Tecnologia

Montadoras vendem dados de motoristas

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Segundo comissão americana, seus dados podem estar muito além de seu carro (Crédito: Divulgação )

Por Beto Silva

GM, Honda e Hyundai coletaram dados pessoais e sigilosos de carros conectados à internet e estão vendendo essas informações. Essa é a denúncia feita por senadores que está sendo apurada pela Comissão Federal de Comércio dos EUA, (Federal Trade Commission ou FTC na sigla em inglês). São informações sobre o tempo exato que o motorista percorre em cada deslocamento, distância, velocidade e comportamento de frenagem de cada viagem de automóvel. Esses dados são então oferecidos às seguradoras. “As empresas não deveriam vender dados de americanos sem o consentimento deles, ponto final. Mas é particularmente insultuoso para as montadoras que estão vendendo carros por dezenas de milhares de dólares e então espremer alguns centavos adicionais de lucro com dados privados dos consumidores”, apontaram os congressistas.

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”
Peter Drucker (1909-2005), escritor, acadêmico e economista austríaco, conhecido como ‘pai’ da administração moderna

Um traje de exoesqueleto

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Arc’teryx e a Skip, uma spinoff do X Labs do Google, firmaram parceria para popularizar uma calça com dispositivo mecânico que visa aumentar a força das pessoas para atividades profissionais extenuantes ou de lazer, como montanhismo. A vestimenta pode fazer os caminhantes se sentirem 13 quilos mais leves e elevar a força das pernas em até 40%. A calça MO/GO apresenta um motor elétrico leve no joelho, com o módulo de reforço de potência e baterias recarregáveis acopladas. O módulo se encaixa no caminhante usando suportes de fibra de carbono para as pernas, escondidos sob a roupa. É comercializado como um dispositivo de mobilidade, com preços entre US$ 4,5 mil e US$ 5 mil. Os envios estão previstos para o final de 2025.

Na Índia, Uber permite três viagens de uma vez

A Uber lança o serviço que permite até viagens simultâneas na Índia. Esse recurso é fruto do desenvolvimento de novos produtos da companhia. Visa capturar mais clientes, incluindo aqueles que não têm o aplicativo ou mesmo um smartphone. Assim, a empresa expande seu alcance de mercado. A Uber lançou discretamente as viagens simultâneas no ano passado em vários mercados globais, incluindo os Estados Unidos. Mas só na Índia há possibilidade de três viagens de uma vez. “Como entendemos que alguém pode precisar reservar uma viagem para seu ente querido ao mesmo tempo em que está em um Uber, lançamos viagens simultâneas no final do ano passado globalmente”, disse a Uber em comunicado enviado ao portal TechCrunch.

Nuro retoma entregas autônomas

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O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (EUA) concedeu à Nuro aprovação para testar seu veículo de entrega autônomo R3, de terceira geração, em quatro cidades da Bay Area (Mountain View, Palo Alto, Los Altos e Menlo Park), dando à startup um impulso positivo após enfrentar alguns contratempos e dificuldades financeiras. Os veículos da Nuro, que não têm assentos, janelas, volantes ou pedais, não são projetados para transportar passageiros, apenas mercadorias. Apesar de operarem em vias públicas, eles se parecem mais com grandes robôs de entrega de calçada, completos com unidades de armazenamento com temperatura controlada para alimentos. A empresa chegou a levantar mais de US$ 2 bilhões de investimentos, mas estava queimando dinheiro rápido. Após duas rodadas de demissões nos últimos dois anos, reestruturou sua equipe para se concentrar em acertar a parte da autonomia. Agora, Nuro foca em testar e validar sua nova arquitetura de IA para retomar as entregas autônomas em escala.

Nintendo aprimora seus simpáticos chaveiros

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A Nintendo ampliou seu porfolio de chaveiros com botões de controle de games. A coleção original incluía botões dos controles do NES e do Famicom. E agora expande para incluir botões e joysticks do Super Nintendo, Super Famicom, N64 e GameCube. Os chaveiros retrô não funcionam como controles, de fato. São apenas fidget toys. Estão fazendo sucesso. Mas não no Brasil. Eles só estão disponíveis em máquinas gashapon (de venda automática) nas lojas da Nintendo no Japão e no aeroporto de Narita, em Tóquio.

(Infográfico: Fabio X)