Motor Show

Compra do Ano/ Aventureiro: Renault Kardian, a evolução de um SUV de entrada

Suspensões e robustez de um SUV com surpreendente prazer ao volante

Crédito: Divulgação

Renault Kardian: versão de topo tem até seletor de modos de condução, câmeras 360º (Crédito: Divulgação )

Há duas décadas, hatches médios, peruas e sedãs vêm sumindo, e tudo vira SUV – eles já são quase metade das vendas. Mesmo quem não é SUV vira um: Fiat Pulse, Volkswagen Nivus, Honda WR-V, Caoa Chery Tiggo 3X, entre outros, são hatches compactos “disfarçados” de utilitários esportivos – mais ou menos como os primeiros Mercedes-Benz GLA e BMW X1, que depois se remediaram. Mas, para quem busca um SUV e não pode/quer pagar caro, mimetizam algumas das características mais cobiçadas deles. São o que chamamos de aventureiros, mas podem ser considerados “SUVs de entrada”.

Nos últimos anos, a vitória foi do Pulse, que roubou o título do Nivus. O vencedor agora é o Renault Kardian.
• Sucessor do Stepway, tem visual caprichado e de fato parece bem superior a um hatch, pois usa o mesmo truque do Fiat e do antigo Honda WR-V:
em relação ao modelo do qual deriva (Sandero), mantém base e lateral, mas tem capô elevado e faróis e lanternas “descaracterizados” para se desassociar.
Não que precisasse: a nova geração do Sandero não veio ao Brasil, mas evoluiu muito, e as vendas dispararam na Europa, onde tem versão similar ao Kardian (o novo Dacia Stepway).

Com a base RGMP, o Kardian não tinha por que esconder a origem de “baixo custo”:
tem dirigibilidade excelente, graças à mecânica com o econômico 1.0 turbo de 125 cv e 220 Nm (mais forte da categoria) associado a um câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem rápido e com trocas manuais por aletas.
Acelera de 0-100 km/h em menos de 10 segundos e tem suspensões robustas e firmes na medida para uma tocada levemente esportiva, mesmo com bons 21 cm livres do solo.

Na cabine, o modelo aventureiro segue a tradição de Logan/Sandero/Duster, com espaço maior que nos rivais, e tem um acabamento dentro da média, com painel digital simples, porém combinado a uma boa lista de equipamentos, com seis airbags e ar-condicionado digital desde a opção de entrada – enquanto a de topo tem até seletor de modos de condução, câmeras 360º, ACC e monitor de ponto-cego, além de incrementos no visual externo e no habitáculo, como a iluminação por LEDs.

(Divulgação)

› VERSÕES
Evolution R$ 112.790
Techno R$ 122.990
Première Edition R$ 132.790

› Potência 125 cv › Torque 220 Nm › Porta-malas 358 litros › Consumo BVersão indicada Techno