Natura entra no cenário global da sustentabilidade

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Natura: reconhecimento (Crédito: Divulgação )

Por Alexandre Inacio

Líder nacional em ações de sustentabilidade, a Natura entrou no top 3 mundial. A brasileira foi eleita a terceira empresa mais sustentável do mundo pela consultoria internacional GlobeScan. O estudo Sustainability Leaders 2024 capturou as perspectivas de cerca de 500 especialistas em sustentabilidade de mais de 60 países. Na América Latina, a Natura ficou em primeiro lugar.

A empresa ficou atrás apenas da americana Patagonia, mencionada por um terço dos especialistas, e da britânica Unilever, citada por um quarto dos respondentes. A pesquisa explorou ainda a liderança em sustentabilidade em governos e ONGs, acompanhando questões prioritárias e os desenvolvimentos recentes mais importantes.

“Este reconhecimento reflete nosso compromisso com a adoção de práticas sustentáveis em todas as áreas de atuação do nosso modelo de negócio, incluindo toda a cadeia de suprimentos. Isso está no cerne da nossa estratégia e estamos constantemente buscando maneiras inovadoras de promover iniciativas regenerativas, éticas e responsáveis para toda a nossa rede de relações. Sabemos que mudanças significativas e estruturais não são feitas de forma isolada e, por isso, queremos inspirar outras empresas e parceiros a se unirem a nós nesta jornada”, disse a diretora de Sustentabilidade da Natura, Angela Pinhati.

O estudo da GlobeScan destacou que, para manter a posição de liderança, as organizações precisam transformar a conformidade regulatória em ações tangíveis que maximizem os impactos positivos. Para a consultoria, a colaboração entre autoridades públicas, organizações da sociedade civil e empresas é essencial para enfrentar as questões dinâmicas e multifacetadas da sustentabilidade e garantir um futuro resiliente para todos.

VULNERABILIDADE
C&A investe em programa da ONU para mulheres refugiadas

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O braço social da C&A vai investir R$ 70 mil no programa Empoderando Refugiadas das Nações Unidas, em conjunto com o Pacto Global no Brasil e ONU Mulheres, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade. O objetivo é garantir empregabilidade para refugiadas, as incorporando economicamente e garantindo a sua mudança voluntária e de sua família para o destino do novo trabalho. Além do apoio financeiro, a empresa irá contratar 20 refugiadas na C&A Brasil. “Nosso apoio é uma demonstração de um compromisso contínuo com a causa”, disse Gustavo Narciso, diretor do Instituto C&A.

CENOGRAFIA
Yalla aposta na sustentabilidade para faturar R$ 7 milhões

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A agência Netza&CO está criando a Yalla para entrar no bilionário mercado de cenografia, que movimenta cerca de R$ 210 bilhões por ano. Para se diferenciar, a empresa aposta em soluções que reduzam o impacto ambiental, repensando a produção de eventos. Além de usar matérias-primas sustentáveis e modulares, o novo negócio prevê o reaproveitamento de peças. A Yalla já está atendendo grandes contas como Embraer, Honda, Triumph e Volkswagen e projeta um faturamento de R$ 7 milhões em 2024. Para o ano que vem, a meta é registrar um crescimento de 35%.

RECICLAGEM
Dona do Banco24horas recicla caixas eletrônicos

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A TecBan, dona do Banco24horas, está aumentando a reciclagem dos tradicionais caixas eletrônicos. De 2018 para 2024, a empresa aumentou de 62,1% para mais de 99% a reciclagem dos cerca de 30 mil equipamentos geridos pela companhia. Nos últimos seis anos, mais de 1,4 mil toneladas de resíduos gerados pelos caixas eletrônicos foram transformados em algum tipo de insumo para diferentes indústrias. Apenas nos cinco primeiros meses de 2024, o processo de remoção, descaracterização e sucateamento dos equipamentos gerou 99,5 toneladas de resíduos.

OLIMPÍADA
Ambev entra em ação para preservar os oceanos

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A Ambev aderiu à campanha da Mission Blue para preservar os oceanos até 2030. A empresa vai usar a marca Corona Cero, patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2024, na campanha que convida o público a vivenciar momentos de ouro nos oceanos por meio de atletas olímpicos, como a surfista Tatiana Weston-Webb e o kitesurfista Martin Dolenc. Como parte da parceria, a marca vai igualar todas as doações recebidas pela Mission Blue. “Corona nos lembra de sair e reconectar com a natureza, trazendo uma nova perspectiva de relaxamento e celebração aos Jogos Olímpicos”, disse Clarissa Pantoja, vice-presidente global da marca.

RESÍDUOS
150 prefeituras do Estado de SP aderem a programa ambiental

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O Integra Resíduos, programa da secretaria estadual de Meio Ambiente de São Paulo, já conseguiu a adesão de 150 cidades desde seu lançamento, no último dia 5 de junho. O programa promete melhorar a gestão de resíduos sólidos por meio de parcerias público-privadas e consórcios intermunicipais. Hoje, 185 municípios percorrem mais de 50 quilômetros para destinar seus resíduos em um dos 334 aterros existentes. Com 45,2 milhões de habitantes, o estado gera aproximadamente 40 mil toneladas de resíduos sólidos diariamente, um gasto de R$ 6 bilhões por ano.