhor a defina seja a qualidade de vida dos moradores da cidade”, afirmou o prefeito Alexandre Martins durante o lançamento em São Paulo da iniciativa Viver Búzios, na quarta-feira (22).

A busca por essa qualidade de vida talvez explique chegada de novos empreendimentos imobiliários voltados para o público de alta renda nos últimos dois anos. Eles estão dando à antiga vila de pescadores uma nova feição, e ela ainda melhor que as anteriores.

Para transmitir aos turistas e possíveis investidores esse novo momento da cidade, um grupo de empresários, liderado pelo CEO do grupo ST, Marcelo Conde, se uniu ao Búzios Convention & Visitors Bureau para lançar uma plataforma de divulgação do destino.

Batizada Viver Búzios, a iniciativa inclui o portal de conteúdo e reservas on-line visitbuzios.com.br. “Viver Búzios é um encontro de desejos voltados para valorizar o que nós temos de muito especial, que é a qualidade dos serviços que a cidade oferece, inclusive agora no setor imobiliário”, afirmou Conde.

Prato de frutos do mar do restaurante Belli Belli no clube de praia do Aretê e fogueira ao anoitecer em uma varanda do hotel Villa Rasa. Qualidade dos serviços é um dos pontos altos da cidade (Crédito:Divulgação )
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O melhor exemplo dessa ressignificação do destino é o bairro planejado Aretê Búzios, considerado o maior complexo imobiliário do litoral brasileiro. Tem:
marina própria,
condomínios residenciais interligados por canais navegáveis,
restaurante,
campo de golfe,
aeroporto,
e um beach club onde funciona uma filial do já consagrado restaurante Belli Belli, com duas unidades (uma delas funcionando como pizzaria) no badalado Porto da Barra, na praia de Manguinhos, local de desembarque dos navios de cruzeiro e cenário do mais concorrido pôr do sol da cidade.

Com investimento pesado de um fundo imobiliário capitaneado por Pedro Bulhões, do Opportunity, o Aretê está atraindo a ocupação de Búzios para uma região antes pouco valorizada, a Praia Rasa, que fica a cerca de 12 quilômetros da Orla Bardot.

Desde que as obras começaram por ali, novos hotéis foram erguidos nas imediações, com destaque para o Villa Rasa, hoje um requisitado destino de casamento e que acaba de inaugurar um spa a cargo de Henrique Bertini, criador do Gabinete de Ayurveda. “Eu me mudei do Rio de Janeiro para Búzios na condição de gerente de wellness do Villa Rasa”, disse Bertini. “Aqui oferecemos mais de 60 técnicas, entre terapias, tratamentos estéticos e serviços de beleza”.

Entre as opções, diversos tipos de massagens, aulas de ioga, hammam, sauna ayurvédica e até uma câmara de flutuação. “Teremos programas de tratamento com hospedagem de três a cinco dias. Para quem não quiser vir dirigindo, uma van fará o traslado a partir do Leblon”, afirmou.

A elegante piscina interna e sessão de massagem no A Concept Hotel & Spa, um dos mais luxuosos de Búzios. Ampliação para atender mais hóspedes de alta renda (Crédito:Renan Blaute)
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GASTRONOMIA

A ênfase no bem-estar é também uma das propostas do A Concept Hotel & Spa, inaugurado em 2022 com apenas 13 suítes e que já passou por uma ampliação para receber novas acomodações e 15 vilas exclusivas, além de um novo spa, com inauguração prevista para junho.

Recentemente, o A Concept apresentou seu novo restaurante, The Juls, em substituição ao Ban Thai. “Optamos em tirar o foco da comida tailandesa em nosso restaurante”, afirmou o chef Marcos Sodré. “O The Jul’s surgiu com a proposta de ser um restaurante de comida internacional com muitos grelhados no Josper, com opções da gastronomia japonesa e também com sugestões tailandesas”, disse Sodré.

Outra novidade na já excelente oferta gastronômica de Búzios é a chegada da jovem chef Victoria Teles, de 27 anos, para comandar a cozinha do aGaleria, restaurante do Insólito Boutique Hotel, na Praia da Ferradura. Vice-campeã da quarta temporada do programa Top Chef Brasil, da Rede Record, ela reúne em um novo cardápio suas experiências em cozinhas como as dos restaurantes paulistanos Evvai e Jean-Georges, do Palácio Tangará (ambos recém-premiados com estrelas do Guia Michelin), além de influências orientais trazidas do Park, em Montreal, onde estagiou no início da profissão. “Para mim, a comida deve ser gostosa, tipo um abraço, mas ao mesmo tempo surpreender”, disse Victoria. “Meu estilo de cozinha se encaixa mais no mediterrâneo, com muitos frutos do mar e frescor.”

Para levar esse desafio adiante, pesa a seu favor o fato de Búzios ter também a melhor oferta de peixes frescos de toda a costa brasileira. Quem garante é o premiado chef Alex Atala, dono dos restaurantes DOM e Dalva e Dito, em São Paulo, e agora sócio do Resid, membership club cujo primeiro empreendimento hoteleiro será o Nas Rocas, previsto para entrar em funcionamento ainda este ano na Ilha Rasa, em Búzios.

Segundo Atala, a razão para a qualidade excepcional dos peixes que vivem na orla da cidade é um fenômeno oceanográfico chamado ressurgência. Ele faz com que as águas mais frias do fundo do mar subam à superfície carregando nutrientes que alimentam os cardumes e os tornam mais saudáveis e saborosos.

A chef Victoria Teles, 27 anos, que acaba de assumir a cozinha do aGaleira, no hotel Insólito. Influências orientais e mediterrâneas para aproveitar o melhor do mar (Crédito:Divulgação )

A chegada de Alex Atala a Búzios como sócio de um empreendimento hoteleiro é mais um dos sinais do momento especial que a cidade vive. E é ótimo que essa onda esteja sendo surfada por gente comprometida com a sustentabilidade. “O turismo só é bom se ele melhorar a qualidade de vida da comunidade”, disse Atala. “Nós queremos que os filhos dos funcionários do turismo possam ir à escola não apenas para que se tornem uma mão de obra mais qualificada para essa indústria. Queremos que eles aprendam a ser gestores, e quem sabe nossos competidores no futuro”.