Integrar é a solução
Empresa mineira Sankhya disputa espaço no competitivo mercado de ERP com gigantes como Totvs e SAP. Com aquisições, mira faturamento de R$ 1 bilhão em 2025
Por Aline Almeida
Na era do imediatismo, em que integração, conexão e automação são fundamentais para se destacar em mercados cada vez mais competitivos, a tecnologia se tornou a linha divisória entre o sucesso e o fracasso. Possibilita otimizar processos, economizar recursos e criar soluções que antes eram inimagináveis. Foi com esse pensamento de potencializar a operação empresarial que os irmãos Felipe Calixto e Fábio Túlio fundaram a Sankhya, que oferece ferramentas digitais para proporcionar uma gestão eficiente de seus clientes. A companhia organiza e integra informações e processos por meio de seu software de ERP (Enterprise Resource Planning), para gerar maior flexibilidade e autonomia às empresas. Com esse modelo, tem registrado avanço significativo no faturamento. Alcançou R$ 423 milhões em vendas no ano passado e projeta receita de R$ 600 milhões para este ano, o que representa um crescimento de 42%. A meta é atingir R$ 1 bilhão em 2025.
A Sankhya nasceu em 1985, muito antes da explosão tecnológica atual, com o objetivo de se tornar a principal fornecedora de soluções integradas de gestão corporativa no Brasil. “A companhia cresceu de forma constante e progressiva. Nosso foco sempre foi oferecer gestão de qualidade”, ressaltou o CFO, André Britto. A empresa mineira tem se destacado em um mercado competitivo, disputando com gigantes como Totvs e SAP, ambas com operações bilionárias e presença internacional.
Em 2019, a Sankhya inovou ao lançar o conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que aprimora a integração ao conectar informações internas com o mercado e realizar análises preditivas baseadas no comportamento dos usuários. Em 2020, a companhia adotou uma nova estratégia de crescimento inorgânico, captando R$ 425 milhões do fundo soberano de Singapura, o GIC, no primeiro investimento externo desde sua criação, que foi constituída em capital próprio. Desde então, o plano tem sido realizar aquisições estratégicas para complementar suas soluções e atender demandas ainda não exploradas de seus clientes. “Estamos focados em agregar valor aos nossos clientes com soluções que atendam a necessidades que ainda não supríamos. Criamos todo um braço de gestão de performance para isso”, explicou Britto.
Cada aquisição, cujos valores não foram divulgados, reflete o empenho da Sankhya em expandir sua presença no mercado e aumentar seu portfólio de serviços. Entre as empresas incorporadas estão Neppo Tecnologia, especializada em inteligência artificial para comunicação empresarial omnicanal; PontoTel, voltada para a gestão de folhas de ponto; Ploomes, que oferece soluções de CRM; Mindsight, focada em recursos humanos; Meetime, dedicada ao sales engagement; Asis, uma plataforma para gestão tributária em tempo real; Espresso, que oferece soluções em gestão de despesas e reembolsos; e, mais recentemente, a Vixting, especialista em segurança do trabalho e onboarding.
“Daqui 10 anos, sem dúvida, seremos a solução mais desejada. Tem muito trabalho para ser feito, mas acredito que estamos no caminho certo” André Britto, CFO da Sankhya
Atualmente, o grupo conta com 55 unidades de negócios e 20 mil clientes, entre eles grandes companhias como Whirlpool, Cepêra, Constance, Skala e Truss. A Plury Química, empresa de distribuição de aditivos e ingredientes para alimentos e bebidas desde 1989, por exemplo, dobrou sua rentabilidade e conquistou independência operacional com o ERP Sankhya. E a Hidrabell Cosméticos, uma empresa familiar com mais de 40 anos no mercado de beleza, teve um aumento de 20% na qualidade de entrega com o sistema da companhia mineira.
EXPANSÃO Em momento de consolidação no mercado brasileiro, expandir a atuação para fora do Brasil, como fazem suas concorrentes, é um pensamento da Sankhya, mas não no curto prazo. Segundo André Britto, não é o momento para internacionalização. “O mercado brasileiro ainda oferece muito espaço para crescimento, é dinâmico e se adapta rapidamente às novas tecnologias”, disse. “Estamos em um momento de transição, em que a tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas, seja em casa ou no trabalho, e elas esperam uma experiência fluída com produtos tecnológicos”, reiterou o executivo.
Para o futuro, o executivo destacou que o tamanho da empresa não necessariamente é o mais importante, mas sim ser uma corporação completa na entrega dos seus produtos. “Daqui 10 anos, sem dúvida, além de sermos uma referência, seremos a solução mais desejada, completa e com mais diferenciação. Tem muito trabalho para ser feito, mas acredito que estamos no caminho certo”, finalizou.