Fiscal virtual de provas
Startup paraibana IARIS desenvolve solução EasyProctor que permite monitorar provas on-line. Ferramenta já emitiu 5 milhões de alertas de possíveis fraudes
Por Aline Almeida
A Paraíba é um dos berços de artistas brasileiros que se destacam em território nacional e também no exterior. Entre os nomes de destaque estão Assis Chateaubriand, fundador do Museu de Arte de São Paulo e da TV Tupi, e célebres escritores como Ariano Suassuna e José Lins do Rego. Na música, Zé Ramalho, Cátia de França e Chico César são as referências. Mas a Paraíba vai além da sua contribuição cultural. Também tem se destacado no campo da inovação. Entre as crias do polo tecnológico paraibano está a IARIS, startup fundada por Igor Lucena, Fábio Falcão e Erick Vagner e que tem se destacado com suas soluções de prevenção de fraudes de provas e exames nacionais e de concursos públicos.
Com sede em João Pessoa, a empresa foi criada em 2021 com o objetivo de desenvolver aplicações em computação e Inteligência Artificial. Seus produtos são baseados em pesquisas acadêmicas, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu carro-chefe é a EasyProctor, uma ferramenta que combina análise de dados via IA, com análise humana para monitoramento seguro de provas on-line. A tecnologia já monitorou cerca de 500 mil exames, gerando mais de 5 milhões de alertas de possíveis fraudes.
Para Fábio Falcão, CEO da IARIS e mestre em Engenharia da Informática com foco em machine learning e computação forense, o desenvolvimento da ferramenta vislumbrou uma demanda do mercado mesmo antes da pandemia de Covid-19, porém, se tem consolidado agora, no pós-crise sanitária. “Durante a pandemia, percebemos que as pessoas estavam receosas de aplicar [a ferramenta], porque não sabiam quanto a pandemia ia durar, não sabiam se as demandas iam ser provisórias ou definitivas”, explicou o executivo.
Com a ascensão do modelo educacional a distância e o fim do período pandêmico, a startup aproveitou 2022 para validar sua proposta e conquistar seus primeiros clientes e parceiros. Entre eles, o Detran da Paraíba, que implementou a EasyProctor para aumentar a segurança em suas provas on-line. Outro cliente que utilizou a plataforma para suas provas EaD foi o Grupo +A, uma tradicional empresa gaúcha do ramo educacional.
Falcão observou que a solução permite identificar possíveis fraudes pelo fato de possuir um algoritmo avançado capaz de avaliar o comportamento de cada candidato durante o período da prova. A EasyProctor inclui gravação de áudio e vídeo, sistema de bloqueio de tela do candidato para impedir o uso de fontes externas para consulta, algoritmo de reconhecimento facial para validação da identidade do candidato e módulo para inspeção humana em tempo real, reproduzindo a função de um fiscal de prova presencial. “Nossa solução é uma das mais adaptadas para o mercado nacional. Sabemos que, aqui no Brasil, somos um mercado mundialmente conhecido quanto a fraudes”, discorreu. “Todo dia nasce uma nova fraude e todo dia estamos dispostos a fechar essa nova porta que se abre.”
Segundo Falcão, a solução EasyProctor é muito mais forte globalmente do que no Brasil. Ela nasceu na Índia e depois foi para os EUA, os dois maiores concorrentes do mercado nacional. Mas, por aqui, é a primeira ferramenta do tipo com tecnologia 100% nacional. “Todos os algoritmos que trabalham dentro da nossa plataforma foram desenvolvidos pela equipe da IARIS. Então, dentro do mercado brasileiro, é a primeira solução de fato que veio sem o DNA estrangeiro”, disse o CEO.
Além de seu carro-chefe, a IARIS também lançou a EasyInspection, uma solução SaaS (Software as a Service) de auditoria veicular que utiliza Inteligência Artificial. Segundo Falcão, a partir de imagens dos veículos é possível emitir um laudo para validar as informações do automóvel. “Isso nos permite atuar, por exemplo, com seguradoras e departamentos de trânsito, oferecendo uma solução que traz mais segurança ao processo de vistoria”, disse o executivo.
Segundo a projeção da IARIS, com a implementação dessa nova solução o faturamento para este ano deve aumentar 100% em relação a 2023 – os números totais não foram divulgados. Além de atuar nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Distrito Federal, a empresa planeja expandir para vizinhos da América Latina, como Argentina, Colômbia e México, por meio de parcerias com Google, Amazon e Microsoft. “Temos sistemas que operam nas três nuvens atualmente e essas empresas são nossos parceiros de negócios”, afirmou Falcão.