Motor Show

Compra do ano/Elétrico acima de R$ 400 mil: o estilo lounge do BMW iX

Crédito: Divulgação

BMW iX: crossover-SUV futurista, com foco em luxo e conforto e dirigibilidade inesperadamente esportiva (Crédito: Divulgação )

É difícil não ser um tanto repetitivo, ainda mais com um carro como o BMW iX, que chegou e já foi eleito Compra do Ano 2024 nesta categoria de elétricos sem limite de preço. Aqui, disputam modelos que vão do recém-reformulado SUV-cupê BMW iX2, de R$ 443.950, ao exagerado sedã BMW i7, de R$ 1,3 milhão, incluindo o surpreendente crossover chinês BYD Tan. Mas o eleito é, outra vez, o futurista BMW iX, um crossover-SUV sem igual. Nascido para ser elétrico, aproveita a maior liberdade construtiva dos BEVs e é o equivalente elétrico do X5, um dos sucesso da marca.

No “lado SUV”, o modelo alemão tem um bom vão livre do solo (o i5, por exemplo, raspa em tudo) e tração integral, o que até ajuda bem no off-road leve. Mas o iX é mais “urban chic”: seu negócio é exclusividade, luxo e conforto. E isso fica claro tanto no design externo quanto ao entrar na superespaçosa cabine “estilo lounge” com um grande e belo teto panorâmico: basta encostar as enormes portas que ele termina de puxá-las sozinho, o motorista senta em uma bela poltrona e o banco traseiro lembra um sofá.

O luxo máximo aparece também
no acabamento primoroso,
 nas interfaces inovadoras,
 nos detalhes de cristal,
nos som Bowers & Wilkins com 30 alto-falantes,
nos ADAS extremamente precisos…

A tração é sempre integral, e a potência parte de adequados 326 cv no xDrive40 e sobe a 523 cv na opção xDrive50. Com um centro de gravidade baixo, rodas traseiras esterçantes e ótimas suspensões a ar ajustáveis, o iX tem ótima dinâmica, ainda mais considerando sua altura, com uma dirigibilidade inesperadamente esportiva. Falando nisso, ainda há a versão esportiva oficial, xDrive M60, com 619 cv e mais de 1.000 Nm, que chegou depois (um i5 M60 em versão SUV).

Sem marchas, o iX tem o modo B, que, além de permitir “dirigir com um pedal”, serve de freio motor, aumentando a recuperação de energia e ajudando nas reduções. Inteligente, ao se aproximar de outro carro, reduz automaticamente para alimentar a bateria. Luxuoso, espaçoso, versátil e inovador, é um elétrico especial – e com alcance de 528 quilômetros.

(Divulgação)

VERSÕES
• xDrive40 R$ 699.950
• xDrive50 Sport R$ 889.950
• M60 R$ 1.101.950

• Potência 326 a 619 cv
 Torque 630 a 1.015 Nm
Porta-malas 500 litros
 Versão indicada XDrive50i