Estilo

A estratégia da grife Martha Medeiros para vender fora do Brasil

Depois de crescer acima de 40% nos últimos três anos, grife retoma projetos de internacionalização e expansão dentro do Brasil

Crédito: Divulgação

Empresa usa eventos internacionais para debutar (Crédito: Divulgação )

Por Jaqueline Mendes

No mundo do luxo, a grife Martha Medeiros está para a moda brasileira assim como a Dolce & Gabbana está para a Itália ou a Piaget está para a Suíça. Quase tudo fatto a mano. Mas para se tornar conhecida mundo afora, a empresa tem colocado o pé na estrada, expondo seus produtos nas maiores e melhores feiras e encontros de moda do planeta. A mais recente foi o evento para multimarcas exclusivo em Houston, no Texas (EUA).

O local contou com a instalação de uma pop-up da marca com peças da Cosmopolitan, coleção de inverno 24, assim como vestidos especiais disponíveis para venda. Este ano a marca participa de outros dois importantes eventos: um em Hamptons, nos Estados Unidos, e outro no Paraguai. A turnê internacional será uma espécie de laboratório para a empresa escolher locais para definição de parcerias e possíveis aberturas de novas lojas.

Além de expor sua marca lá fora, a expansão também acontece no Brasil, onde a grife reafirma seu posicionamento e comprometimento com a sustentabilidade, meio ambiente e funcionários.

Com 120 colaboradores, a Martha Medeiros teve crescimento médio anual de 43% nos últimos três anos. A expectativa é de que, em 2024, fique em torno de 34%, segundo Gélio Medeiros, CEO da marca. “Se colocar no papel, temos hoje um valor agregado à Martha Medeiros que é muito maior que a empresa em si” Segundo ele, isso é fundamental quando se fala em marca de luxo. “Trabalhamos diariamente para elevar o valor interno da empresa ao valor da marca.”

(Divulgação)

“Queremos expandir para novos segmentos. Hotelaria e homewear são possibilidades.”
Gélio Medeiros, CEO da Martha Medeiros

As expectativas para o segundo semestre são altas, com planos de inaugurações em mais quatro praças nas diferentes regiões do Brasil: Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e São Paulo. A capital paulista, inclusive, foi o lugar escolhido para a loja exclusiva bridal, prevista para abertura em setembro.

Com a Martha Medeiros Noivas, a intenção é a confecção de peças exclusivas, uma linha prêt-à-porter, peças sob medida, linha para damas de honra e acessórios para noivas. “Pretendemos inovar o mercado bridal brasileiro. A essência da marca tem tudo a ver com a delicadeza de um momento especial como o casamento”, disse Medeiros. “Para os próximos anos, queremos expandir para novos segmentos. Hotelaria e homewear são algumas das perspectivas.”

Já consolidada no mercado de luxo, a grife tem como principal ponto de venda a flagship em São Paulo, no Jardins. A loja, que passou por repaginação e reinauguração em março deste ano, oferece aos clientes todo o portfólio de produtos da marca, representando, assim, a maior porcentagem individual de vendas da empresa.

Só em 2023, a marca cresceu 28% a partir do rendimento de suas três lojas na capital paulista, que reúne, além da sua loja conceito, espaços no Shopping Iguatemi e Hotel Tangará. “Nosso tíquete médio gira em torno de R$ 11 mil, valor alto se comparado ao mercado, mas que demonstra nosso empenho com a exclusividade e criação de peças limitadas e únicas”. No entendimento do executivo, tal valor envolve a responsabilidade na escolha das mãos que realizam o processo artesanal e “transformam as matérias-primas em arte”.