JetBov lança “ChatGPT da pecuária”
A plataforma de gestão de pecuária de corte JetBov está colocando no ar uma espécie de “ChatGPT da pecuária”. O novo aplicativo usa inteligência artificial generativa para auxiliar o pecuarista na gestão da propriedade. “Estamos levando a gestão da bovinocultura de corte para um novo patamar. É uma tecnologia direcionada para toda a cadeia de produção de carne, caminhando em direção a uma nova era do setor, que chamamos de pecuária 5.0”, disse Xisto Alves, CEO da JetBov. A ferramenta permite que o pecuarista acesse os principais relatórios da fazenda e tome decisões em tempo real. Ele consegue compartilhar os relatórios via WhatsApp e criar tarefas a serem realizadas por funcionários no campo, tornando o fluxo entre análise, decisão e ação muito mais rápido, impactando na produtividade do negócio. Isso tudo pela plataforma, que se assemelha a um chat.
Varejo
Bayer digitaliza crédito a clientes
A Bayer está criando uma nova linha para financiar tanto clientes quanto produtores que realizam compras diretas com a empresa. A gigante da indústria química acertou uma parceria com a Farmtech para lançar o Programa CropCredit. O plano é impulsionar as vendas de insumos de forma segura, previsível e 100% digital. Na prática, a Bayer, por meio das revendas, solicita para a Farmtech a pré-aprovação dos limites de crédito para os seus parceiros. Com o limite aprovado, as equipes de relacionamento da Bayer e dos seus distribuidores correm para negociar as vendas com o crédito já organizado para o cliente. “Trabalhamos para atender as necessidades de nossos parceiros, o que inclui possibilitar opções mais ágeis e simplificadas de acesso a crédito e com condições vantajosas para nossos clientes”, afirma Marcos Arruda, diretor de finanças da divisão agrícola da Bayer no Brasil.
Agtech
Perfect Flight conquista patente nos EUA
A Perfect Flight conseguiu o registro de sua tecnologia de gestão e rastreamento de pulverização de defensivos agrícolas junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (United States Patent and Trademark Office). Com a conquista, a agtech brasileira, que já atuava no mercado, poderá explorar a tecnologia em larga escala em solo americano. O mercado norte-americano é um dos maiores em termos de potencial de aviação agrícola, com mais de 3.600 aeronaves de pulverização. Aqui no Brasil, a startup lidera o mercado de sistema de monitoramento e gestão de pulverização, com mais de 53 milhões de hectares digitalizados.
Blockchain
Agrotoken lança hub para ativos digitais
A Agrotoken acaba de lançar seu novo hub digital para ampliar sua oferta de serviços. Pioneira na tokenização de commodities agrícolas, a empresa quer reunir em um único ambiente todas as ferramentas que possui. Para isso, criou a Justoken, uma nova plataforma que vai reunir todas as demais. Entram na conta a própria Agrotoken, que transforma commodities agrícolas em ativos digitais:
• a Landtoken, considerada a primeira plataforma de tokenização de terras agrícolas;
• a Pectoken, voltada para tokenização de gado;
• a Enertoken (tokenização de energia);
• e a SAYKY (soluções baseadas em carbono e ESG).
“A tokenização permite criar um novo universo de possibilidades por intermédio da conexão. Mas para isso, é essencial infraestrutura sólida, escalável e comprovada que possa se adaptar a diversas necessidades. E é com essa premissa que nasce o Justoken, que muda a forma como o mundo interage, do imobiliário às mercadorias”, diz Eduardo Novillo Astrada, CEO e cofundador da Justoken.
R$ 6 milhões
foi o valor investido pelo BB Venturesa na IDGeo, agtech de monitoramento por satélite e gestão de áreas agrícolas
Defensivos
Nanotecnologia no agro
A Revella Tech está colocando no mercado uma nova linha de defensivos à base de nanotecnologia. Os novos produtos têm ativos à base de nanopartículas de cobre e zinco. O uso de nanocobre e nanozinco possibilita uma liberação controlada dos ingredientes, aumentando permeabilidade, estabilidade e solubilidade. A promessa é de uma redução de 66% da dose em comparação ao cobre orgânico complexado, em aplicação associada a fungicidas multissítio. Os testes da nova linha da Revella indicam que o produto também aprimora a eficiência dos fertilizantes e evita a degradação prematura dos ingredientes ativos em condições adversas. A Revella nasceu em 2011, como um spin-off da TNS Nano.
Sementes
Sempre muda o marketing
O Grupo Sempre Agtech anunciou Guilherme Trotta como seu novo diretor de marketing. Com passagens por Siemens, Natura, Avon, Tupperware e Motorola, o executivo é cofundador da Produce, empresa pioneira no modelo de vendas diretas no agronegócio. Atualmente, a Produce tem a maior força de vendas do agro no Brasil. A Sempre atua no melhoramento genético de plantas e na criação de novas biotecnologias. Seu mais recente negócio foi a criação da WIN, em 2023, para ser seu braço de desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, apostando na nanotecnologia aplicada nas culturas de soja, milho e algodão.