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Steck, da Schneider Electric, mira em novos produtos para chegar a R$ 1 bi este ano

Companhia líder em soluções elétricas projeta R$ 1 bilhão de faturamento neste ano e ampliação da produção da fábrica de Manaus

Crédito: Divulgação

Casa toda conectada: além de linha de elétrica, a Steck produz dispositivos inteligentes, como fechaduras e tomadas, que podem ser acionadas por assistentes de voz ou aplicativo (Crédito: Divulgação )

Por Beto Silva

Eletrificação de carros, casas inteligentes, segurança urbana e eficiência energética. Todos esses temas têm avançado diante de um mundo cada vez mais conectado e preocupado com o meio ambiente. Inúmeras portas de oportunidades se abrem para novos negócios. Algumas empresas aproveitam essas quatro vias para desenvolver produtos e incrementar suas receitas. É o caso da Steck, líder em soluções elétricas com 49 anos de atuação e que faz parte do grupo Schneider Electric. As chaves de crescimento da Steck estão no plano que visa ampliar sua presença no mercado nacional e latino-americano e dobrar seu faturamento até 2027. A receita, que no ano passado foi de R$ 800 milhões, deve ultrapassar a casa de R$ 1 bilhão neste ano. Desse total, 20% são referentes a novos produtos, o que a empresa chama de vitality index (índice de vitalidade).

(Divulgação)

Para continuar nessa toada e alcançar a meta, a empresa investe R$ 23 milhões em melhorias na eficiência, capacidade produtiva e automação das linhas de produção da fábrica de Manaus (AM). O montante será dividido ao longo dos próximos três anos.

“Inovação é um tremendo acelerador para nós. Vivemos de novas ofertas ao mercado, sempre criando tendências”, disse o CEO da Steck, Klecios Souza, que além de ser o principal executivo da companhia no Brasil, também assumiu o cargo no grupo Schneider Electric, de vice-presidente para a divisão de Home & Distribution da companhia com foco na América do Sul. O grupo é um dos gigantes globais, com faturamento de 36 bilhões de euros em 2024, 13% superior ao período anterior.

Atualmente, a Steck possui cerca de 50 linhas de produtos, entre residenciais, comerciais e industriais. São:
tomadas,
plugues,
fechaduras digitais,
lâmpadas,
câmeras,
dispositivos IDR (interruptor diferencial) e DPS (de proteção contra choques),
quadros de distribuição,
caixas de passagem,
conectores,
relés,
e botoeiras.

“Dificilmente você vai abrir um quadro elétrico de uma residência ou empresa e não vai ter ver um dispositivo Steck. Em parte elétrica, de cada 10 itens, oito são nosso”, discorreu Souza. Tudo produzido em Manaus e na planta de Guararema (SP). Com centros de distribuição em quatro países (Argentina, Brasil, Colômbia e México), exporta para 18 países.

(Gladstone Campos)

“Inovação é um tremendo acelerador para nós. Vivemos de novas ofertas ao mercado, sempre criando tendências.”
Klecios Souza, CEO da Steck

No segmento de casas conectadas, a Steck tem aproveitado a onda dos consumidores em levar tecnologia de automatização para suas residências. E avança em parcerias com players de renome, como Samsung em seus aparelhos, Amazon para soluções como Alexa e Mercado Livre para aprimora canal de venda.

“Dispositivos para casa conectada vende muito no canal on-line”, disse Souza. “É que é uma vertical que a gente tem conseguido uma diferenciação grande, pois envolve conforto, conectividade e gestão de energia”, ressaltou o executivo, a acrescentar que a Steck também disponibiliza um aplicativo para gerenciamento de energia do imóvel. É uma solução que mensura a carga e o consumo. Em casos de picos de energia, que queimam aparelhos domésticos, é possível processar relatórios para pedir ressarcimento às empresas distribuidoras.

O setor automotivo tem sido outra importante estrada de crescimento da Steck. A empresa tem contrato com montadoras como BYD e Porsche para fornecer produtos para carros elétricos. Seja o receptor dentro dos veículos, seja em cabos e tomadas de carregamento. “São acordos locais, para projetos dessas grandes empresas específicos para o Brasil”, explicou o CEO da Steck.