Motor Show

Compra do ano/Sedã Médio “Premium”: dirigibilidade do BMW Série 3 é impecável

Um sedã que honra tanto o slogan da marca quanto o termo “premium”

Crédito: Divulgação

BMW Série 3: “Puro prazer de dirigir” (Crédito: Divulgação )

Por muito menos do que custa um Série 3, você pode comprar o Civic, que é um híbrido muito mais econômico. Ou, pelo mesmo valor, o também híbrido Honda Accord, que é maior, mais potente e equipado similarmente. Mas poucos deixam de comprar um sedã “premium” por critérios racionais – interferem na escolha fatores como tradição e, sobretudo, status. Daí esta categoria especial para sedãs das marcas de luxo tradicionais – e o BMW, vencedor do ano passado, é mais uma vez a nossa escolha.

O projeto não é o mais novo, mas nem parece: a cabine foi atualizada e é muito bem acabada, com materiais de primeira e ultratecnológica, com direito a som Harman Kardon, head-up display e belíssimas telas integradas de cluster e infoentretenimento – sem sacrificar a ergonomia ou a usabilidade. Tudo pode ser controlado pelas telas ou por voz, claro, mas também por botões “reais”, redundantes, no console e no volante, que roubam menos atenção: os únicos que exigem usar a tela são os do ar-condicionado, mas são claros e rápidos de acessar.

Faz sentido em um carro que honra o slogan da marca (“puro prazer de dirigir”) e prioriza a experiência ao volante: bastam poucos minutos ao volante do Série 3 para deixar bem claro, mais uma vez, as diferenças entre as marcas premium, ou de luxo, e as tradicionais – ainda mais em um clássico como este sedã, que mantém a fórmula de tração traseira, capô alongado e motor transversal (como no Mercedes-Benz Classe C).

A posição de guiar é perfeita, com o volante e o banco amplamente ajustável e o pedal do acelerador pivotado no assoalho, e a dirigibilidade é impecável, mais esportiva do que nos rivais – não só na versão M5 de 510 cv, mas também no ótimo híbrido plugável 330e, de 292 cv, e no 2.0 turbo flex de entrada. Este último tem “só” 184 cv, mas 320 Nm: pode ser dócil, econômico e muito silencioso, mas também mostrar desempenho surpreendente no modo Sport – ajudado pelo excelente câmbio de oito marchas, pela direção precisa e afiada e pelas suspensões excepcionais, que ajudam a garantir a dinâmica exemplar.

(Divulgação)

VERSÕES
• 320i GP R$ 322.950
• 320i Sport GP R$ 343.950
• 320i M Sport R$ 363.950
• 330e M Sport R$ 422.950
• M3 Competition R$ 829.950

• Potência 184 a 510 cv
 Torque 320 a 650 Nm
Porta-malas 460 litros
Versões indicadas 320i e 330e