Motor Show

Compra do Ano/Sedã Compacto: Volkswagen Virtus, questão de bom senso

Crédito: Divulgação

VW Virtus: bom desempenho tanto com câmbio manual quanto com o automático de seis marchas (Crédito: Divulgação )

Muitos sedãs compactos cresceram para poder servir tanto a quem busca um carro familiar de entrada mais espaçoso quanto para substituir sedãs médios. Questão de estratégia industrial: com a mesma plataforma, a marca faz hatch, SUV compacto e sedã “quase médio”. É o caso de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e Honda City, que aposentaram – ou relegaram a segundo plano, com versões importadas específicas e caras – sedãs maiores e melhores das mesmas marcas (Cruze, Jetta e Civic, respectivamente).

Olhando o mercado como um todo, são boas opções, pois oferecem o mesmo (ou mais, no caso de porta-malas, por exemplo) que os SUVs compactos por preços mais baixos – e ainda garantem, por questões construtivas, melhor dinâmica e menor consumo. Mas não substituem os médios, ao menos não para quem está acostumado a eles. São inferiores em dirigibilidade e conforto, pois têm bases mais simples (suspensão por eixo de torção em vez de multilink e outras soluções econômicas).

Então, evite as versões de topo, que concorrem com bons médios de verdade como Toyota Corolla e Nissan Sentra, ainda que nas opções mais simples, pois os maiores são mais negócio na faixa de R$ 150 mil adiante.

Já olhando as opções mais baratas, a partir de R$ 120 mil, ficamos entre o renovado Virtus e o City, e não foi uma escolha fácil. O Honda tem mecânica mais moderna, um 1.5 aspirado com injeção direta e consumo menor e um pacote ótimo, que rendeu o prêmio à versão hatch.

No fim, o Virtus vence:
compensa o acabamento pior com boas ofertas – as versões mais acessíveis já têm itens como seis airbags, faróis full-LED, carregador por indução e painel digital (8”),
além de muito espaço interno (graças também ao maior entre-eixos), um porta-malas enorme (como o do rival) e a mecânica 1.0 turbo 170 TSI, com potência de 109/116 cv e um ainda bom torque de 170 Nm.
Anda bem tanto com o câmbio manual de engates precisos quanto com o automático de seis marchas (as opções intermediárias têm o 1.0 de 128 cv e 200 Nm e a top Exclusive, das fotos, o 1.5 de 150 cv e 250 Nm).

(Divulgação)

› VERSÕES
170 TSI MT R$ 112.990
170 TSI AT R$ 119.990
Comfortline 200 TSI MT R$ 131.990
Highline 200 TSI MT R$ 142.990
Highline 250 TSI MT R$ 155.990

› Potência 128/150 cv › Torque 270/500 Nm › Porta-malas 521 litros › Consumo B/C › Versão indicada 170 TSI