Tecnologia

Indiana ManageEngine cresce no Brasil na carona de produtos de cibersegurança

Empresa de gerenciamento de TI fortalece presença no País e mira alcançar faturamento de US$ 1 bilhão em dois anos

Crédito: Claudio Gatti

Rajesh Ganesan lidera a estratégia de expansão da empresa no Brasil, onde tem investido forte desde 2020 (Crédito: Claudio Gatti)

Por Letícia Franco

Os planos da Zoho Corp, multinacional indiana de software, para expandir seus negócios e enfrentar grandes players, como SAP e Totvs, contam como uma peça-chave: a ManageEngine, divisão de gerenciamento de TI corporativo da companhia. Só em 2023, a empresa foi responsável por cerca de 60% da receita global da Zoho, de US$ 1,1 bilhão. Agora, a meta é que a divisão alcance sozinha o faturamento de US$ 1 bilhão até 2026. Para isso, assim como a Zoho, a ManageEngine investe no mercado brasileiro, o maior da América Latina, para crescer, o qual registra aumento ano a ano de 45%, acima da média global. “A alta demanda por produtos de gerenciamento no Brasil é a nossa oportunidade”, disse à DINHEIRO o indiano Rajesh Ganesan, presidente da ManageEngine.

30% de crescimento tanto em número de clientes quanto de receita é a meta da empresa neste ano

24% dos clientes da companhia na américa latina estão estabelecidos no brasil, segundo o presidente

Apesar de operar no Brasil desde 2005 por meio da revenda de produtos realizada por parceiros locais, a ManageEngine passou a ter sua própria equipe somente em 2019.
Com apetite para ganhar o mercado, inaugurou o primeiro escritório no País em 2023.
Localizado em São Paulo, o local abriga um centro de treinamento e capacitação que visa atender às necessidades dos seus parceiros em todo País, sobretudo nesse momento de expansão do programa de canais da empresa.

“Nos últimos anos, aumentamos nosso foco na América Latina, especialmente no Brasil. Queremos construir uma presença forte por aqui”, afirmou o executivo.

Com a operação local, agora, um dos principais vieses de crescimento da divisão liderada por Ganesan no Brasil são os produtos de cibersegurança para as empresas nacionais. Isso porque o País registra grandes números de ameaças hackers. Em 2023, o Brasil sofreu 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, de acordo com dados do FortiGuard Labs, laboratório de inteligência e análise de ameaças da Fortinet. No total, a região da América Latina e o Caribe sofreu 200 bilhões de tentativas de ataques em 2023, 14,5% do total reportado globalmente no ano passado. Os países da região com maior atividade de ataques cibernéticos em 2023 foram México, Brasil e Colômbia.

“A alta demanda por produtos de gerenciamento no Brasil é a nossa oportunidade. Nos últimos anos, aumentamos nosso foco na América Latina”
Rajesh Ganesan, presidente da ManageEngine

CRESCIMENTO

Os planos da empresa são claros.
Neste ano, a ManageEngine estabeleceu uma meta de crescimento de 30% tanto para clientes quanto para receita no Brasil.
O País é o mercado líder na América Latina em receita e ocupa o 10º lugar globalmente.
Além disso, 24% dos clientes na América Latina são do Brasil, segundo o executivo. Ganesan, que está há mais de 20 anos na Zoho Corp, desenvolvendo produtos para gerenciamento de redes e segurança de TI, afirmou que o Brasil é um dos mercados que mais avança em termos de adoção de tecnologia pelo Estado e pelas empresas.

“O mundo todo avançou em tecnologia por conta da pandemia. No Brasil, observo novidades muito boas, principalmente no mercado financeiro, como o surgimento do Pix. Há um bom nível de conscientização e também de adoção”, disse.

Além disso, outro aspecto destacado pelo presidente da ManageEngine é a implementação da Inteligência Artificial no País. Segundo ele, tanto por parte das empresas quanto pelo governo. Com foco nos produtos de cibersegurança, o executivo ressaltou que a IA pode trazer riscos e, sendo assim, se faz necessário usá-la como aliada.

UMA JORNADA VITORIOSA

Há 22 anos no mercado, a ManageEngine contempla mais de 60 produtos de software em seu portfólio, desde instalações até a nuvem.
Antes de iniciar sua jornada no Brasil, a empresa estabeleceu suas principais operações nos Estados Unidos e na Europa nos primeiros dez anos, fora a Índia.
Depois, expandiu para todo o mundo e, hoje, também está presente nos Emirados Árabes Unidos, Cingapura e em outros países da América Latina, como a Colômbia.
A companhia atende uma ampla gama de empresas, com MSP (Managed Service Provider, ou provedor de serviços gerenciados) e MSSO (provedor de serviços gerenciados de segurança).
Isso inclui empresas emergentes e estabelecidas, entre elas, nove em cada dez organizações Fortune 100 – 100 maiores empresas segundo a revista Fortune – contam com as ferramentas de TI em tempo real da ManageEngine para garantir o desempenho de toda infraestrutura, incluindo redes, servidores, aplicativos e dispositivos.