Negócios

Rede de oficinas mecânicas europeia Point S chega ao Brasil com grandes ambições

Rede de oficinas mecânica francesa tem plano ousado de conquistar o País, com a meta de abrir 250 centros automotivos em 5 anos com modelo de franquia

Crédito: Marco Ankosqui

Marco Moretta: força da marca e a seriedade do trabalho da Point S (Crédito: Marco Ankosqui)

Por Allan Ravagnani

Marco Moretta é um velho conhecido no setor automotivo, com mais de 30 anos de carreira. Ele também já passou pelas páginas da DINHEIRO, lá em 2012, quando o engenheiro mecânico apaixonado por automóveis ilustrou uma matéria como executivo da fabricante de pneus Michelin no Brasil. Nesse período de 12 anos, algumas mudanças. Moretta trocou a francesa dos pneus pela francesa da graxa, e agora representa no Brasil uma rede internacional de oficinas mecânicas que tem um plano de expansão bastante ambicioso no território brasileiro.

• Criada na França em 1971, a rede Point S se tornou líder mundial na venda de pneus e manutenção de automóveis.

Sucesso na Europa, a empresa se espalhou pelo mundo e hoje tem cerca de 6,2 mil lojas espalhadas por 51 países.

Chegou ao Brasil em 2022 com operações em Recife (PE), Imperatriz (MA), Vitória (ES) e São Paulo (SP). O Grupo vende mais de 20 milhões de pneus por ano e fatura 5 bilhões de euros anuais.

Moretta disse à DINHEIRO que aceitou liderar o desafio por conhecer a força da marca e a seriedade do trabalho, que emprega 23 mil pessoas pelo mundo. A ambição da companhia é desenvolver uma rede de mais de 250 lojas no Brasil nos próximos cinco anos, com investimento de R$ 175 milhões. “A marca é consolidada na Europa. Na França são mais de 600 unidade. Também é forte na Alemanha, Itália e no Canadá. Nos EUA tem 500 pontos de venda e na China são 1 mil unidades. Depois de entrar na América Latina pelo Brasil, estamos estudando ir para o México e a Colômbia”, afirmou.

A Point S acredita que o Brasil oferece grande oportunidade, por ser a primeira iniciativa global de oficinas que chega ao País, cujo mercado ainda é dominado por pequenos proprietários familiares e empresas locais. “No Brasil hoje são 119 mil unidades entre centros automotivos e oficinas, sendo que 95% são mecânicas de bairro, em um mercado que movimenta R$ 72 bilhões por ano em peças e mão de obra”, disse.

O executivo prevê que o mercado de autopeças vai dobrar de tamanho. “Se hoje é US$ 13 bilhões, deverá chegar a US$ 25 bilhões em 2040 com os carros que têm mais tecnologia agregada.” Hoje, o tíquete médio das oficinas está em R$ 1,2 mil. São 47 milhões de veículos em circulação e a cada ano entram mais 2 milhões no Brasil.

Outro ponto a ser explorado é justamente o fato de ser um mercado pouco profissionalizado. “Dessas 119 mil unidades, apenas umas 5 mil são estruturadas”, reforçou. A ideia é que a Point S seja um espaço de confiança onde pessoas que não são iniciadas em mecânica automotiva possam deixar seus carros para pequenos reparos, troca de pneus e manutenção preventiva sem achar que estão sendo enganadas. “Nossa grande meta é ser uma referência nesse mercado automotivo”, disse.

FRANQUIAS

A Point S oferece dois modelos distintos de franquias: o Pacote Plus e o Pacote Conversão. A rede pretende expandir rapidamente por meio dos franqueados. O Pacote Plus é composto por uma entrega completa, que visa atrair investidores. São empreendedores que não precisam ter necessariamente experiência no segmento automotivo e que serão assessorados antes, durante e após a implantação do seu negócio. O investimento inicial parte de R$ 600 mil.

Moretta explicou que a equipe da Point S oferece treinamento técnico e comercial para toda o time das franquias, além de dar direcionamento na gestão do negócio para os franqueados, auxiliando em todas as áreas do novo negócio, como compras, gestão do estoque, ações comerciais, marketing e treinamento da equipe.

O plano de expansão visa atingir 250 franqueados até 2028. Já o Pacote Conversão vislumbra chegar aos empresários que já atuam no segmento de pós-venda automotivo. São oficinas ou centros automotivos regionais que, enxergando os desafios dessa vertical de negócios em um futuro breve no País, partem para um upgrade. “A eletrificação automotiva vai vitimar milhares de pequenos estabelecimentos que não se atualizarem”, apontou. Representando outra francesa com potencial de dominar o mercado automotivo pelo Brasil, Moretta agora quer envolver os próprios brasileiros neste negócio.