O bom filho à casa torna

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Venda de fatia do RioSul para o Iguatemi: na prática, o Iguatemi terá maior influência na operação (Crédito: Divulgação)

Por Regina Pitoscia

Analistas de grandes bancos de investimentos avaliaram como positiva a compra de 16,6% do Shopping RioSul pela Iguatemi S.A, em um investimento de R$ 360 milhões. Com isso, a companhia retorna à capital carioca depois de oito anos, quando se desfez de sua participação no Iguatemi da Tijuca. Suas outras unidades estão espalhadas pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e DF.

Embora com uma participação minoritária, na prática, o Iguatemi terá maior influência na operação, porque será responsável pela administração do empreendimento. Mais ainda, a compra está sendo feita em parceria com um fundo imobiliário do Banco do Brasil, o BB Premium Malls, que com um investimento de R$ 790 milhões está levando 33,3% do RioSul. Detalhe: O Iguatemi, como consultor imobiliário desse fundo, faz as indicações dos ativos para a carteira.

Também foi bem vista pelo mercado a opção do Iguatemi para financiamento da compra de parte do shopping fluminense. A empresa vendeu sua participação no Iguatemi São Carlos e uma fatia de 18% no Iguatemi Alphaville, e com os recursos cobrirá a maior parte da operação. Na análise de investidores, a troca de ativos pode beneficiar a empresa, já que o RioSul tem potencial de maior valorização.

O controle de 50,1% do RioSul ficou com a Combrashop, uma holding de quatro famílias que eram acionistas do shopping desde sua fundação.

Vida mais doce, mas sem açúcar

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Ampliar a produção, investir fortemente em inovação, diversificar os produtos, mas sem romper o compromisso com a saúde e o bem-estar dos consumidores. Essas são as armas da Lightsweet para ampliar sua participação de mercado. A Lowçucar, sua marca mais popular, que detém uma fatia estimada em 46% no segmento de alimentos sem açúcar, está presente em mais de 50 mil pontos de venda em todo o Brasil, prevê um crescimento de 25% em 2024. Baseada em estudos que indicam preocupação crescente com a qualidade da alimentação, especialmente entre os jovens, segundo seu diretor-executivo, Cezar Couto, a empresa lançou uma linha de chocolates sem adição de açúcar, lactose e glúten e vem modernizando seu parque fabril, no Paraná.

Em mares profundos

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Atuando em engenharia submarina para o setor de petróleo e gás, a Seagems completa 10 anos de operação. É uma companhia 100% brasileira e parte de uma joint venture entre duas multicionais de expressão em seus segmentos: a Sapura Energy Behard e a Paratus Energy Services Ltd. Com uma frota composta de seis navios, a empresa detém 36% do mercado nacional de projetos de interligação e manuseio de dutos flexíveis submarinos. Suas embarcações são voltadas integralmente para atender demandas da Petrobras, com operações contratadas até 2028, e entrada de US$ 1,8 bilhão em suas receitas ao longo desse período, pontua Rogerio Salbego, CEO da companhia. A Seagems tem a maior parte de suas operações na área do pré-sal brasileiro, com 80% das atividades nas Bacias de Santos e Campos. Com seu compromisso na agenda de sustentabilidade, recebeu a certificação do Selo de Sustentabilidade Brasil Mata Viva — do setor de Óleo e Gás.

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The Led ilumina a publicidade digital

A The Led, líder no mercado em soluções com painéis de LED no País e detentora de fatia relevante no setor de publicidade digital (Out of Home, OOH), projeta um crescimento de 70% este ano. A estimativa vem calçada na entrada de recursos decorrentes da emissão de debênture de R$ 25 milhões com vencimento em 2029. Valor que será destinado a novos projetos para ampliar a presença no mercado de comunicação visual digital com painéis de LED, segundo Richard Albanesi, fundador e CEO da empresa. Tem o reforço ainda de sua carteira de clientes em que estão JHSF, Multiplan, Allos, Neooh, Kalas e Eletromidia. “Reiteramos o plano de investir R$ 100 milhões este ano para superar os R$ 80 milhões realizados em 2023”, afirmou Albanesi.

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