Embalada para crescer, a Embalixo avança no ESG

Crédito: Divulgação

CEO da Embalixo, Rafael Costa: diversificação (Crédito: Divulgação )

Por Allan Ravagnani

Líder brasileira em sacos para lixo, a Embalixo não só está na dianteira desse mercado, com uma fatia de 48%, como também deu marca aos sacos de lixo. Com 20 anos de atuação, a aposta da empresa passa pela inovação, com foco em sustentabilidade e inclusão. Para isso, está investindo R$ 50 milhões em tecnologia e equipamentos para ampliar a economia circular no chão de fábrica. A produção anual chegará a 18 mil toneladas este ano, e o portfólio vai além dos tradicionais sacos para lixo, abrangendo modelos inovadores, como itens com alças e abas, feitos de plantas e tecnologia que captura a emissão de gás carbônico, antibacterianos, com repelente de moscas e mosquitos, neutralizador de odores, material reciclado e até de matéria-prima vegana. A mais recente novidade é a linha Oceano, fabricada a partir de resíduos plásticos retirados do mar. O investimento previsto em economia circular confirma que a empresa deve atingir a meta de utilizar 70% de sua produção com matérias-primas recicladas. “Estamos adquirindo novas tecnologias e equipamentos em nossa planta, em Hortolândia (SP), para atingir toda a nossa capacidade fabril, de 24 mil toneladas, e sermos mais sustentáveis e inovadores”, afirma o CEO Rafael Costa. Ele conta que, no início, costumava ir com o pai no Nordeste comprar máquinas usadas com pouquíssimo dinheiro. “A gente acreditava naquilo e sabíamos que teríamos que ser diferente, focar na inovação e na sustentabilidade”, afirmou. Hoje a empresa, que segue com a gestão dos filhos, cresce dois dígitos anualmente e deve atingir faturamento R$ 360 milhões em 2024, valor 17,65% maior que o do ano passado.

Varejo
Savegnago recebe certificado de logística sustentável

(Divulgação)

O Grupo Savegnago recebeu o certificado de sustentabilidade pelo reconhecimento do trabalho da rede na área de logística. A certificação é concedida pela CHEP ­— A Brambles Company, empresa global líder em gestão e transporte de mercadorias por meio de paletes sustentáveis. Pela utilização dos serviços da CHEP, o Savegnago contribuiu com a proteção ao meio ambiente e a promoção de um modelo logístico sustentável. De acordo com a certificação, a rede salvou 1.400 árvores, evitou o descarte de 460 mil quilos de resíduos em aterros ­— equivalente ao desperdício de 350 mil pessoas por dia, além evitar a geração de emissões de carbono em 515 mil quilos — cerca de 12 voltas ao mundo de caminhão.

Renováveis
Energia solar é aposta de rede de lavanderias self-service

(Divulgação)

O Brasil é o 6º maior produtor de energia solar do mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com dados da Agência Internacional de Energias Renováveis. A Lavô, maior rede de lavanderias self-service do País, aposta nesse uso e cerca de 15% da rede já possui plano de assinatura solar. A implementação dos painéis traz uma redução significativa na conta de energia e impacta diretamente na rentabilidade do empreendimento. A assinatura não gera custos para o franqueado, somente o da energia, e auxilia na construção de mais usinas solares pelo aumento da demanda, além de gerar um desconto de, em média, de 12% da tarifa. A rede já possui mais de mil unidades espalhadas pelo País.

Patrimônio
São Paulo apoia 900 projetos culturais em 2023

(Divulgação)

Entre projetos artísticos e de preservação da memória histórica, o Estado de São Paulo investiu em 900 ações culturais no ano passado por meio do ProAC Editais — mecanismo fiscal que incentiva a produção cultural por meio de patrocínios e renúncia tributária. Como explica Andressa Romualdo, coordenadora do Acervo da Fundação Energia e Saneamento, são registros feitos nos séculos 19 e 20 da iluminação pública de cidades paulistas, projetos originais das primeiras hidrelétricas do Brasil e de prédios famosos, como do Edifício Alexandre Mackenzie – um dos cartões postais da capital e onde funciona, hoje o Shopping Light.

Bioeconomia
Programa europeu abre mentoria

O projeto de cooperação da União Europeia, AL-INVEST Verde ­— Direitos de Propriedade Intelectual, lançou o seu primeiro programa de mentoria em propriedade intelectual para os países do MERCOSUL o AL-INVmentor. Até 10 de junho criadores poderão se inscrever. Após o encerramento do período de inscrição, um painel de especialistas selecionará os grupos de produtores finais que receberão mentoria, que será anunciado ao final de junho 2024. As mentorias começarão em julho de 2024 e terminarão em janeiro de 2025, sendo presenciais e virtuais.

Helbor obtém o selo AQUA Empreendedor

(Divulgação)

A Helbor é a primeira incorporadora pura a conquistar o selo Empreendedor AQUA, importante reconhecimento internacional direcionado à construção civil de alta qualidade ambiental. Com essa certificação, todos os próximos imóveis lançados pela empresa deverão possuir alta qualidade em práticas sustentáveis durante a construção e a operação, dando ênfase à gestão de resíduos, tanto da obra quanto do uso do edifício. O selo AQUA busca trazer nova perspectiva para sustentabilidade nas construções brasileiras, levando em consideração a cultura, clima, normas técnicas e a regulação do País. Para obter o selo, é necessário um longo ciclo de adequações de processos, além do compromisso de que seus projetos sejam desenvolvidos conforme rigorosos padrões ambientais de gestão e desempenho.