IA chega aos notebooks
A gigante taiwanesa Asus lança o primeiro computador pessoal equipado com Inteligência Artificial do Windows 11. Aposta é na experiência de uso para turbinar as vendas
Por Nelson Fernandes
Inteligência Artificial (IA) tem ocupado espaços em quase todas as empresas e os setores economia, mas ainda estava tímida no segmento de computadores pessoais. Mas não está mais. A gigante taiwanesa Asus anunciou na segunda-feira (20) uma nova geração de notebooks impulsionados por IA. A novidade foi apresentada no encontro anual da companhia, o Next Level AI Incredible, onde o Asus Vivobook S 15 foi mostrado oficialmente ao mundo.
Equipado com o Snapdragon X Elite, o dispositivo é o primeiro notebook Copilot+ da empresa, com recursos de IA do Windows e uma coleção de aplicativos exclusivos da Asus que visam, segundo a fabricante, melhorar o trabalho e o lazer do usuário. “À medida que a Asus embarca nessa jornada, marcada pelo lançamento do nosso primeiro notebook de IA, estamos no início de uma nova era da computação pessoal”, afirmou o co-CEO da empresa, S.Y. Hsu. “Acreditamos que esses dispositivos são o futuro dos notebooks e mudarão drasticamente a forma como trabalharemos, estudaremos, criaremos e jogaremos.”
O novo equipamento não é importante apenas para a Asus, mas representa um divisor de águas no mercado de tecnologia e para bigtechs como Microsoft e Qualcomm, que enviaram seus executivos ao evento. “É um momento empolgante para colaborar com parceiros como a Asus, que nos permite trazer hardwares inovadores que desbloqueiam o software de IA para a vida de nossos clientes”, afirmou Mark Linton, vice-presidente da Microsoft. “Com o lançamento do Vivobook S 15 da Asus, estamos trazendo o poder do Copilot no Windows, Recall e Cocreator, mostrando o potencial da IA no dispositivo e baseada em nuvem”, disse.
Esse otimismo da Microsoft com a introdução da IA aos computadores pessoais reflete a empolgação da Qualcomm, que aposta nas inovações para acelerar suas vendas em todo mundo. “Estou entusiasmado que a Qualcomm e a Asus estejam trabalhando juntas para trazer inovação líder do setor para consumidores e empresas, e nossa colaboração mais recente é a melhor até agora”, disse Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm, durante o evento.
Segundo o consultor em tecnologia Renato Ammon Borges, mestre em desenvolvimento de softwares pela UFMG e especialista em IA, a iniciativa da Asus está em linha com a estratégia das maiores empresas globais do mercado de notebooks. “Assim como a Asus, companhias como Samsung, Dell e Lenovo têm investido pesado na implementação de IA em seus melhores aparelhos”, afirmou. “O ganho de produtividade é comparável ao uso de smartphones em relação aos antigos celulares que só faziam ligação.”
ATRIBUTOS
O Asus Vivobook S 15 não tem, no entanto, apenas a IA como atributo.
• A bateria tem uma supercapacidade de até 18 horas de duração, ideal para quem demanda alta produtividade ininterrupta, como jogos on-line.
• Com uma tela 3K, 120 Hz Asus Lumina OLED, áudio com certificação Harman Kardon e um elegante chassi leve de 14,7 mm de espessura e 1,42 kg, entrega desempenho superior em relação aos últimos modelos da marca.
• Internamente, o processador é alimentado pelo Snapdragon X Elite com NPU integrada Qualcomm Hexagon.
Os aprimoramentos de IA de próxima geração incluem o Windows Studio Effects e uma câmera Asus AiSense IR. Os recursos de detecção de presença da câmera habilitam a função de Escurecimento Adaptativo — que escurece a tela quando o usuário desvia o olhar — e o Bloqueio Adaptativo, que bloqueia automaticamente o notebook quando o usuário se afasta e o desbloqueia quando ele retorna.
Além disso, o equipamento é também o primeiro dispositivo a apresentar a aplicação de IA exclusiva da empresa, StoryCube, forma mais inteligente, conveniente e poderosa de gerir todos os ativos digitais.
A rapidez na conexão outro ponto forte do aparelho. Graças ao WiFi 7, ativado pelo sistema Qualcomm FastConnect 7800, o Vivobook S 15 promete entregar velocidades de até 5,8 Gbps, ultrapassando o WiFi 6 em 4,8 vezes, garantindo streaming contínuo, conclusão de tarefas sem esforço e downloads ultrarrápidos. Ao que tudo indica, se depender da Asus, a IA do futuro passou a ser realidade do mercado de notebooks.