Tecnologia

Maioria dos bancos no mundo se prepara para operar com IA, diz estudo

Crédito: istock

IA: estudo mostra queos bancos estão mais inteligentes (Crédito: istock)

Por Beto Silva

Estudo do IBM Institute for Business Value aponta que 86% das organizações bancárias em todo o mundo desenvolvem e se preparam para entrar em operação com casos de uso de Inteligência Artificial generativa. Uns de forma mais avançada, outros com apenas uma ferramenta. As inovações servem para habilitar novos negócios, melhorar a relação com clientes, ganhar produtividade no desenvolvimento de aplicações, desenvolver colaboradores, mitigar riscos nas operações de TI, remodelar suas operações essenciais e reforçar a segurança cibernética. Confira os principais insights da pesquisa:

Sob Musk, X fica estagnado

(Divulgação)

A base de usuários do X permaneceu estagnada desde que Elon Musk adquiriu a empresa de mídia social, em outubro de 2022. De acordo com um novo relatório do Financial Times, com dados do segundo trimestre de 2024, o antigo Twitter possui 251 milhões usuários ativos diários globais. Representa um aumento de apenas 1,6% nos usuários do X em comparação ao mesmo período do ano passado. Um ano antes de Musk assumir o comando da plataforma, o crescimento havia sido de dois dígitos, adicionando dezenas de milhões de novos usuários no período. O X não tem compartilhado abertamente os números de seus inscritos desde que o empresário comprou a rede social. É o atual modus operandi da companhia. Sem transparência.

Spotify adiciona comentários aos podcasts

(Divulgação)

Um novo recurso está disponível no tocador no Spotify. Agora, os ouvintes podem comentar os episódios de podcasts. Essa interatividade foi lançada para aumentar a retenção e o engajamento dos usuários da plataforma sediada na Suécia. Os apresentadores de conteúdo podem curtir e responder aos comentários com controle total sobre quais são exibidos. Outros recursos interativos anteriores, como enquetes e perguntas e respostas, já tiveram um engajamento significativo, com 9 milhões de ouvintes participando somente neste ano, um aumento de 80% em relação ao ano passado. Essa mudança coloca o Spotify em competição direta com o YouTube pela interação. Após sua incursão em podcasts de vídeo, testados pela primeira vez em 2021 e expandidos em 2022, o Spotify agora ostenta mais de 250 mil podcasts de vídeo.

Duolingo avança em design gráfico

(Divulgação)

O famoso aplicativo de aprendizado de idiomas Duolingo fez sua segunda aquisição na área de design após seu IPO de 2021. A empresa comprou o estúdio de animação Hobbes, sediado em Detroit (EUA). O aplicativo já havia adquirido em 2022 o Gunner, outro estúdio de animação e design. “Estamos investindo na crença de que uma experiência de produto mais animada é mais divertida e agradável, e leva a melhores resultados de aprendizagem”, disse o diretor de design do Duolingo, Ryan Sims.

9,9 bilhões

Esse é o número de senhas vazadas recentemente por hackers, o que tem sido considerado por especialistas o maior vazamento de credenciais de todos os tempos. Os dados estão no arquivo ‘RockYou2024’, postado em um fórum popular de haking. “O Natal chegou mais cedo este ano”, escreveu o usuário ‘ObamaCare’ no fórum. “Apresento a vocês uma nova lista de senhas rockyou2024 com mais de 9,9 bilhões de senhas!” Mais tentativas de ataques cibernéticos à vista.

Bloco de notas (enfim) atualizado

(Divulgação)

A Microsoft atualizou de forma discreta seu Bloco de Notas do Windows 11, que agora tem recursos de verificação ortográfica e correção automática. O aplicativo existe desde 1983 e pela primeira vez desde então recebe uma atualização significativa. Claro que não vai funcionar como o Microsoft Word, onde linhas onduladas abaixo de uma palavra com erro de ortografia serão sua chave para consertá-la com um clique direito. Nem é a pretensão da companhia. Mas é um avanço. Pequeno, mas um avanço.