Motor Show

Compra do Ano/Esportivo elétrico: BMW i5 M60 é bruto e irresistível

Ele preserva o legado do mítico M5 na era de esportivos movidos a bateria

Crédito: Divulgação

BMW i5 M60: responsabilidade de honrar, na era elétrica, o legado do mítico M5 (agora híbrido) (Crédito: Divulgação )

Há alguns anos, algumas classes executivas de aviões se tornaram tão luxuosas que as companhias acabaram com a primeira classe – e, nas que a mantiveram, ela ficou absurdamente cara e luxuosa (a ponto de passar do ponto?). O mesmo aconteceu com alguns carros de luxo: alguns sedãs “executivos” como BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E ficaram tão bons (e tão grandes) que modelos da “primeira classe” – Série 7 e Classe S – acabaram ficando gigantescos e acintosamente ostentadores, desnecessários.

Derivado do Série 5, o BMW i5 tem muito luxo e tecnologia:
suspensões a ar com conforto inacreditável,
estacionamento 100% autônomo,
som Bowers & Wilkins,
head-up display colorido,
cluster e tela central digitais maravilhosos,
apoio de braço com comandos múltiplos e seletor de cristal,
saídas de ar “invisíveis” na dianteira (e, na traseira, centrais e nas colunas),
volante e bancos elétricos que se movimentam sozinhos para facilitar o acesso… Tudo isso em uma carroceria elegante por fora e muito espaçosa por dentro (graças aos três metros de entre-eixos), com teto panorâmico, acabamento de primeiríssima qualidade, comandos touch para tudo, isolamento acústico soberbo…

Mas a categoria é Esportivo Elétrico, então luxo fica em segundo plano – ou ficaria, pois os esportivos a bateria que temos hoje são na maioria de marcas de luxo (venceram as edições anteriores Mercedes-Benz EQS 53 AMG e Audi RS e-tron GT). O que importa muito mais, na realidade, é o sobrenome M60, que indica ser um legítimo BMW M, com a responsabilidade de honrar, na era elétrica, o legado do mítico M5 (agora híbrido).

E honra: se você não estiver travado no trânsito, esqueça os impecáveis ADAS e aproveite para acelerar, é irresistível. Mas cuidado, às vezes ele é bruto demais. Com um motor por eixo, 601 cv e 820 Nm, atinge 100 km/h em 3,8 segundos – como o BYD Seal, que cogitamos nesta categoria, mas não é bem esportivo. Já o i5 é dos melhores: em curvas, tem dinâmica surpreendente, graças também ao eixo traseiro esterçante e à direção afiada. Tudo embalado por um dos melhores roncos falsos já feitos – mas sem comparação com o ruído natural do V8 do M5, e sem suas trocas de marchas brutas e a traseira “animada”…

(Divulgação)

• VERSÕES
M60 R$ 759.950

• Potência 601 cv
 Torque 820 Nm
 Porta-malas 490 litros
 Consumo A
 Versão indicada Versão Única