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Asics: Brasil lidera negócios na AL e grupo global tem resultado recorde

Asics dobra receita na América Latina, puxada pelo Brasil, e registra faturamento histórico de US$ 3,7 bilhões. Estratégia é aumentar o ponto de contato com o consumidor além da venda

Crédito: Claudio Gatti

Alexandre Fiorati, CEO para América Latina, quer aproximar a marca do consumidor e vesti-lo da cabeça aos pés (Crédito: Claudio Gatti )

Por Beto Silva

Quando o presidente da Asics na América Latina, Alexandre Fiorati, vai para a sede da companhia, na cidade de Kobe, no Japão, ele leva na bagagem um presente para Yasuhito Hirota, CEO global da empresa: um tênis da marca inspirado no piloto Ayrton Senna. Os quatro modelos lançados, inspirados na carreira do ídolo brasileiro, estão expostos no museu da Asics, localizado em sua sede, no sexto maior município japonês. Ao lado dos calçados, uma sapatilha usada pelo tricampeão mundial de Fórmula 1, sendo os três títulos conquistados justamente no Japão.

Essa conexão da Asics com o Brasil avança também aos negócios. O País puxa os resultados da empresa na América Latina e contribui para o faturamento global, que fechou 2023 em US$ 3,718 bilhões, o melhor resultado da história da fabricante de produtos esportivos. “Nós praticamente dobramos de tamanho na região nos últimos cinco anos e continuamos em crescimento”, afirmou Fiorati à DINHEIRO no escritório da empresa em São Paulo, de onde ele comanda as ações latino-americanas.

Muitas outras iniciativas fortalecem a ligação da Asics com o Brasil. Uma das mais recentes é o patrocínio multianual à tenista brasileira Bia Haddad, que passa a usar tênis e roupas da marca no circuito mundial. Ela usa o tênis GEL-Resolution e tem participado do desenvolvimento da renovação do modelo para em 2025. Bia, inclusive, é um dos 250 atletas apoiados pela marca que participam da Olimpíada de Paris 2024. Desses, dez são brasileiros, entre as modalidades olímpicas e paralímpicas. A Paralimpíada, aliás, e outro fator que mostra a importância do Brasil para a Asics. A companhia patrocina apenas dois Comitês Paralímpicos no mundo: o japonês e o brasileiro.

75%
é a fatia que a linha de tênis de corrida representa das vendas totais da Asics na américa latina

 

A atenção da empresa ao Brasil ocorre pelos resultados que o País entrega nos negócios. Das 23 lojas próprias da Asics na América Latina, 16 estão aqui. A última delas inaugurada no Shopping Ibirapuera, na capital paulista. As outras unidades estão distribuídas. São quatro no Chile, duas na Colômbia e uma na Argentina. “Se tudo ocorrer bem vamos abrir mais no segundo semestre”, disse Fiorati.

Além dos pontos de venda proprietários, a Asics tem importante parceria com a Centauro no Brasil. O acordo visa uma distribuição mais abrangente dos produtos da marca no mercado nacional. “Conseguimos uma capilaridade melhor para nossa linha de vestuário. Estamos conversando com o corredor mais diretamente, e as lojas também ajudam no aumento do conceito head to toe, ou seja, Asics da cabeça aos pés”, apontou o presidente da Asics, ao citar uma das quatro vertentes de negócios da empresa.

Além de Performance Running, com seus tênis que lideram o share do setor – “75% do nosso negócio da região”, disse o executivo –, e do vestuário, também tem o Sport Style (onde entram as roupas e os calçados casuais) e também tem o Core Performance Sports (CPS, em que está incluído modalidades como tênis, handebol e vôlei). “É uma busca constante por conhecimento de marca nesses pilares”, disse Fiorati, ao destacar que o investimento em marketing dobrou nos últimos anos na América Latina.

Para facilitar o acesso do consumidor a mais e melhores produtos da Asics no varejo multimarcas, a empresa trabalha o conceito de aproximação ao cliente em mais pontos de contato. N

essa estratégia, entram ações como a realização de corridas de rua com o circuito Asics Golden Run, parceria com a Senna Racing Day e iniciativas no Parque Linear Bruno Covas, como a Asics House, de apoio a corredores, profissionais e amadores.

Tênis modelo Novablast 4 Senna é um dos quatro lançados pela marca em alusão ao piloto brasileiro tricampeão de Fórmula 1 (Crédito:Divulgação )

Concomitantemente, a ampliação de portfólio de calçados, com cada vez mais tecnologia e inovação. No Asics Brand Day, realizado em maio, em São Paulo, foram apresentados os lançamentos Metaspeed Sky, Edge Paris, Novablast 4 e o GEL-Nimbus 26, além de produtos da categoria skate como o GEL-Vickka Pro, GEL-Splyte e o GEL-Flexkee Pro 2.0, e os clássicos da marca GEL-Kayano 14, o Japan S e o GEL-Quantum 360. Para o segundo semestre, chegam o Superblast 2, Kayano 31, Magicspeed e Novablast 5. E no primeiro semestre do ano que vem vai ter o GEL- Nimbus 27, o carro-chefe da marca.

Assim, a Asics, cujo nome é um acrônimo de ‘Anima Sana In Corpore Sano’, segue com a filosofia de ‘mente sã, corpo são’. E resultado recorde.