Tecnologia

Basf cria primeiro centro de inovação na América Latina, o Onono

Centro de experiências científicas e digitais da Basf desenvolve soluções focadas na sustentabilidade, além de conectar a multinacional a startups e universidades

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Onono: ideia é unir desenvolvimento laboratorial com interação direta com os clientes (Crédito: Divulgação )

Por Aline Almeida

A Basf, maior empresa de produtos químicos do mundo, está presente no cotidiano das pessoas de maneiras que muitas vezes passam despercebidas. Seus produtos são encontrados em tênis de corrida, nas paredes de casa, nos automóveis, nas calças jeans e até no leite da mamadeira do bebê. A multinacional fabrica compostos essenciais para quase todos os setores da economia. Mas a empresa de origem alemã, que faturou 68,9 bilhões de euros globalmente em 2023, quer ampliar sua atuação. Para isso, criou o Onono, um centro de experiências científicas e digitais.

Esse espaço colaborativo, localizado em São Paulo, é o primeiro da companhia na América Latina e tem como objetivo unir desenvolvimento laboratorial com interação direta com os clientes, ao oferecer soluções tecnológicas para impulsionar novos negócios por meio de parcerias com startups e universidades.

“Por meio de diversos projetos, conseguimos economizar com novos desenvolvimentos e criar soluções. Focados em sustentabilidade e inovação, estamos conectados com nossos clientes, fornecedores, associações, governos, startups, universidades e pesquisadores”, destacou Ornella Nitardi, head de inovação aberta e ecossistemas digitais para a América do Sul na Basf.

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“De 25% a 30% desses desafios deram certo, um número relativamente alto. Outros países, como Colômbia e Argentina, estão adotando um modelo semelhante ao Onono.”
Ornella Nitardi, head de inovação aberta da Basf

A ideia de criar um espaço interativo, que une conhecimento técnico, conexão e disrupção, surgiu durante uma conversa entre executivos da empresa enquanto passeavam pela rua Oscar Freire, em São Paulo. “Dentro de uma loja da Havaianas surgiu a ideia de criar algo nascido no Brasil e bem conceituado em todo o mundo, assim como a própria Havaianas”, contou Ornella.

Assim, em 2019 nasceu o Onono, um hub moderno que recebeu um investimento de R$ 6 milhões. Com design desenvolvido de forma conjunta com os colaboradores da Basf, o espaço conta com um café, áreas para design thinking e coworking, além de laboratórios de home e personal care, onde é possível ver a ciência acontecendo em tempo real. A Basf utiliza o Onono para acelerar a inovação, lançando desafios em diversas áreas para estimular a criação de soluções transformadoras.

As soluções selecionadas têm a chance de se conectar com o Onono e seus parceiros, podendo desenvolver projetos piloto e, eventualmente, tornar-se fornecedores da empresa. Ornella explicou que, apesar dos desafios, nem todos resultam em sucesso. Ela citou o exemplo do shampoo a seco. “A ideia era desenvolver uma versão sem propelentes, o que teria um impacto significativo em nossas políticas de sustentabilidade. Testamos inúmeras fórmulas e desenvolvemos quase 13 protótipos, mas não deu certo. E está tudo bem”, afirmou.

Empresas como Hi-Academy, Suvinil, Natura, Braskem, Klabin, FIAP e Forge já passaram pelo hub. Um dos sucessos foi o desenvolvimento de uma garra mecânica, pela Forge, para uma linha de operações de peças de cerâmica. Desde a criação do Onono, já foram realizados mais de 80 desafios, sendo 25 nos últimos dois anos. “De 25% a 30% desses desafios deram certo, um número relativamente alto”, afirmou Ornella, que ainda destacou que o Onono está se tornando referência no mundo. “Países como Colômbia e Argentina estão adotando um modelo semelhante ao Onono”, discorreu.

CONHECIMENTO

A concentração de pessoas e ideias no Onono também impulsionou a criação de conteúdos digitais, como webinars e palestras transmitidas ao vivo pela tecnologia de streaming do Onono+. Com a pandemia, esse ambiente digital se tornou ainda mais essencial, compartilhando conhecimento sobre inovação, experiência do cliente, gestão financeira, diversidade e inclusão, sustentabilidade, recursos humanos e soluções da BASF.

Além disso, o programa Startups Connected – Economia Circular Basf, uma parceria com a Câmara Brasil-Alemanha, está com inscrições abertas até 6 de setembro. A iniciativa visa conectar a empresa com startups para desenvolver soluções inovadoras em economia circular em diversos setores no Brasil, alinhando-se aos objetivos da empresa de promover a economia circular, utilizar matérias-primas renováveis, melhorar a reciclagem e introduzir novos ciclos de materiais.