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Suplementos alimentares: conheça a incrível saga do Grupo Supley

Dona das marcas de suplementos Max Titanium, Probiótica e Dr. Peanut, companhia conclui ampliação da fábrica em Matão (SP) e projeta receita de R$ 1,1 bilhão em 2024

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Suplementos do grupo Supley atendem a todo tipo de atleta, do amador ao profissional (Crédito: Divulgação )

Por Beto Silva

Mariane Morelli e os irmãos Alberto e Carlos Moretto são amigos desde a infância. Conviveram na cidade de Matão, no interior de São Paulo. Antes de completarem 20 anos e apaixonados por esportes, decidiram abrir uma fábrica de suplementos alimentares, a Supley. A amizade virou parceria profissional. O ano era 2006. O negócio começou em uma casa da família Moretto, que foi reformada para receber os equipamentos para produção. O mercado brasileiro era incipiente nesse setor. Então Mariane resolveu fazer uma imersão nos Estados Unidos, onde o segmento já era amadurecido. O tino empreendedor e a vontade do trio em desenvolver o mercado por aqui fizeram a marca Max Titanium ganhar corpo.

Em 2018, a Supley adquiriu a marca Probiótica e tornou-se o maior laboratório de suplementos alimentares da América Latina.
Em 2022, mais um passo importante: a compra de 50% da fabricante de pasta de amendoim Dr. Peanut.
A empresa virou o Grupo Supley, que no ano passado faturou R$ 967 milhões e projeta uma receita de R$ 1,1 bilhão para este ano.

“Investimos R$ 10 milhões na modernização do maquinário e ampliação da nossa planta em Matão. Aumentamos nossa capacidade de produção em 65%, agora com 20 milhões de unidades anuais, e estamos preparados para o crescimento nos próximos três anos”, disse Mariane, a CEO da companhia.

Assim como os sócios se complementam, com Mariane à frente da parte administrativa e os irmãos Moretto no amparo técnico, as marcas do grupo também se incrementam.

Produtos da Max Titanium miram praticantes de esportes de alto rendimento. “Está ligada à musculação, fisiculturismo, performance e disciplina”, disse a executiva.

Já com os itens da Probiótica, o público-alvo são os atletas do dia a dia. “Aquela pessoa que trabalha e tem uma rotina normal, cuida da família, mas corre, pedala e quer ter uma saúde mental e física melhor.”

E com a entrada recente da Dr. Peanut, a companhia tornou-se um “hub de saudabilidade”, disse a CEO. “É uma boa fonte de gordura e de carboidrato. Entramos em uma categoria que casou com o nosso público”, avaliou Mariane.

Esse matrimônio fez com que as vendas da pasta de amendoim saltassem de R$ 60 milhões antes da chegada do Grupo Supley ao negócio para R$ 127 milhões registrados em 2023. Na divisão por faturamento do grupo, a Max Titanium é responsável por 65% das vendas totais, a Probiótica por 20% e a Dr. Peanut, 15%.

(Divulgação)

“Aumentamos nossa capacidade de produção em 65%. Agora, estamos preparados para o crescimento nos próximos três anos.”
Mariane Morelli, CEO do Grupo Supley

NOVOS CANAIS

Os produtos da Max Titanium e da Probiótica são fabricados na planta de Matão da companhia, que foi revitalizada. Na cidade do interior paulista também existe um centro de distribuição. Outras áreas logísticas do grupo estão em Extrema (MG) e em Cariacica (ES). E em Curitiba (PR) está a linha da Dr. Peanut.

A empresa estuda um novo CD no Nordeste, possivelmente na Paraíba, para atender a demanda da região a partir da estratégia de vender seus produtos em supermercados e farmácias, até então disponíveis em comércios especializados em suplementos alimentares. Entre os parceiros desse projeto está o Grupo Mateus, referência no Nordeste em atacado e varejo.

Também são clientes do Grupo Supley o Carrefour e a rede Savegnago, presente no interior de São Paulo. No ramo farmacêutico, estão a Drogasil, a Drogaria Total, a Redefarma e a Farmácia Indiana, com atuação em Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. “Canais de mercados e farmácias já são responsáveis por 20% das nossas vendas”, disse a executiva, ao ressaltar que a comercialização por meios digitais, seja pelo e-commerce próprio ou pelos marketplaces da Amazon e Mercado Livre, também tem registrado 20% da receita.

Lembra daquela casa da família Moretto onde tudo começou? Continua com o Grupo Supley, mas agora é um centro de P&D, de onde saem nas inovações, como o recém-lançado whey sabor pistache com chocolate branco e a pasta Dr. Peanut sabor doce de leite. Por lá, barras proteicas estão em fase de estudos. Tudo para o Grupo Supley ganhar mais musculatura no mercado de suplementos.