Motor Show

Compra do Ano/Elétrico até R$ 200 mil: BYD Dolphin

Com qualidade e preço surpreendentes, o modelo chinês abalou o mercado

Crédito: Divulgação

BYD Dolphin: em duas versões, uma série de diferenças (Crédito: Divulgação )

A grande transformação do segmento de elétricos de entrada ocorreu no ano passado, quando chegaram BYD Dolphin e GWM Ora 03. Por R$ 150 mil, eles forçaram uma forte redução de preços de carros inferiores e que antes eram vendidos na mesma faixa de preço, como os pequenos Caoa Chery iCar, JAC E-JS1 e Renault Kwid E-Tech. Ainda assim, entre esse trio e os chineses, para quem busca seu primeiro modelo elétrico, os últimos são bem mais atraentes em porte, potência e equipamentos.

O novo e bom BEV da GWM chegou após a eleição passada, mas não superou seu conterrâneo por questões como o porta-malas menor, a ausência de estepe (o Dolphin tem em sua versão mais acessível) e as interfaces meio complicadas. E, embora o Ora vença por boa margem em potência e torque (171 cv e 250 Nm contra 95 cv e 180 Nm), essa não costuma ser a prioridade nos carros elétricos, de uso principalmente urbano – e, se for pegar estrada, o BYD roda 291 quilômetros, contra 232 do rival.

Além disso, se sua prioridade é potência, nas versões de topo, por cerca de R$ 180 mil, o Dolphin tem 204 cv e 300 Nm, levando boa vantagem sobre o GWM, que mantém o mesmo motor. E pode rodar mais: 330 quilômetros, um pouco além dos 319 do Ora 03 mais potente.

Com formas da carroceria que lembram o saudoso Honda Fit, o BYD tem comprimento de hatch compacto – 4,12 metros de comprimento e entre-eixos de sedã médio (2,70 metros). Isso significa espaço amplo tanto para o motorista quanto para até três passageiros – podendo até levar um quarto. E isso sem abrir mão do maior porta-malas da categoria (de
345 litros e com o estepe de verdade, contra 228 do Ora).

E o Dolphin Mini, versão menor do BYD? Chegou equipado demais, com itens que o Dolphin básico não tem, então não rompeu (para baixo) a barreira de R$ 100 mil. Por R$ 115.800, tem 75 cv e 130 Nm, com alcance de 280 quilômetros. A mecânica não é ruim, mas porta-malas e cabine são menores e, na comparação, não compensa (e ainda tem suspensões ruins). Faria mais sentido ser vendido “pelado” por R$ 90 mil.

(Divulgação)

• VERSÕES
GS R$ 159.800
Plus R$ 184.800

• Potência 95/204 cv
Torque 180/300 Nm
Porta-malas 345 litros
 Consumo A
 Versão indicada GS