As melhores da Dinheiro 2024

Prêmio AS MELHORES DA DINHEIRO tem inscrições abertas

A 21ª edição do mais abrangente, criterioso e tradicional prêmio concedido pela imprensa às empresas brasileiras já está no ar

Crédito: Claudio Gatti

O presidente-executivo da Editora Três, Caco Alzugaray, ao entregar os prêmios de AS MELHORES DA DINHEIRO na edição de 2021 (Crédito: Claudio Gatti )

O prêmio AS MELHORES DA DINHEIRO já abriu suas inscrições para selecionar as empresas campeãs de 2024. Será a 21ª edição do mais abrangente, criterioso e tradicional prêmio concedido pela imprensa às companhias que se destacaram em seus setores. Como ocorre anualmente, o resultado final será divulgado em número especial da ISTOÉ DINHEIRO, a principal e mais relevante publicação semanal de Economia, Negócios e Finanças do País. A distinção envolve várias etapas, com dados fornecidos pelas próprias companhias pela internet, e avalia a performance das empresas em cinco dimensões:
Gestão em Governança Corporativa,
Inovação e Qualidade,
Recursos Humanos,
Responsabilidade Social,
e Sustentabilidade Financeira.

Em 2023, as contempladas em cada uma dessas áreas foram, respectivamente, a RD Raia Drogasil, Votorantim Cimentos, Cagece, JBS e Grupo CCR, que também foi escolhido Empresa do Ano.

No início da seleção, as empresas respondem questionários aplicados a três categorias principais: empresas, bancos e seguradoras. Nas inscrições, consta o responsável geral pelas informações e os responsáveis por cada uma das cinco partes do questionário. A definição das empresas finalistas é feita a partir da pontuação obtida nessas áreas, segundo algoritmo desenvolvido para este fim e gerido pela empresa de informática Rentsoft. Depois, o resultado é submetido ao Conselho Editorial. A data-base da avaliação é 31 de dezembro de 2023. No ano passado, 23 setores foram contemplados, incluindo Agronegócio, Alimentos, Bancos, Construção Imobiliária, Mineração, Siderurgia e Metalurgia, Papel e Celulose e Varejo.

O anuário da Editora Três é pioneiro em considerar, além de resultados financeiros, questões voltadas ao tema ESG, que valoriza a preocupação e engajamento dos líderes em contribuir para melhorias na sociedade, meio ambiente e governança. Desde o início da premiação, quando ainda não existia a denominação ESG, o questionário da MELHORES DA DINHEIRO já trazia temas voltados à responsabilidade social, ambiental e de governança. A metodologia do prêmio, consagrada, desenvolvida e acompanhada por consultores renomados, incorpora e valoriza as novas tendências. Na atual edição, foram incluídas questões que mobilizaram as companhias nos últimos anos, como atenção à diversidade e às novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA). Para eleger as campeãs de cada segmento da economia, há pesos atribuídos aos diferentes aspectos da gestão.

Ao reconhecer e homenagear o desempenho e a excelência de gestão das empresas, a MELHORES DA DINHEIRO endossa o esforço delas para o desenvolvimento do País e reforça o compromisso da Editora Três com as companhias que já participam há duas décadas desse prêmio – entre as maiores do País –, além daquelas que participam pela primeira vez. As inscrições vão até o dia 15 de setembro e podem ser feitas pelo site asmelhoresdadinheiro.com.br. O resultado sai em outubro.