Negócios

Grupo de trade marketing dobra faturamento com gestão consultiva e diversidade

Sob direção de Mariana Delfino, grupo formado pelas empresas SIT Trade e iFollow cresce à medida que oferece soluções integradas

Crédito: Adriano Vizoni

''O foco estava na produção de materiais de pontos de venda. Era preciso expandir nossa área de atuação para crescer. a meta é avançar cerca de 25% neste ano'', diz Mariana Delfino CEO do grupo de Trade Marketing (Crédito: Adriano Vizoni)

Por Letícia Franco

O grupo de trade marketing formado pelas empresas SIT Trade e iFollow dobrou o faturamento e fechou o último ano com aumento de 83% na carteira de clientes, entre eles Ambev, Oxxo, Pepsico e Swift. O crescimento foi fruto de uma série de mudanças, com ampliação de serviços e um estilo de gestão horizontal. Tudo isso foi capitaneado por Mariana Delfino, que conduziu a empresa para esse caminho desde a sua chegada em 2020, como gerente de projetos e operações. Em 2023, ela se tornou CEO, quando ainda tinha 26 anos. Hoje, com 28, a executiva comemora a fase inédita da companhia e traça novos planos. “A meta é crescer cerca de 25% neste ano e expandir nosso mercado, chegando a outros países da América Latina”, disse a CEO à DINHEIRO.

O grupo, que atende mais de 100 empresas em todos os Estados e no Distrito Federal, desembarcou no México recentemente. Essa era uma das metas da empresa quando Mariana chegou lá quatro anos atrás. Formada em engenharia de produção pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a executiva começou a carreira no mercado financeiro. Os planos mudaram quando aceitou o desafio de estruturar o grupo de trade marketing criado em 2019 e administrado por Marcos Delfino, seu pai. “O foco estava na produção de materiais de pontos de venda. Era preciso expandir nossa área de atuação para crescer”, afirmou a CEO.

83%
de aumento no número de clientes registrou a empresa

100%
foi o crescimento da receita do grupo no ano passado

50%
é o índice de mulheres em cargos de liderança no grupo

Com o objetivo de oferecer muito mais que produção dos materiais de trade marketing, o grupo criou no início de 2021 um sistema de tecnologia para acompanhamento de cada etapa da jornada. O iFollow permitiu automatizar a gestão de campanhas e ativos, destacar estrategicamente os produtos nos PDVs e desenvolver soluções personalizadas para as demandas específicas de cada cliente.

Como a intenção era de contribuir com o projeto desde o primeiro passo, a empresa começou a operar na área de criação e planejamento dos projetos no ano seguinte. Além disso, o grupo conta com serviços logísticos voltados para a regionalização com uma base de parceiros homologados em cidades como Salvador, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O grupo formado pelas empresas SIT Trade e iFollow aumentou a carteira de clientes e hoje atende companhias como Oxxo, Ambev, Pepsico e Swif (Crédito:Divulgação )

GESTÃO

O crescimento da holding também está relacionado ao estilo de gestão adotado pela executiva. Desde a chegada da executiva, houve aumento de 1.500% da equipe. Para Mariana, os números são reflexos de uma gestão consultiva, que prioriza a participação dos colaboradores, e também aposta no desenvolvimento de jovens talentos e na igualdade de gênero. Atualmente, as mulheres representam 50% do quadro de líderes do grupo, enquanto correspondem a 48% nos demais cargos. “Uma cultura organizacional baseada em pesquisas que comprovam que a diversidade estimula o ambiente de inovação, o que gera crescimento para o negócio”, disse ela.

Segundo a Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, empresas diversificadas e inclusivas têm 76% mais probabilidade de ver ideias serem produzidas e têm receitas de inovação 19% mais elevadas. É com uma gestão consultiva e um time diverso que Mariana Delfino quer ganhar cada vez mais mercado — dentro e fora do País — por meio de inovação e soluções integradas de trade marketing.