Paytrack expande rápido oferecendo gestão simplificada de despesas
Solução da startup Paytrack centraliza e otimiza a administração de compromissos corporativos ao gerar controle, automação e economia
Por Aline Almeida
Embora uma empresa avaliada em bilhões possa parecer financeiramente robusta, é crucial o controle das despesas para sua estabilidade. Assim como qualquer cidadão precisa de educação financeira para administrar suas finanças e evitar dívidas, as companhias também precisam gerenciar seus gastos corporativos. Que incluem aluguel e materiais de escritórios, contas de serviços públicos, viagem, marketing e publicidade, entre outras, que, embora essenciais, não estão diretamente ligadas à atividade principal da instituição. Para auxiliar as empresas nesse ponto dos negócios e centralizar todos os processos em uma única plataforma, a Paytrack oferece solução para simplificar a gestão de gastos corporativos. Projeta gerenciar R$ 5 bilhões em despesas empresariais até 2026.
De acordo com o CEO, Pedro Goes, as viagens corporativas representam uma parte das despesas de muitas companhias, mas geralmente carecem de monitoramento e tecnologia. “Muitas vezes, as passagens e hotéis são mais caros do que o necessário e as despesas feitas no cartão de crédito corporativo acabam sem controle e sem limites claros”, explicou, sobre uma das fraquezas de seus clientes. Esses custos são gerados por vários funcionários de diferentes departamentos, o que dificulta o controle e a gestão eficiente, segundo o executivo. “Oferecemos uma tecnologia que possibilite controle, automação e economia”, pontuou.
CRESCIMENTO
Desde sua fundação, em 2017, a Paytrack já conquistou uma base de 3 mil clientes, gerenciando mais de R$ 2 bilhões em gastos corporativos por ano. Nos últimos anos, a empresa teve crescimento, ampliando seu quadro de colaboradores em cerca de cinco vezes desde 2020. De 2022 para 2023, o volume de viagens corporativas geridas pela startup aumentou 280%.
De acordo com Goes, durante a pandemia, muitas empresas reduziram suas operações e precisaram gerenciar os gastos de maneira muito mais consciente. “Atendemos médias e grandes empresas, com milhares de funcionários e operações complexas. Durante a pandemia, essas empresas reduziram suas atividades, mas não pararam completamente. Nossa plataforma, que vai além da gestão de viagens corporativas, continuou sendo essencial para controlar despesas diversas, inclusive aquelas relacionadas ao trabalho remoto”, afirmou.
A plataforma da Paytrack oferece uma série de funcionalidades que visam aumentar a eficiência operacional, promovendo transparência e economia. Entre os recursos disponíveis estão políticas e fluxos de aprovação inteligentes, gestão de reembolsos de quilometragem, atendimento 24/7, dashboards com dados estratégicos, pagamentos via Pix e boleto e conciliação facilitada. A tecnologia também permite a integração de soluções de pagamento, seja por meio de cartões corporativos ou pela criação de uma carteira digital para a gestão dos custos organizacionais.
”Muitas empresas ainda utilizam métodos antiquados, como planilhas ou soluções ERP com ajustes manuais, ineficientes e onerosos.”
Pedro Goes, CEO da Paytrack
Entre os seus clientes estão:
•Hyundai,
• JBS,
• Hypera Pharma,
• HDI Seguros,
• Equatorial Energia.
A Sicredi, desde que aderiu a solução teve uma redução nos gastos operacionais e o tempo necessário para a execução de todo o processo de despesas foi reduzido de 10 dias para apenas 2 dias, representando uma diminuição de 80% no tempo gasto em toda a cadeia.
Em relação à concorrência, Goes pontuou que há uma carência no mercado em termos de adoção de tecnologia para centralizar os gastos corporativos. “Muitas empresas ainda utilizam métodos antiquados, como planilhas ou soluções de ERP com ajustes manuais. Isso resulta em processos ineficientes e onerosos. Nosso diferencial é oferecer uma solução moderna”, acrescentou.
Quanto à expansão, o executivo reiterou que o mercado brasileiro ainda tem muito espaço para crescer, especialmente com muitos players tradicionais ainda dominando a gestão de despesas, mas com falta de tecnologia e integração. “Vemos uma grande oportunidade de expansão para toda a América Latina em um futuro próximo”, concluiu.