Tecnologia

Estudo mapeia cenário de pesquisa e desenvolvimento em IA

Crédito: Infográfico: Fabio X

IA, desde 2022: forte aceleração (Crédito: Infográfico: Fabio X)

Por Beto Silva

Apple mais inteligente

A Apple entrou de vez na era da inteligência artificial. A gigante da tecnologia mundial anunciou segunda-feira (10) o Apple Intelligence, sua estrutura de IA que suporta uma série de novos recursos em todos os sistemas operacionais: iOS 18, iPadOS 18, WatchOS 11 e MacOS 15 (Sequoia). A atualização entrará em smartphones, tablets, relógios e computadores na versão beta pública ainda este ano. Para isso, a Apple uniu forças com a disruptiva OpenAI. “Este é um momento pelo qual temos trabalhado há muito tempo”, disse Tim Cook, CEO da Apple. É um movimento estratégico para a maçã competir com Google e Samsung. E para a empresa de Salt Altman, a parceria coloca seus modelos de IA diretamente nas mãos de milhões de usuários do iPhone. Nos aparelhos Apple, será possível gerenciar notificações ou escrever automaticamente e resumir texto em e-mails e outros aplicativos; a Siri, assistente de voz do iPhone, vai conversar mais naturalmente, em vez de apenas responder a uma pergunta de cada vez; também será possível digitar para a Siri; e criar imagens totalmente originais usando fotos em sua biblioteca. Demorou, mas a Apple entrou no jogo. Quem segura?

(Caroline de Souza Machado)

“As pessoas no Brasil enviam mais figurinhas, participam mais de enquetes e enviam quatro vezes mais mensagens de voz no WhatsApp do que em qualquer outro país”

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, dona do WhatsApp, Instagram e Facebook, ao anunciar novidades, dia 6 de junho, durante o ‘Meta Conversations’. A “IA da Meta” deve ser lançada no Brasil em julho. A tecnologia promete interagir com os usuários, gerar imagens, criar textos e responder perguntas.

Xbox portátil? CEO dá spoiler

(Divulgação)

“Acho que deveríamos ter um portátil também”, disse o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, que já deixou claro diversas vezes ser fã desse formato de videogame. O executivo tem curtido postagens no X que mencionam a possibilidade desse novo hardware. Spencer tem um ROG Ally, um Lenovo Legion Go e um Steam Deck. Logo logo vai ter um Xbox de tela cheia, mas em modo compacto. Baseado no Windows? É provável, mas os spoilers do CEO pararam por aqui.

Gêmeo digital da Terra

(Divulgação)

A Comissão Europeia lançou a primeira versão do Destination Earth (DestinE), um simulador alimentado por IA que visa melhorar a precisão das previsões climáticas. São dois modelos: um para eventos climáticos extremos e outro para adaptação às alterações climáticas. Eles vão monitorar, simular e prever o clima da Terra com grande detalhe. “DestinE significa que podemos observar desafios ambientais que podem ajudar-nos a prever cenários futuros – como nunca fizemos antes”, disse a chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager. O simulador é alimentado por computadores de alto desempenho da Europa (EuroHPC).

OTAN financia startup que constrói robôs de guerra

(Divulgação)

O Fundo de Inovação da OTAN (NIF) liderou um investimento inicial de 9 milhões de euros na startup alemã ARX Robotics, que constrói robôs terrestres não tripulados. Os robôs de guerra da startup parecem pequenos tanques, mas sem armas. Os veículos circulam sobre esteiras e podem ser equipados com radar, dispositivos de varredura de minas ou macas médicas. ARX vende quatro máquinas diferentes. O maior transporta cargas militares pesando até 500 quilos – incluindo soldados feridos. Os robôs estão todos conectados por meio de software e usam IA para se movimentar de forma autônoma. Os militares também podem controlá-los remotamente, como um drone.