Tecnologia

Multinacional de software de gestão, indiana Zoho foca no Brasil

Zoho, de software empresarial, fatura globalmente US$ 1,1 bilhão. No mercado brasileiro, registrou um aumento de 45% na receita nos primeiros seis meses deste ano

Crédito: Divulgação

Para o diretor-geral da Zoho Brasil, o país possui um mercado singular, focado em processos (Crédito: Divulgação )

Por Aline Almeida

A medida que a tecnologia avança, o mercado fica cada vez mais dinâmico. Algumas empresas fecham por suas ferramentas ficarem obsoletas, outras surgem e algumas são adquiridas por gigantes do setor. Assustar as companhias que dominam o segmento é tarefa difícil. A multinacional indiana Zoho, presente em 150 países, está iniciando essa jornada, ao enfrentar rivais como SAP e Totvs. Com 25 anos no mercado de softwares de gestão, faturou globalmente US$ 1,1 bilhão em 2023. A corporação da Índia, que tem se transformado em um dos principais polos tecnológicos do mundo, trabalha para alavancar seus negócios. Uma das apostas é o Brasil, onde chegou oficialmente em 2021 e vem crescendo rapidamente.

Por aqui, a empresa conta com 75 colaboradores e registrou um aumento expressivo na receita em 2023, com uma variação de 325% em relação a 2021.
Somente nos primeiros seis meses de 2024, o faturamento avançou 45% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O Brasil agora ocupa a 12ª posição em termos de receita global e, quando se trata de vendas geradas por novos usuários, o País está em oitavo lugar.
Entre os 20 maiores países do mundo, o Brasil lidera nesse indicador.

Com escritório em Florianópolis, a empresa oferece soluções completas em Software as a Service (SaaS), com mais de 50 ferramentas disponíveis, como Zoho Workplace, focado em produtividade e gestão da força de trabalho; Zoho CRM, para gerenciamento de relacionamento com clientes; e Zoho Desk, para atendimento ao cliente. A transparência e a liberdade para os clientes escolherem quais produtos utilizar são marcas registradas da companhia, segundo Rodrigo Vaca, diretor-geral da Zoho Brasil. “Muitos clientes usam apenas um produto, enquanto outros combinam diferentes soluções. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência simples e eficiente, evitando que o cliente precise gastar tempo e recursos adicionais com integrações”, explicou.

Para o executivo, a principal tendência tecnológica que impactará o Brasil nos próximos anos é a adaptação de processos. “As empresas estão buscando integrar e automatizar diversos sistemas e processos para aumentar a eficiência e produtividade.”

Entre as novidades recém-lançadas, a multinacional indiana introduziu, em abril, o pagamento em reais em sua plataforma de e-commerce. Com o crescimento no Brasil, a empresa busca simplificar a contratação de seus serviços, especialmente para pequenas e médias empresas, que compõem a maior parte de sua clientela. Anteriormente, a plataforma aceitava apenas pagamentos em dólares, oferecendo a opção em moeda local somente em transações off-line.

A intenção da Zoho é continuar crescendo no mercado brasileiro e se tornar cada vez mais relevante para a matriz na Índia. “Estamos focados em expandir nossa rede de parceiros em todos os estados do Brasil e participar de eventos em diferentes regiões do País”, destacou Vaca, acrescentando que a empresa sempre busca adaptar suas soluções às necessidades locais. “O Brasil tem um enorme potencial e queremos ser parte integral desse crescimento.”

Ao avaliar o potencial do setor tecnológico no Brasil, Vaca, que é mexicano, observou que muitos estrangeiros ainda o veem apenas como o país do futebol e do carnaval. No entanto, sua experiência pessoal revelou uma realidade diferente. “O Brasil tem muito a oferecer. Especialmente em São Paulo, a cultura de negócios é bastante semelhante à dos Estados Unidos”, afirmou.

Vaca também destacou a singularidade do mercado brasileiro. “O Brasil é um mercado único, voltado a processos, que podem ser vistos como eficiência ou burocracia, dependendo da execução. Além disso, é um mercado disperso, com uma economia local forte mesmo em cidades menores. E é relativamente fechado para empresas estrangeiras, o que apresenta desafios adicionais”, discorreu o diretor da Zoho.

EVENTO

Em agosto, o Brasil recebeu pela primeira vez o evento Zoholics, que já é consolidado nos principais mercados globais da Zoho. O objetivo do evento, realizado na capital paulista, foi fortalecer os vínculos com a comunidade local de usuários e parceiros, além de apresentar as principais ferramentas na nuvem da Zoho, que auxiliam empresas a avançarem em suas estratégias de transformação digital. Realizado em mais de 20 países, o Zoholics oferece uma programação que inclui palestras, workshops e sessões individualizadas com especialistas, proporcionando uma imersão completa nas soluções da empresa. É mais um passo da Zoho para ganhar força e encarar as gigantes do setor.