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Vinhos: o Barca-Velha 2015 está aí. Quem se habilita?

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O enólogo Luís de Sottomayor, a garrafa icônica do mais famoso tinto português e as videiras da Quinta da Leda, no Douro Superior (abaixo) (Crédito: Divulgação )

Por Marcos Strecker

O vinho mais famoso de Portugal, conhecido também pelos enólogos de todo o planeta, chega ao Brasil com sua nova safra. “Nova” é jeito de dizer. Colhida em 2015, é apenas uma das 21 safras desse tinto que só é produzido em anos de colheitas excepcionais. O enólogo “declara” apenas algumas safras após uma seleção rigorosa das castas que compõem o blend (touriga franca, touriga nacional, tinto cão e, desta vez, sousão) e um considerável tempo de estágio. Neste caso, nove anos. A tarefa está a cargo do enólogo Luís de Sottomayor, que coordena a equipe de enologia da Casa Ferreirinha desde 2007, quando a tradicional vinícola foi comprada pelo grupo Sogrape, que manteve o rigor na produção do vinho.

A marca Barca-Velha é um orgulho nacional e se confunde com a história da produção contemporânea do Douro. Produzido com uvas selecionadas de diferentes altitudes no Douro Superior, foi idealizado nos anos 1940 pelo produtor Fernando Nicolau de Almeida. A Quinta da Leda, com 170 hectares de vinha, atualmente é responsável pela maior parte do lote composto pelas castas tradicionais da região. E por que o ano de 2015 foi tão especial? As condições ímpares para gerar esta safra incluem uma vindima (época de colheita) curta e atípica, marcada por pouca chuva e dois meses de verão (julho e agosto) quentes, o que favoreceu a produção de vinhos complexos e com boa estrutura, segundo o enólogo.

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“O Barca-Velha 2015 revela uma maturação primorosa, combinando a excelência dos seus antecessores. Uma estrutura forte que ecoa a grandiosidade do Barca-Velha 2011 e uma acidez vibrante e elegância que evocam o caráter distintivo do Barca-Velha 2008”, diz o especialista. Só foram lançadas colheitas do vinho nos anos de 1952, 1953, 1954, 1955, 1957, 1964, 1965, 1966, 1978, 1981, 1982, 1983, 1985, 1991, 1995, 1999, 2000, 2004, 2008, 2011 e 2015. Mas quem quiser realmente degustar o ápice do líquido na sua edição mais recente deve esperar mais um bom período de guarda. O vinho deve alcançar o seu apogeu até 25 anos após a sua colheita, ou seja, ainda faltam 16 anos. Depois de Portugal, o Brasil é o primeiro país a receber o rótulo, que é importado exclusivamente pela Zahil e chega com preço de R$ 10.860.

COR DO ANO
Le Creuset linha pêche

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A marca francesa Le Creuset, que ficou famosa pelas suas caprichadas (e caras) panelas de ferro, inspirou-se na cor do ano escolhida pela Pantone, Peach Fuzz, para lançar sua nova coleção de utensílios de cozinha. A Pêche, nova cor global da grife, está disponível desde o mês de junho em modelos de canecas, chaleiras, stock pots, fondues, panelas e outras peças. Concebida para ir do fogão à mesa, a linha se soma a outras tonalidades como Marseille, Cerise, Shell Pink, Nectar e Agave, já presentes no portfólio da marca. É um mimo para cozinhas selecionadas. A panela redonda Pêche 20 cm, por exemplo, tem como preço de referência R$ 1.919.

PRAIA DE PAULISTA
Clube com ondas artificiais

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Um novo clube promete opções requintadas (e inusitadas) para os paulistanos no primeiro semestre de 2025. O Beyond The Club será um clube exclusivo com uma praia dentro da capital. Os responsáveis prometem que terá a maior e mais potente piscina com ondas artificiais do mundo, com a tecnologia da espanhola Wavegarden, líder global no segmento. Comportará 900 surfistas por dia, que poderão usufruir 30 tipos de ondas (uma a cada quatro segundos) geradas por 62 motores. Ao redor da piscina haverá uma orla de quase 600 metros de areia. Também haverá simuladores de ski, snowboard, golfe e F1, além de restaurantes, charutaria, adega e hotel, sem contar um teatro com mais de mil lugares, que estará aberto também para os não-sócios. Serão só 3 mil títulos familiares à venda (com valor ainda não revelado). Ficará no bairro de Santo Amaro, ao lado da Ponte Transamérica, na marginal Pinheiros. Por trás do projeto estão KSM Realty, BTG Pactual e Realty Properties.

INSPIRADO EM LE MANS
TAG Heuer x Porsche

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A centenária relojoeira suíça TAG Heuer renovou sua tradicional parceria com a Porsche para lançar o TAG Heuer Carrera Chronograph x Porsche 963, um relógio que homenageia a origem conjunta das duas marcas no automobilismo. As grifes estão historicamente ligadas às 24 Horas de Le Mans, corrida que deu à fábrica alemã 19 vitórias e inspirou o modelo 963. O relógio será limitado a apenas 963 peças. O mostrador permite a leitura fácil no escuro, e o posicionamento dos índices vermelhos às 16h simboliza a emoção associada à contagem regressiva. Com caixa de 44 mm de diâmetro em aço escovado e polido, apresenta um mostrador com formas tubulares que lembram o chassi do carro de corrida. O ponteiro central é lacado vermelho, e o formato da pulseira de borracha é inspirada nas entradas de ar de baixo arrasto. As cores escolhidas são as de corrida da Porsche: branco, vermelho e preto. Cada peça da edição limitada é numerada individualmente, com valor de R$ 74.730.