Febratex Group: feiras com visitantes do mundo todo vão impulsionar setor têxtil
Empresa especializada na promoção de feiras e eventos do setor têxtil projeta volume de negócios superior a R$ 2 bilhões em 2024, o que fará seu faturamento dobrar e bater na casa dos R$ 30 milhões
Por Aline Almeida
O setor têxtil brasileiro tem se destacado por ampliar sua cobertura de atuação, que abrange não apenas a produção de roupas, mas também de acessórios como tapetes, cortinas e, no setor automotivo, airbags e cintos de segurança. Ciente do potencial do segmento, Hélvio Pompeo Madeira, fundador e presidente do Febratex Group, especializado na promoção de feiras e eventos, principalmente na exposição de máquinas e insumos para o setor, prevê movimento de R$ 2 bilhões em negócios gerados em 2024. “Temos alianças estratégicas com outras feiras pelo mundo. A nossa intenção é trazer cada vez mais visitantes de todos os continentes.”
A empresa realiza atualmente nove feiras em várias cidades do País, como a TecnoTêxtil Brasil (evento de tecnologia e confecções), a Febratex Summit (com foco exclusivo em inovabilidade e sustentabilidade) e o Maquintex, Sings e Pack&Graph (com lançamentos de equipamentos, máquinas e matérias-primas, para tecelagem, estamparia e confecções). Em agosto será realizada a 18ª edição da Feira Febratex, considerada terceira maior do mundo do setor têxtil.
Além disso, o grupo está iniciando o posicionamento como plataforma de negócios, com o Startup Corner on the Road, projeto que promove novas ideias e pretende transformas a indústria têxtil a partir da participação de mais de 50 startups de todo o País. Além do Brasil Fashion Designer, concurso para descobrir e evidenciar novos talentos no design, valorizando os jovens designers de moda e suas coleções.
Com esses eventos, o Febratex Group prevê dobrar seu faturamento e alcançar R$ 30 milhões neste ano, ante R$ 15 milhões registrados em 2023, quando teve um crescimento de 25% em relação a 2022.
Para Pompeo, a evolução do grupo e do setor ocorreu pela percepção de mercado e mudança no modelo de atuação. Segundo o executivo, a expansão da operação, que passou de mera montadora de estandes para promotora de eventos, foi certeira. “Na nossa primeira feira, em 1992, tivemos apenas 45 expositores e, na segunda, 54. Foi preciso ouvir pessoas do setor e entidades para crescermos”, relembrou o presidente do grupo.
• A feira Febratex foi anual até 1994, batendo o número de 600 expositores.
• Para entrar no calendário internacional foi necessário adotar a mesma proposta oferecida pela principal feira do mundo, a ITMA (Textile & Garment Technology Exhibition), que é itinerante, realizada na Alemanha, Itália, Espanha e França, mas que ocorre a cada dois anos.
• “Realizamos nos anos pares e a cada edição expandimos. Atualmente, temos 2.750 marcas participando da feira”, explicou Pompeo.
A cada edição, as cidades que sediam o evento experimentam um impacto econômico, tanto direto quanto indireto. Todo o ecossistema do turismo de negócios é beneficiado, incluindo hotéis, restaurantes, companhias aéreas, serviços de transfer, taxistas, motoristas de aplicativos, serviços e comércio em geral. O setor público não fica de fora, pois o aumento nos negócios gera um acréscimo considerável na arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) para as prefeituras.
HISTÓRIA
• Em 2018, a Febratex se transformou na Febratex Group, com matriz em Porto Alegre (RS) e filiais em cidades de São Paulo e Santa Catarina. Para Giordana Madeira, diretora-executiva de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia, e filha do fundador, a indústria têxtil é muito tradicional e familiar — muitas sendo comandada pela segunda geração das famílias.
• Porém, o que tem diferenciado a companhia da concorrência, de acordo com ela, é a abertura para inovação. “Temos falado muito sobre isso, não só de informação técnica, mas também de trazer conhecimento sobre negócios, inovação e sustentabilidade”, disse.
• O grupo carrega o posicionamento com sustentabilidade na prática, sendo assinante do Pacto Global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), além de ser o primeiro do setor têxtil da América Latina a conquistar o Selo Lixo Zero. Na edição de 2023 da Febratex Summit, 92,2% dos resíduos produzidos foram destinados à reciclagem. Dessa forma o Frebatex Group veste sua nova roupa.