Estilo

Os iates de luxo que fazem a cabeça de quem quer bem-estar em alto mar

Com fabricação brasileira e mercado mundial, dois iates de gigantes ganham a costa do País para atender quem quer unir a paz do mar, sem perder o conforto e o estilo

Crédito: Divulgação

Por Paula Cristina

Se tem algo que nos une enquanto espécie é a vontade de navegar. Desde os primórdios da construção humana, o ato de se lançar em águas para se mover é frequente. O registro mais antigo, datado entre 40 mil e 60 mil anos atrás, já indica tal vocação. Conforme a humanidade mudou, o estilo para estar sobre as águas também tornou-se mais elaborado. Uma destas transformações foi unir luxo, estilo e experiência para uma vivência em alto mar. Para atender esta demanda, dois novos iates de luxo atracaram no Brasil. Ideal para passar um tempo com os amigos, se conectar com a natureza ou esvaziar a mente, os espaços foram pensados para os que entendem que navegar é preciso, mas não querem perder o conforto no processo.

O lançamento mundial do Okean 80, que aconteceu no dia 7 de julho, dá ao Brasil gabarito para também fornecer iniciativas de alto luxo. Com área de convivência de mais 120 m², o iate é resultado das aspirações do empresário Nercio Fernandes, apaixonado pelo mundo das águas, em conjunto com o designer italiano, Paolo Ferragni.

Segundo Roberto Paião, CEO do Grupo Okean, apesar de seus iates terem ampla aceitação nos Estados Unidos e Europa, e de 70% dos barcos fabricados no estaleiro no Brasil serem exportados, uma mudança recente tem feito o grupo olhar com mais atenção o potencial brasileiro. “Nos últimos 2 anos, temos percebido um aumento significativo de consumidores brasileiros. O ano passado e este ano realmente nos surpreenderam, e isso demonstra que o Brasil está cada vez mais desenvolvido para a náutica”, disse à DINHEIRO.

Segundo ele, a demanda indica a preferência por iates cada vez maiores, mais confortáveis, com design diferenciados e repletos de tecnologia. “O nosso público é 100% formado por pessoas que buscam descanso, privacidade e que gostam do lazer sobre as águas e contato com a natureza com alto conforto.” Ao todo são três suítes e, nesta primeira unidade, os móveis são assinados pela Artefacto e desenvolvidos para que o usuário viva a versatilidade do espaço. No interior, o iate tem cabines amplas, especialmente a master, do proprietário, que possui banheiro duplo.

(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)

Mega iate Metri 27 (acima) tem 350 m² de área, cinco suítes, superestrutura em fibra de carbono e design europeu

A embarcação possui ainda acabamentos em teka e pedras nobres em todos os ambientes, além de tecidos e revestimentos de alto padrão. “Outro diferencial foi colocar o posto de comando central, que foi transportado para o deck superior, no flybridge”, com isso, diz o CEO, o ambiente fica mais amplo e, fechado com portas de vidros, cria um espaço privativo dedicado ao comandante. “Por este motivo, o convés da Okean 80 se transformou em área exclusiva de convivência e, certamente, a mais ampla da categoria de 80 pés.”

GIGANTE NA ÁREA

A maior fabricante de iates do mundo, a italiana Azimut Yachts, também está pronta para oferecer novidades aos brasileiros.
Com um megaiate de luxo com 350 m² de área, cinco suítes, superestrutura em fibra de carbono e design europeu, o modelo, que ganhou o nome de 27 Metri, também é produzido no Brasil, na filial em Itajaí, único parque fabril da marca fora da Itália.
 Apenas no que se refere à produção nacional, já foram vendidas 14 unidades deste modelo, sendo que duas estão em produção.
“A 27 Metri é o maior barco produzido na nossa unidade no Brasil e tem alta aceitação pelos consumidores brasileiros”, disse o CEO da Azimut Yachts Brasil, Francesco Caputo.

Okean 80 tem 120 m², alta tecnologia para navegação e cabine privativa para o comandante (Crédito:Divulgação )

Segundo ele, os ambientes trazem a assinatura de um dos mais renomados arquitetos náuticos do mundo, o italiano Achille Salvagni, proporcionando espaços luxuosos, versáteis e funcionais, além de mobiliário exclusivo, pedras e revestimentos nobres. “Um megaiate repleto de vidros recortados e que cobrem tanto o deck principal quanto o inferior e que demonstra a alta engenharia aplicada para a implementação de materiais nessa estrutura”, disse.

Segundo ele, a aplicação da fibra de carbono pura na superestrutura é algo que apenas este modelo carrega, “modelagem perfeita e um aspecto sofisticado, esportivo e agressivo, incomum para um barco destas dimensões”, afirmou. Há quatro anos produzindo o 27 Metri no Brasil o iate é o queridinho de artistas, atletas e personalidades mundo afora. “Destaque ao mercado norte-americano, europeu e aos Emirados Árabes”.

Para apresentar as novidades aos consumidores brasileiros, as duas marcas participaram do Itajaí Boat Show entre os dias 4 e 7 de julho. Uma oportunidade e tanto aos que leram Pessoa e entenderam que navegar é preciso, e que viver, diante de todo esse luxo, também é possível.