Atenção com desenvolvimento sustentável caiu nos últimos anos, diz estudo

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Presidente da Accenture para Brasil e América Latina, Rodolfo Eschenbach (Crédito: Divulgação)

Por Alexandre Inacio

O mundo está atrasado na implementação da agenda sustentável. Faltando menos seis anos para 2030, 85% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU estão fora dos prazos previamente acordados. Estudo do Pacto Global das Nações Unidas em parceria com a Accenture, com 2,8 mil líderes empresariais de todo o mundo, concluiu que a atenção sobre os ODS caiu nos últimos anos. Embora quase todos (94%) acreditem na visão dos ODS, apenas metade (49%) aposta que o mundo os atingirá até 2030. A maioria (81%) acredita que suas empresas estão fazendo o suficiente para contribuir, mas apenas 62% sentem que o seu setor esteja fazendo o suficiente. Além disso, quase metade (44%) dos líderes veem os governos como as principais partes interessadas com as quais gostariam de se envolver mais quando se trata de ações dos ODS. Na América Latina, 95% dos executivos afirmam que o setor privado desempenha um papel fundamental para alcançar os ODS da ONU, mas apenas 56% deles acreditam que as companhias realizam o que é necessário para o alcance das metas estipuladas para 2030. Ao serem questionados sobre quais são as principais barreiras, os executivos latino-americanos identificaram a inflação (91%); as taxas de juros (87%); e as prioridades competitivas (83%) como as três principais. O presidente da Accenture para Brasil e América Latina, Rodolfo Eschenbach, destaca que crises mundiais como a pandemia de Covid, a guerra na Ucrânia, os altos níveis de inflação e fenômenos meteorológicos extremos têm desacelerado ou revertido drasticamente os avanços nos ODS. “Esses contratempos ampliaram o déficit de financiamento dos ODS para US$ 11 trilhões a US$ 15 trilhões por ano em todo o mundo”, comenta.

ACESSIBILIDADE
Robô guia deficientes visuais no museu

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O Museu do Amanhã (RJ) está ampliando suas iniciativas de acessibilidade durante todo o mês de setembro, quando se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Entre as novidades está a robô Ma.IA, programada para conduzir os visitantes com deficiência visual até pontos importantes como o elevador que leva às exposições, o banheiro e o restaurante. O museu também ganhou uma modalidade mais atualizada e inclusiva para o acesso às suas instalações. As visitas cognitivas-sensoriais terão um novo kit de autorregulação sensorial e novas narrativas descritiva e visual. A ideia é considerar maneiras diversas de vivenciar o museu, ampliando o acesso a pessoas neurodivergentes, com deficiência visual, entre outros públicos.

ENERGIA
BMG aposta no hidrogênio Verde

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A BMG Energia, empresa do grupo mineiro BMG, está desenvolvendo um projeto de energia fotovoltaica associada à produção de hidrogênio verde, no sudoeste da Bahia. Com capacidade de cerca de 12 gigawatts de energia por ano, o projeto será instalado entre as rodovias BR-030 e BA-160, a 100 km de Guanambi. O plano prevê a criação de uma zona industrial de geração, processamento e exportação de energia sustentável para a produção de hidrogênio verde. A expectativa é que o projeto alcance 100% da capacidade em até 12 anos. Para viabilizar o empreendimento, a proposta foi dividida em 268 microprojetos, possibilitando que a implementação seja feita por fases.

MOBILIDADE
Toyota e BMW unem forças em busca da célula de combustível

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A alemã BMW e a japonesa Toyota uniram forças para desenvolver a próxima geração de veículos movidos a células de hidrogênio. As gigantes da indústria automotiva acreditam que a produção em série dos novos veículos chegará ao mercado em 2028. As empresas desenvolverão em conjunto o sistema de trem de força para veículos de passeio, com a tecnologia de célula de combustível central criando sinergias para aplicações em veículos comerciais e de passeio. O resultado desse esforço será utilizado em modelos individuais da BMW e da Toyota e expandirá a gama de opções de veículos elétricos de célula de combustível (FCEV) disponíveis para os clientes, preservando a identidade e características distintas de cada marca.

VEÍCULOS
BYD dobra aposta e lança novo SUV 100% elétrico

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A chinesa BYD está dobrando a aposta no mercado brasileiro de veículos elétricos. A montadora acaba de lançar o Yuan Pro, com a ambição de ser o primeiro SUV 100% do brasileiro. Com autonomia de 380 km (NEDC), 177 cv de potência e aceleração de zero a 100 em 7,9 segundos, o novo modelo tem como alvo o público jovem. “O Yuan Pro chega para atender à demanda reprimida por um SUV mais em conta e sem deixar de oferecer tecnologia e modernidade. Ele atende não apenas as necessidades de viagem, como também é um modelo que expressa a individualidade dos jovens”, disse Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD no Brasil.

CRÉDITO
Boticário levanta R$ 1,15 bi em “títulos verdes”

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O Grupo Boticário anunciou a captação do seu terceiro Sustainability-Linked Bond (SLB) no valor de R$ 1,15 bilhão. A operação foi atestada pelo Bureau Veritas, consultoria especialista em avaliação ESG. Entre os compromissos estão duas metas de impacto social e desempenho sustentável. A primeira é alcançar 1 milhão de oportunidades criadas nos cursos profissionalizantes do Programa Empreendedoras da Beleza, até 2030. A segunda é garantir que 75% dos pontos de venda próprios tenham energia vinculada a fontes renováveis, também até 2030.