Natura celebra 185 toneladas de plástico recicladas

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Natura Kaiak: marca líder nos lares brasileiros reciclou o equivalente ao peso de 94 milhões de tampinhas plásticas (Crédito: Divulgação )

Por Allan Ravagnani

Depois de mais de 30 anos após ser instituído durante a conferência Rio-92, o Dia do Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho ainda com previsões pouco animadoras caso a transição para uma economia circular dos plásticos siga a passos lentos. De acordo com um estudo da revista PLOS ONE, os mares contêm mais de 171 trilhões de partículas de plástico. Somente o Brasil despeja mais de 325 milhões de quilos de lixo plástico no mar todos os anos, sendo que 70% do lixo coletado em praias brasileiras é plástico. Trabalhando para a regeneração desse bioma, Natura Kaiak, a marca nº 1 de perfumaria nos lares brasileiros, já utilizou mais de 185 toneladas de plástico reciclado em suas embalagens, o equivalente ao peso de 94 milhões de tampinhas plásticas, evitando que alcancem o destino mais comum: os mares. “Os dados reforçam a importância de iniciativas como a da Natura, que, por meio de Kaiak, já evitou a emissão de 302 toneladas de CO2 desde o relançamento da marca em 2022”, afirmou Denise Coutinho, diretora de Marketing e Comunicação Brasil da Natura. Em um movimento que reforça seu compromisso com os oceanos, a Natura Kaiak renovou seu patrocínio com a World Surf League (WSL), participando na etapa brasileira, que acontece de 22 a 30 de junho, e na última etapa do Challenger Series 2024, que terá final no Brasil, a Corona Saquarema Pro, de 12 a 20 de outubro. Ambas na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). A parceria também serve como plataforma para a conscientização sobre os desafios ambientais enfrentados pelos oceanos.

PWC
70% dos brasileiros pagariam mais por produtos ESG

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O apoio a causas ambientais, sociais e de diversidade mobiliza consumidores em todo o Brasil. Nas classes C, D e E, 70% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas engajadas em defesa do meio ambiente. A informação está na pesquisa Mercado da maioria – Como a população de baixa renda transforma o consumo no Brasil, realizada pela PwC e Instituto Locomotiva. O estudo indica ainda que 69% dos consumidores destas faixas de renda estão dispostos a pagar mais por marcas que apoiam causas sociais. A tendência é que esse comportamento se firme, tendo em vista que 86% está disposta a priorizar marcas sustentáveis na hora de comprar. A pesquisa destaca, inclusive, que 53% já deixaram de comprar marcas por falta de responsabilidade social.

LUMINÁRIAS
Globo avança em eficiência energética

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Em menos de um ano após os Estúdios Globo, no Rio de Janeiro (RJ), terem passado pelo processo de retrofit luminotécnico, que possibilitou a economia de 4,25 GWh ao ano, desta vez, a GreenYellow, empresa especializada na transição energética das empresas, implementou na sede da Globo em São Paulo um projeto nos mesmos moldes. Foram substituídas 9.269 lâmpadas ou luminárias de tecnologias anteriores por unidades de led, que podem ser até 80% mais econômicas que as demais, e que irá reduzir em mais de 50% o consumo de energia da iluminação.

BORRACHINHA
Mercur quer produzir mais com matérias-primas renováveis

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Em 2024, a Mercur busca aumentar a meta de sua produção com matérias-primas renováveis para 45%. Esse indicador tem relação direta com a premissa de utilizar insumos renováveis para a regeneração do planeta desde o início da cadeia de produção. Em 2023, 39,12% da produção esteve focada no uso de renováveis nos recursos de saúde e educação. Nesse sentido, a empresa lançou a primeira borracha termoplástica do mercado brasileiro com 65% de insumos renováveis, mais leve e livre de cargas minerais. Outro produto que pontua a caminhada da Mercur é a Bolsa Térmica Natural para Bebês, elaborada com tecido 100% orgânico e caroços de açaí da palmeira juçara, aproveitando material que antes era descartado. A Mercur é carbono neutro desde 2015.

REUSO
SKF promove ESG em rolamentos

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Com mais de 100 anos de atuação no Brasil, a SKF trabalha para transformar sustentabilidade em oportunidades de negócio, principalmente com a repotencialização de rolamentos, um processo fundamental dentro dos compromissos de ESG da companhia porque está associado à economia de baixo carbono, à redução do consumo de água, energia elétrica e à economia circular. O serviço de repotencialização consiste na restauração da condição normal do rolamento, possibilitando retorná-lo à operação. A prática reduz os resíduos, uso de recursos naturais e energia elétrica, além de trazer benefícios financeiros.

MERCADO DE TRABALHO
Amazon vai capacitar jovens em vulnerabilidade social

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O Instituto PROA e a Amazon Brasil irão capacitar e promover a entrada de jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Com apoio financeiro da gigante do comércio eletrônico, o Instituto vai oferecer um curso com duração de três meses e pode ser feito de forma on-line e sem custos. Após a conclusão, os alunos serão indicados para oportunidades de trabalho. A princípio, a iniciativa irá focar nas cidades de Cajamar (São Paulo) e São João de Meriti (Rio de Janeiro), onde o programa beneficiará aproximadamente 280 jovens. Os participantes do programa têm entre 17 e 22 anos de idade, e estão estudando ou completaram o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas.