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Ram Classic: a imponência e o estilo de um clássico

A Ram Classic oferece porte avantajado e um poderoso motor V8 com 400 cv, mas vale a pena comprar uma picape de concepção antiga e que está saindo de linha?

Crédito: Divulgação

Ram Classic: apesar dos 5,816 metros de comprimento, uma picape fácil de dirigir (Crédito: Divulgação )

Por Rafael Poci Déa e Flávio Silveira 

Há tempos sou fã de picapes devido à capacidade de levar tralhas na caçamba, à valentia para encarar trajetos acidentados e, sobretudo, ao porte avantajado, que intimida motoristas mais apressadinhos. Obviamente, a última característica pode levar a perrengues na hora de estacionar em shoppings e supermercados. Mas, pra quem gosta deste tipo de veículo, é apenas um detalhe – ainda que nada pequeno: esta Ram Classic tem 5,816 metros de comprimento e 3,570 de entre-eixos, ante 5,325 m e 3,085 m na Hilux, uma (já grande) picape média.

Essa semana ao volante da caminhonete feita no México me fez ir além: lembrei da minha adolescência, quando as primeiras Ram, ainda com a marca Dodge, apareceram no Brasil. Então, embora a nova Ford Ranger tenha elevado a régua entre as picapes médias, eu ia preferir gastar meus R$ 350 mil nesta picapona do que na Ranger Limited. Por puro clubismo, confesso, pois sempre curti as Ram – especialmente com dupla rodagem traseira, inacessíveis no Brasil.

E devo dizer que, considerando o seu tamanho, a Classic é uma picape fácil de conduzir. Só é preciso cuidado nas mudanças de faixas, sobretudo com motociclistas.

Além de rodar na cidade, fui duas vezes ao interior, chegando ao destino sem cansaço, graças ao enorme conforto
embora esta Classic seja de quarta geração, “inferior” em rodagem à Rebel de quinta geração. Falando nisso, a picape está se despedindo do mercado nacional (e global) com a charmosa série especial de despedida R/T, lançada em junho e limitada a apenas 100 unidades.

Como gostam os norte-americanos, sob o capô fica o motor V8 5.7 Hemi (referência às câmeras de combustão hemisféricas) com 400 cv de potência e 560 Nm.
O ronco dos oito cilindros em V invade a cabine nas acelerações instigando uma tocada forte, e a Classic não decepciona, com 0-100 km/h em rápidos 7,7 segundos.
Ainda agradam o bom câmbio de oito velocidades e as suspensões macias, que filtram magistralmente as imperfeições do piso e asseguram uma dinâmica adequada a um veículo deste porte.
Já o consumo… Bem, não achei absurdo, pois com o pé leve o sistema desativa cilindros e a picape fez até 9 km/l na estrada, sempre com o ar ligado. Para alguns consumidores, porém, isso pode ser um problema.

Por fim, quase todo dono de picape é requisitado a ajudar com mudanças, e comigo não foi diferente. A caçamba acomodou relativamente bem uma cama de casal e mais algumas bugigangas. São 1.424 litros de capacidade, mas com limite de carga de apenas 531 kg – menos do que a Fiat Strada Cabine Simples, que leva 720 kg. No fim das contas, como deixei evidente, eu compraria a Classic. Pode não ter os modernos assistentes à condução, mas não há nada como curtir o ronco do V8 em uma picape “bruta”.

Rafael Poci Déa | Repórter

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A cabine larga oferece muito espaço, com direito a um enorme porta-objetos/console entre os bancos dianteiros, e o entre-eixos de quase 3,60 metros garante espaço de sobra no banco traseiro. Abaixo, detalhes dos comandos no centro do painel: o bom é que há muitos botões físicos redundantes. O seletor do câmbio é giratório, com botão eletrônico de tração posicionado logo abaixo dele, e o quadro de instrumentos é fácil de ler, parcialmente digital

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Contraponto

Com uma concepção basicamente utilitária, as picapes acabam conquistando por outros motivos, seja a imponência, como notou meu colega Rafael, seja por estilo. Não pretendo aqui policiar a intenção de quem compra uma picape ou para que usa a caçamba – pode ser algo ocasional, como levar bicicletas, ou ter uma casa de campo em um local de difícil acesso, não importa. Mas o fato é que sacrifícios são necessários:
ao levar uma bagagem normal na caçamba, por exemplo, ela não estará tão protegida, mesmo com capotas marítimas e/ou rígidas;
o porte todo e a visão privilegiada significam consumo maior e pouca estabilidade (no caso dessa Ram, sem opção de tração integral para asfalto, com chuva pesada em uma estrada sinuosa, levei alguns sustos, e o ESP precisou trabalhar).
Concordo com o Rafael em relação ao extremo conforto das suspensões – ainda mais quando encarei estradas de terra – e ao magnífico ronco motor do V8, que vai fazer falta. Mas prefiro ouvir um V8 em um carro que pode usar toda sua potência, como o cupê Mustang.

Se fosse comprar uma picape deste valor, ficaria com a Ranger.

Flávio Silveira | Editor

COMPRE SE…
 Você é um fã da marca e deseja ter uma picape sem frescuras e com um motorzão V8 que sempre “empurra” com força.
Você deseja um veículo de porte avantajado que não se intimida com lombadas, valetas e buracos, seja no asfalto ou fora de estrada.

NÃO COMPRE SE…
Espaço é um problema para você, pois o tamanho da Ram Classic exige sempre ter vagas grandes à disposição. Caso contrário, ela pode se tornar fonte de constantes dores de cabeça.
O consumo importa: embora faça médias rodoviárias que são até aceitáveis para uma picape V8, na cidade ficou abaixo de 4 km/l.

Considere também esses concorrentes

Ford Ranger Limited (R$ 349.990)

(Divulgação)

Tem visual alinhado aos das irmãs F-150 e Maverick, com motor V6 3.0 turbodiesel de 250 cv e câmbio automático de dez marchas.

Toyota Hilux SRX Plus (R$ 334.890)

(Divulgação)

Com mudanças para melhorar a dinâmica, a líder de vendas usa motor 2.8 e câmbio AT de seis marchas. São 204 cv e 500 Nm.

Ram Classic Laramie

Motor: oito cilindros em V 5.7, 16V, comando de válvulas único com variação na admissão, desativação de cilindros Combustível: gasolina
Potência: 400 cv a 5.600 rpm
Torque: 556 Nm a 3.950 rpm
Câmbio: automático sequencial, oito marchas
Direção: elétrica
Suspensões: duplo A (d) e eixo rígido (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: 4×2 traseira ou 4×4, reduzida
Dimensões: 5,816 m (c), 2,017 m (l), 1,970 m (a)
Entre-eixos: 3,570 m
Pneus: 275/60 R20
Caçamba: 1.424 litros
Peso: 2.553 kg
Tanque: 98 litros
0-100 km/h: 7s7
Velocidade máxima: 174 km/h
Consumo cidade: 5,2 km/l
Consumo estrada: 6,4 km/l
Nota do Inmetro: E
Classif. na categoria: E (Picape)