Dinheiro Rural

Picapes: lançamentos disputam a atenção dos empresários do campo

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F-150 foi lançada no Brasil com novo design e atualização de tecnologias e equipamentos (Crédito: Divulgação )

Por Allan Ravagnani

Junto das novas safras colhidas dos campos, as montadoras prepararam seus lançamentos para atender às demandas dos empresários rurais. São carros que combinam conforto com robustez e prometem atender e encantar os consumidores do agronegócio.

VOLKSWAGEN

Para começar, a Volkswagen, patrocinadora do Circuito Sertanejo de música, lançou o que chama de “trio agro” com o Novo Polo Robust, Nova Saveiro e Amarok Extreme.
O Polo Robust é o hatch de entrada mais robusto, moderno e espaçoso da Volkswagen, substituindo o Gol. Produzido em Taubaté (SP), o hatch é uma escolha segura e atrativa para quem busca custo-benefício e tem o maior entre-eixos da categoria.
A Nova Saveiro, na edição 2024, trouxe um design mais robusto e imponente, acompanhando uma nova versão, a Extreme, herdada da Amarok. A Saveiro é a picape com a história mais longeva no mercado brasileiro, com mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.
• A Amarok Extreme, produzida na Argentina, vem com o motor 3.0 V6 turbodiesel mais potente da categoria, gerando 258 cv e 59,1 kgfm de torque. A picape média, na versão topo de linha, a Extreme, recebe estribo lateral tubular, acabamentos em preto piano no exterior e o santo-antônio exclusivo da versão com capota marítima na caçamba.

L200 ganha versão para uso urbano e também na fazenda (Crédito:Divulgação )

NISSAN

A Nissan apresentou ao mercado a linha 2025 da Frontier Attack, trazendo novidades estéticas que deixam seu design mais agressivo e esportivo. A versão já está disponível nas concessionárias Nissan, com redução média de 3,7% nos preços.

As novidades visuais da Frontier Attack 2025 estão, principalmente, no exterior.
Os quatro para-lamas ganham molduras escuras exclusivas, que dão ao modelo um visual ainda mais agressivo.
O para-choque traseiro passa a ser preto e o dianteiro ganhou apliques para criar um aspecto de fusão com a grade.
As mudanças visuais seguem o conceito “Katana Slice”, de acordo com John Sahs, diretor do Nissan Design Center América Latina: “A filosofia de design incorpora a essência do poder, proteção e precisão, apresentando para-lamas que lembram a armadura de um guerreiro Samurai preparado para enfrentar qualquer terreno com confiança”, afirmou.
A Frontier Attack 2025 tem preço sugerido de R$ 266.590. Com o reposicionamento de preços, a linha da picape começa agora em R$ 242.790 (versão S), R$ 252.590 (SE), R$ 280.190 (XE) e R$ 307.990 (Platinum e PRO4X).

Volkswagen aposta no Trio Agro: Polo Robust, Amarok Extreme e a Nova Saveiro (Crédito:Divulgação )

MITSUBISHI

Outra marca japonesa que apresentou novidades foi a Mitsubishi Motors, com a série especial da picape L200 Triton Sport Terra. Limitado a apenas 200 unidades, o modelo representa a versatilidade de uso de um veículo como a L200, ideal tanto para o dia a dia no campo quanto para a vida nas grandes metrópoles. Com aparência que remete à vida rural, a série L200 Triton Sport Terra traz bancos em couro com desenhos que lembram elementos encontrados nas tradicionais sedes de fazendas do interior do Brasil, carroceria em duas cores e acabamentos exclusivos.

Para Mauro Luis Correia, CEO da Mitsubishi, “o mercado de picapes está em uma ascensão notável, impulsionada pela demanda crescente por veículos versáteis e robustos que atendam às necessidades profissionais do campo. Nossa montadora está trazendo picapes que combinam um desempenho excepcional, inovação tecnológica e design arrojado”. A versão Terra da L200 está disponível a partir de R$ 320 mil.

Ranger ganhou nova plataforma e novas versões de motores (Crédito:Divulgação )

FORD

Direto dos subúrbios de Detroit, a lendária montadora americana Ford lançou imagens de sua Nova Ranger, programada para chegar ao mercado ainda em 2024, totalmente renovada desde a plataforma até os motores, incluindo o inédito V6 3.0, de 250 cv, e o 2.0 turbodiesel de quatro cilindros. A picape média foi a que mais cresceu no mercado brasileiro, com alta de 42,5% e mais de 20 mil unidades vendidas. Este ano, registrou um novo recorde histórico de vendas em junho (3.026 unidades) e fechou o primeiro semestre com um crescimento de 53%. “A nova versão da Ranger faz parte da nossa proposta de oferecer a melhor opção de picape para cada perfil de cliente, trazendo o que ele quer com máxima qualidade e diferenciação”, afirmou Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.

Marcel Bueno, diretor de Marketing da América Latina da Ford, afirmou que a montadora tem uma “longa e profunda conexão com o agronegócio, um setor extremamente importante para o País. Isso faz parte do nosso DNA. A Ranger trouxe um novo padrão para o segmento de picapes médias e isso está sendo cada vez mais reconhecido pelo mercado, principalmente no setor do agronegócio”, afirmou.

Picapes da GM, como a Nova Montana, foram pensadas para atuar no agronegócio (Crédito:Divulgação )

FIAT

Com quase 50 anos no Brasil, a Fiat lançou a Titano. O modelo chega para completar o portfólio de picapes da marca, expandir a participação no mercado e ainda colocar a Fiat em um novo segmento, o de D-picapes. A Titano conta com muita robustez, tecnologia, design atraente e o maior volume de caçamba da categoria. A nova picape está disponível a partir de R$ 220 mil. A Fiat possui os dois modelos mais vendidos da categoria, com a Fiat Strada, que também é o veículo mais comercializado do Brasil há três anos, e a Fiat Toro, que estreou o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) e lidera em seu segmento desde o lançamento, em 2016. Em 2023, a marca comercializou mais de 171 mil picapes e conquistou 42,6% de participação na categoria, o que corresponde a mais do que a soma dos três principais competidores.

Agora, com a Titano, a Fiat estreia na importante categoria das D-picapes (médias), que representam quase 30% de todo o segmento. Assim, a Fiat passará a ter 97% de cobertura no segmento de picapes. “A Fiat é a marca número um em picapes há duas décadas, um dos segmentos que mais crescem no mercado. Assim, não nos acomodamos e queremos ganhar ainda mais espaço. Dessa forma, a Titano chega com a missão de colocar a Fiat nas D-picapes e elevar ainda mais a participação da marca na categoria em que domina”, afirmou Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.

Além da Silverado, a fabricante vai lançar novas picapes (Crédito:Divulgação )

GENERAL MOTORS

Por fim, a General Motors lançou em 2024 a Nova S10, que chegou para compor o portfólio de picapes ao lado da Montana e da Silverado. As mudanças da Nova S10 começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade.
O interior foi revisado, com a inclusão do sistema multimídia Chevrolet MyLink combinado com o painel de instrumentos digital e o OnStar.
A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz mais de 30 avanços de hardware e software, levando a Nova S10 a um desempenho surpreendente: vai da inércia aos 100 km/h em meros 9,4s – um segundo a menos que a anterior, abaixo da cobiçada barreira dos 10s.
Tudo isso com um diferencial: o baixo consumo de combustível. De acordo com dados do Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.
O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm, trabalha em conjunto com uma inédita transmissão automática de oito marchas. A sintonia entre os dois garante melhor aproveitamento do torque e menor atrito de seus componentes internos. Na prática, isso se traduz em acelerações lineares, fortes retomadas e trocas de marcha mais suaves.
O câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Veículo marca a estreia da montadora na categoria de D-picapes (Crédito:Divulgação )

Suelen Arice, gerente de marketing de produto da General Motors, afirmou que as picapes nasceram como uma ferramenta de trabalho no Agronegócio. “É um relacionamento antigo e muito leal. E assim como esse segmento evoluiu exponencialmente, o mesmo vem acontecendo com as picapes. Para acompanhar a evolução do Agro, que transcendeu as barreiras de um pilar econômico para se tornar uma referência cultural no Brasil”, finalizou.